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Sua estratégia no e-commerce precisa ser sólida

Sua estratégia no e-commerce precisa ser sólida
16:00 pm ,10 de março de 2017

Um trilhão de dólares. Isto é o que a indústria do e-commerce alcançou, um mercado de um trilhão de dólares que continua a crescer todos os anos. Com mais de 12 milhões de lojas online no mundo, para se sobressair neste setor o primeiro passo é ter uma estratégia sólida.

No último relatório do Webshoppers de 2017, o e-commerce registrou um crescimento de 7,4% no faturamento, chegando a R$ 44,4 bilhões. O número de vendas caiu, mas o total de consumidores subiu e as tendências registradas pedem pela atenção dos lojistas em alguns pontos. Veja a seguir três deles e como se preparar para os próximos anos.

Trabalhe bem com todos os dispositivos

Em 2016, mais de 21% das compras online foram realizadas por meio de dispositivos móveis, mais de 50% acima do ano anterior. Com os hábitos de consumo mudando rapidamente, é preciso oferecer uma experiência de compra incomparável em todos os dispositivos.

Para além de ter sua loja otimizada para telas menores do mobile, prepare-se também para que seu site gere uma boa experiência em telas maiores, para além dos 1350px. Tanta ênfase foi dada para o responsivo em telas menores e as maiores foram negligenciadas. Preste atenção para o design responsivo de forma holística e torne seu site navegável em qualquer lugar.

Priorize canais e abordagens

Quando você coloca os números no papel, você consegue uma visão mais realista de quais canais faz sentido sua marca estar presente e quais abordagens precisam ser o foco. Faça uma lista dos principais canais que deseja estar e analise formas de testá-los em pequena escala com seu público certo.

Se você começar com dois canais, por exemplo, você pode realizar testes paralelos. É provável que você poderá fazer ajustes de acordo com os resultados que forem chegando. Consiga respostas para questões como:

Qual meu público principal? Com qual abordagem poderia dar foco à ele?
Em quais canais este público está?
Quanto custará para conseguir uma venda neste canal?
Quantos consumidores posso esperar conseguir por meio deste canal?
Dê atenção para como você está utilizando suas estratégias de frete grátis e qual importância tem dado para o planejamento de datas sazonais do e-commerce que se relacionem diretamente com o público-alvo escolhido.

Todas estas questões são focadas em conseguir vendas, mas não desanime caso isso não aconteça. O importante é que os dados estejam mostrando para você que está no caminho correto, o caminho que levará ao aumento da taxa de conversão. Isso pode ser demonstrado por feedbacks positivos em comentários, novas assinaturas de e-mail ou novos visitantes buscando por sua loja em ferramentas de busca.

Seja revigorante
A competição online é feroz e com a lealdade do consumidor caindo nos últimos anos, ter uma forte presença de marca é mais importante do que nunca. Crie novas energias e forças para sua loja. A internet se tornou um terreno de reprodução para lojas idênticas, você não quer ser só mais uma delas.

Criar uma marca memorável e uma experiência online satisfatória não acontece da noite pro dia e não acontece sozinho. Isso é feito a partir de processos longos para tornar sua loja única e desenhando a experiência para seu mercado alvo. Se feito do jeito certo, não importa o que você está vendendo.

Pode ser tentador fazer tudo por conta própria, mas não se engane. Um logo bonito estampado em um tema qualquer com algumas imagens bacanas não será suficiente. Você vai precisar de especialistas trabalhando com você à longo prazo. Invista em uma agência que você sabe que poderá te ajudar no planejamento e performance de resultados reais e você estará salvando muito dinheiro lá pra frente.

Para 2017, o e-Bit prevê um faturamento de até 49,7 bilhões, o que representa 12% de crescimento nominal. Como você tem se preparado para chegar lá?

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