Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

Scroll to top

Top

Serasa dá dicas para aposentado fazer bom uso do 13º salário

Serasa dá dicas para aposentado fazer bom uso do 13º salário
18:19 pm ,24 de agosto de 2016

Os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) recebem a partir de amanhã, dia 25, a primeira parcela do décimo terceiro salário. A segunda parcela será paga em novembro. Esta é uma renda extra, que pode trazer fôlego para as contas de milhões de segurados em todo o país, desde que usada com consciência e responsabilidade.

Segundo a diretora do SerasaConsumidor, Fernanda Monnerat, quem tem direito a este benefício deve aproveitar a oportunidade para se organizar financeiramente e utilizar o dinheiro extra da melhor maneira possível. “Seja para complementar um orçamento mais curto, cuidar da saúde ou até mesmo poupar e fazer bons investimentos, desde que o aposentado não esteja superendividado ou com dívidas em atraso.”

Para ajudar os beneficiários a utilizarem com sabedoria a antecipação do abono anual, os especialistas da Serasa criaram 7 dicas. Veja abaixo:

1ª Finanças em ordem – Se o orçamento da casa estiver descontrolado, antes de receber a primeira parcela do 13º salário, é importante que o aposentado se organize. Faça uma lista com todas as contas e compare com a renda mensal. Dessa maneira, será possível identificar se ele está gastando mais do que ganha e fazer alguns ajustes, como o corte de supérfluos, por exemplo. Se for necessário, o dinheiro extra pode ser usado para ajudar no pagamento das contas essenciais, como água, luz e alimentação, por exemplo;

2ª Quitar ou antecipar o pagamento de dívidas – Se as contas estão em dia, mas existem financiamentos e prestações a longo prazo, o aposentado pode ganhar um desconto ao antecipar algumas ou todas as parcelas da dívida. Entre em contato com a instituição financeira e/ou loja e peça o cálculo. Se achar vantajoso, poderá usar o dinheiro para eliminar ou reduzir essas despesas do orçamento.

3ª Saúde: Invista na qualidade de vida aproveitando para agendar um check up ou consulta anual no médico e/ou dentista. O dinheiro extra pode ser útil para algum tratamento ou remédios, se forem necessários.

4ª Investimento: Aproveite os juros altos para poupar e garantir bons rendimentos de aplicações financeiras. Fazer esse investimento também pode ajudar a pagar as contas do começo do ano que vem, como IPTU e IPVA. Mas atenção: essa dica só vale para quem está com as contas em dia. Se o aposentado tem dívidas em atraso, a recomendação é priorizar o pagamento para evitar multas e juros ainda maiores.

5ª Evite emprestar: Quem está pensando em emprestar o dinheiro para parentes ou amigos precisa ficar atento. Por mais bem intencionada que essa pessoa possa ser, sempre há o risco de descontrole financeiro e de não pagamento.

6ª Compras de Natal – Se o aposentado estiver com as contas em dia, pode aproveitar o dinheiro para comprar os presentes natalinos da família e amigos, mas sem exagerar no valor gasto. Esta pode ser uma ótima maneira de economizar com as promoções e ainda escapar das lojas lotadas e do nervosismo no final do ano.

7ª Viagem: Outra oportunidade para quem está com o orçamento controlado e já tem uma reserva de emergência é, se puder, aproveitar o período de baixa temporada e escolher um lugar para conhecer e celebrar a vida com economia. Aproveite as ofertas exclusivas para quem tem acima de 60 anos e garanta passagens gratuitas e descontos em pacotes e passeios.

Para conferir mais orientações e dicas sobre educação financeira, acesse o site www.serasaconsumidor.com.br/organizar-financas/

Comentarios

Comentarios

Copyright © 2015 WEspanhaTodos os direitos reservados