Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Scroll to top

Top

Sebrae sensibiliza sobre importância dos pequenos negócios

Sebrae sensibiliza sobre importância dos pequenos negócios
10:59 am ,1 de setembro de 2015

O Sebrae está liderando, em nível nacional, o Movimento Compre do Pequeno Negócio, com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a importância das micro e pequenas empresas para o desenvolvimento do país. São elas que fazem a economia girar de norte a sul do Brasil, gerando empregos e promovendo o desenvolvimento local – representam mais de 99% das empresas brasileiras e respondem por 17 milhões dos empregos gerados, o que corresponde a 52% dos postos de trabalho formais. No dia 02 de setembro o Movimento será apresentado em Varginha, às 14h, no auditório da Associação Comercial de Varginha, durante o encontro das Associações Comerciais afiliadas à Federaminas.

O Sebrae escolheu o dia 5 de outubro como marco do movimento, por ser o Dia da Micro e Pequena Empresa. “É a primeira vez que fazemos um movimento para a sociedade, para que as pessoas percebam que, ao comprar do pequeno, elas estão melhorando a sua cidade, gerando empregos e ajudando a economia”, destaca o presidente do Sebrae, Luiz Barretto.

Além das ações de mobilização social, o Sebrae Minas vai oferecer em todo o estado, especialmente entre os dias 21 de setembro e 2 de outubro,  uma programação diversificada de cursos, consultorias e orientações gerenciais para incentivar o empresário a se capacitar e a buscar oportunidades. A programação pode ser conferida no site www.sebrae.com.br/minasgerais.

“Nossa meta é mobilizar os empreendedores para que surpreendam seus clientes e sejam cada vez mais eficientes no seu atendimento”, enfatiza Afonso Maria Rocha, Diretor Superintendente do Sebrae Minas.

Pequenos em rede

O desenvolvimento local é um dos principais apelos do movimento, já que os pequenos negócios têm importante participação na geração de trabalho e renda.  O hotsite do Movimento (www.compredopequeno.com.br) enumera algumas razões para comprar dessas empresas, entre elas a comodidade e o atendimento mais personalizado, pelo fato de estarem próximas dos consumidores; o incentivo à economia e ao desenvolvimento das comunidades, entre outras.

Esse hotsite também tem a proposta de interligar os pequenos negócios com os consumidores. Os empreendedores poderão cadastrar suas empresas nesse ambiente, para que o cliente encontre os produtos e serviços que precisa perto de sua casa ou trabalho. E terão acesso à agenda de capacitações e eventos do Movimento.

Apresentação do Movimento Compre do Pequeno
2 de setembro, às 14h
Associação Comercial de Varginha
Rua Presidente Antônio Carlos, 303 – Centro
Varginha/MG

Varginha também recebe a oficina Cidades Criativas, Cidades Empreendedoras

Varginha será palco, no dia 3 de setembro, da oficina “Cidades Criativas, Cidades Empreendedoras”. O evento é gratuito e a inscrição pode ser feita pelos telefones: (35) 3690-5107 / 3690-5100 . Conduzido por dois especialistas no tema – a brasileira Ana Carla Fonseca e o argentino Alejandro Castañé, sócios-proprietários da empresa Garimpo de Soluções – o projeto busca reconhecer o potencial econômico do município para impulsionar o empreendedorismo criativo nos espaços urbanos. A ideia é realizar um mapeamento das singularidades e inovações que fazem das cidades mineiras verdadeiros mananciais de criatividade.

A definição acima é da especialista Ana Carla, reconhecida como uma das referências no país em soluções urbanas. Administradora pública e economista, com doutorado em urbanismo, Ana Carla é consultora da ONU, membro do grupo de peritos em políticas públicas da Unesco e autora de livros sobre marketing, cidades e economia cultural. Seu colega e sócio, Castañé, é expert em inteligência coletiva, tendo já lecionado nos Estados Unidos, Portugal, Bolívia e México. Foi responsável por programas institucionais de inclusão sociocultural e assessor de cooperação internacional do Governo de Córdoba (província argentina), assim como do projeto SampaCriAtiva, voltado a transformar São Paulo em uma cidade mais agradável.

Oficina Cidades Criativas, Cidades Empreendedoras – Varginha
Data:
3 de setembro (quinta-feira)
Investimento: Gratuito
Horário: 14h às 20h
Local: UNIFAL – Universidade Federal de Alfenas.  Endereço: Av. Celina Ferreira Otoni – Padre Vitor – Varginha.
Informações: (35) 3690-5107 / 3690-5100

 

Comentarios

Comentarios

Copyright © 2015 WEspanha. Todos os direitos reservados