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Seis formas de atrair a atenção no Dia do Consumidor

Seis formas de atrair a atenção no Dia do Consumidor
11:00 am ,14 de março de 2017

Sendo o ativo mais importante de varejistas, tratar e atrair o consumidor de modo adequado é mais do que necessário. Criado com esse propósito, o Dia do Consumidor será celebrada no próximo dia 15 de março com a expectativa de atrair esse público. De acordo com o Ebit, o comércio eletrônico brasileiro espera faturar R$ 224 milhões na data. Esse valor representa uma alta de 18% ante o mesmo período de 2016.

Somada a essa expectativa otimista, a confiança do consumidor segue em recuperação. De acordo com o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) apurado pela Fundação Getulio Vargas, foi registrado fevereiro o maior patamar desde dezembro de 2014, totalizando 81,8 pontos.

Para que os varejistas possam aproveitar esse momento de retomada de confiança do consumidor e ter um bom resultado nas vendas, listamos cinco maneiras de chamar a atenção do público na data, de acordo com especialistas. Veja abaixo:

Busque o consumidor no online
O consumidor já não vê distinção entre físico e digital. Ele busca por melhores ofertas e condições de compra. Por isso, não meça esforços para buscar esse cliente também no online, avalia Mauricio Salvador, presidente da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). “As crises fazem as pessoas se tornarem mais criativas. O consumidor sumiu da loja física? Vou buscá-lo no online. Em todos os países que passaram por crise na última década, incluindo Europa, Ásia e Estados Unidos, o comércio eletrônico cresceu”, afirma. “No Brasil também acontece a mesma coisa. Apesar disso, muitas empresas ainda têm barreiras culturais e acham que o online conflita com seu canal de vendas. Essas empresas não irão sobreviver”, complementa Salvador.

Facilite a vida do cliente
Com o uso crescente de dispositivos móveis, como smartphones e tablets, pelos consumidores, é necessário que os lojistas pensem ainda mais na melhor forma de se comunicarem com o público-alvo, avalia Willians Marques, diretor geral da Tray, unidade de e-commerce da Locaweb. “A discussão não é mais sobre adaptação, mas sim otimização e como melhorar a experiência do usuário”, afirma. “O consumidor passou a utilizar o dispositivo móvel para de fato tomar a decisão sobre a compra. Com a chance de poder pesquisar de qualquer lugar e, em tempo real, a plataforma se tornou fundamental para o consumidor que não quer perder boas compras e promoções”, completa.

Proporcione uma melhor experiência para o consumidor
“Entender o consumidor é entender a experiência dele com sua marca. Por isso, proporcione sempre a melhor experiência desde o primeiro contato, passando pela compra, pelo pós-venda e finalmente a recompra”, avalia Rouman Ziemkiewicz, CSO da Mutant, empresa especializada em Customer Experience. “Não estar ligado à jornada do cliente, é receber o seu contato através de vários canais diferentes, mas não atendê-lo de forma coerente”, avalia o executivo. “É importante lembrar que uma única experiência ruim pode destruir todo o trabalho de relacionamento – 25% das pessoas não voltam após uma vivência negativa”, complementa.

Conheça e fidelize o consumidor
O cliente deve se sentir sempre valorizado e cuidado e, o dia criado especialmente para ele é uma ótima oportunidade para as marcas mostrarem a importância que dão a ele. Por isso, a dica é para aproveitar o momento e se aproximar, afirma Victor Popper, diretor geral da All iN, unidade de marketing de relacionamento digital da Locaweb. “Criar campanhas convidativas e que estimulem o cliente a deixar pistas daquilo que ele deseja comprar nos próximos meses ou datas comemorativas. Assim, o lojista tem a oportunidade de oferecer o produto certo para quem o procura – por meio de ferramentas especializadas –, aumentando assim as chances de conversão”, ressalta.

Diversifique os canais
O novo cliente está muito mais exigente. Ele quer mais por menos. Além disso, as redes sociais deram poder para os consumidores insatisfeitos desmascararem marcas que mentem e enganam. Por isso, é importante buscar outras formas de se comunicar com esse cliente, avalia Mauricio Salvador, da ABComm. “As empresas devem investir em diversificação de canais. Tem que estar nos buscadores, nos e-mails, nas redes sociais e onde mais estiver o consumidor”, aconselha.

Respeite o consumidor
Valorizar e respeitar o consumidor não é só obrigação, mas sim missão para os varejistas. E para valorizá-lo, é preciso tratá-lo de maneira correta, avalia Willians Marques, da Tray. “É importante ir para o lado de ‘respeito ao consumidor’, com o intuito de atrelar a marca com transparência. É muito importante não ficar só no discurso e na pratica isso acontecer também”, afirma. Já Mauricio Salvador, presidente da ABComm, afirma que a melhor forma de valorizar o consumidor é com uma política constante de descontos. “No Dia do Consumidor – e em todos os outros – agradeça ele por fazer sua empresa existir e dê um presente de verdade”, complementa.

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