Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Scroll to top

Top

Software de gestão é a saída para PMEs crescerem com foco

Software de gestão é a saída para PMEs crescerem com foco
10:51 am ,4 de maio de 2015

Maurício Utrila*

ERP é uma sigla em Inglês que significa Enterprise Resource Planning que, traduzido para o Português, significa Planejamento dos Recursos da Empresa. Resumidamente, o software ERP é um sistema que gerencia todas as operações diárias de uma empresa, como faturamento, balanço patrimonial, compras, fluxo de caixa, apuração de impostos, administração de pessoal, inventário de estoque, contas a receber, controle do maquinário da fábrica, enfim, todo o trabalho administrativo e operacional necessário para o bom funcionamento de uma empresa.

Sua utilização tem como objetivo o controle, a centralização e a agilidade dos processos, aumentando também a segurança de toda a operação uma vez que evolui do chamado capital intelectual (centralizado na cabeça de um funcionário) para uma organização sistêmica, substituindo planilhas manuais por processos automatizados. Hoje, com a utilização de ERPs, inclusive no sistema de Nuvem, o empresário pode acessar todas as informações sobre o negócio de qualquer lugar do planeta, com extrema agilidade e segurança.

Todos estes benefícios de gestão ocasionam, invariavelmente, uma redução dos custos operacionais da empresa. Inicialmente, apenas os grandes grupos empresariais tinham recursos para investir na implantação de um software de gestão. Ao longo dos anos, esta tecnologia vem ganhando versões cada vez mais simplificadas e acessíveis e podemos dizer que atualmente o ERP tem como objetivo organizar o trabalho de uma empresa de qualquer porte, registrando e gerenciando informações referentes a clientes, fornecedores, funcionários, produtos, vendas, compras, pagamento e impostos, entre outras.

Em meio às incertezas do atual cenário econômico, o pequeno e o médio empresário devem se perguntar com frequência qual é o momento certo para investir em um sistema ERP. Hoje, inclusive, existem opções de softwares de gestão para todos os orçamentos e necessidades, podendo ser parcelado em até 48 vezes com a utilização do Cartão BNDES. Mas é de suma importância destacar que a implantação de um ERP deve ser realizada por uma empresa especializada em desenvolver projetos de gestão empresarial customizados para cada modelo de negócio, a fim de parametrizar e metrificar a eficiência operacional da empresa com o menor custo possível.

A resposta sobre qual é o momento certo para uma Pequena ou Média empresa investir em um software ERP é simples: agora! O que deve ser cuidadosamente analisada é a equipe profissional que irá desenvolver e implantar o projeto sob medida para as necessidades de cada empresa.

*Maurício Utrila é sócio da MGV Consulting, especializado nas áreas financeira e de controladoria, com mais de 20 anos de experiência em empresas nacionais e internacionais.

Comentarios

Comentarios

Copyright © 2015 WEspanha. Todos os direitos reservados