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Suporte otimizado impulsiona resultados em redes de franquias

Suporte otimizado impulsiona resultados em redes de franquias
14:00 pm ,11 de fevereiro de 2019

Uma das grandes vantagens em se tornar um franqueado de uma marca já estabelecida no mercado é a possibilidade de aprender com ela. A transmissão do know-how e o suporte no dia a dia da gestão são fundamentais para que o franqueado possa tirar dúvidas, resolver pequenos problemas e reportar periodicamente os resultados da franquia.

Sabendo como a proximidade e o apoio aos franqueados são fundamentais para o bom desenvolvimento do negócio, muitas redes têm investido pesado nesse aspecto.

A Pesquisa de Inovação das Franquias Brasileiras, desenvolvida pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) e pela Confederação Nacional de Serviços (CNS), apurou que o treinamento foi a principal forma de inovação adotada pelas franquias. Entre as pesquisadas, 97,6% apostaram em novas técnicas de treinamento e suporte entre 2014 e 2016.

Como resultados dessa busca por inovação, as franquias brasileiras experimentaram um aumento na rentabilidade do negócio, maior participação no mercado e redução de custos.

Muitas marcas enfrentam dificuldades nesse aspecto, visto que nem sempre é simples estar a par do que acontece em uma unidade baseada em outra cidade ou estado.

Mas, com uma boa estratégia e o uso das ferramentas certas é possível prestar um suporte de qualidade e que faz a diferença nos resultados das franquias.

Central de atendimento

O primeiro passo para um bom suporte ao franqueado é ter canais que facilitam o contato entre as franquias e a rede. O mais importante, nesse sentido, é usar as ferramentas que os franqueados utilizam. Ou seja, se a franquia identificar que os canais mais usados são o e-mail, telefone, chat e WhatsApp, o ideal é que a central de atendimento cubra todos esses pontos.

Também é essencial garantir disponibilidade, agilidade e qualidade no atendimento. Isso significa que o franqueado que precisar de suporte deve ter uma resposta cordial, rápida e assertiva sempre.

Extranet

A extranet é um ambiente virtual em que a franqueadora pode compartilhar informações com seus franqueados de forma segura. Esse é um excelente instrumento para reunir conteúdo em um só lugar e repassar comunicados, novidades e reforçar regras.

Treinamento aprofundado

As franquias costumam oferecer um treinamento inicial para que seus franqueados conheçam os processos e saibam fazer a gestão da unidade. Mas muitos temas importantes não são aprofundados nessa capacitação e podem fazer falta no dia a dia do negócio.

Criar um ambiente de estudo, como uma universidade corporativa, é uma excelente forma de trabalhar assuntos que precisam ser relembrados ou melhor explorados periodicamente.

Consultoria de campo

Além do suporte online, as consultorias de campo – presenciais – também são igualmente importantes na construção de um suporte de qualidade.

A ideia é que essas visitas sejam feitas depois de uma análise minuciosa a respeito do desempenho da franquia. Depois desse estudo, o consultor se reúne com o franqueado e propõe um plano de ação com objetivo de ajustar os pontos que necessitam de melhoria.

Central de compras

No caso de franquias de varejo ou que precisam repor constantemente mercadorias e insumos, também é importante que a franqueadora dê suporte no processo de compras.

Nessa linha, uma das melhores alternativas é criar uma central de compras. Nesta plataforma, os franqueados poderão não só comprar diretamente de fornecedores homologados pela rede – o que garante a padronização e qualidade –, como também controlar seus estoques e seus fluxos de compras. Com isso, franquia e franqueadora podem monitorar os níveis de insumos e evitar desperdícios e faltas.

Marketing

Nem sempre é fácil se estabelecer no mercado e conquistar uma clientela. Por isso, o marketing costuma ser um dos pontos que geram mais dificuldades para quem acabou de abrir uma franquia. Nesse aspecto a franqueadora também pode colaborar se tiver um bom plano de marketing.

Uma boa estratégia é usar o fundo de propaganda da marca para criar peças de marketing padronizadas para todas as franquias, de forma a manter a identidade visual da marca.

Investir em lançamentos, promoções e outras estratégias de divulgação das franquias também é uma ótima forma de dar suporte às unidades e aumentar a visibilidade no mercado.

Plataforma profissional de gestão

O Solutto é a solução para redes de franquias que desejam profissionalizar o seu suporte. Com sistemas específicos para a gestão de franquias, o Solutto possui módulos para extranet, consultora de campo, universidade corporativa, CRM, central de compras, expansão de franquias e muito mais.

Todas as soluções facilitam o dia a dia das unidades franqueadas – que ganham mais agilidade e autonomia – e profissionalizam a gestão da franqueadora – que cresce de forma estruturada e com foco na alta performance.

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