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Tendências do marketing digital para 2016

Tendências do marketing digital para 2016
11:00 am ,14 de junho de 2016

O marketing digital está em constante transformação. Ele acompanha as inovações tecnológicas, alterações nos hábitos dos consumidores e, também, apresenta novas maneiras para uma empresa relacionar-se com seu público, seja na linguagem utilizada ou no formato do conteúdo.
Acompanhar essas mudanças é fundamental para qualquer empreendimento que deseja obter bons resultados com suas ações no ambiente online. Pensando nisso preparamos uma lista com 5 tendências do marketing digital para 2016.

1- Aumento da publicidade digital em vídeo

O consumo de vídeos no Brasil teve um aumento exponencial em 2015, principalmente após duas mudanças significativas no Facebook. A primeira delas passou a permitir upload de conteúdos direto na plataforma e a segunda implementou o “play automático” de um vídeo na linha do tempo.
E a grande novidade para o próximo ano foi o anúncio oficial do Google afirmando que anúncios em formato de vídeo serão incluídos nos resultados de busca (SERP) a partir do próximo ano. Assim como grande parte dos comunicados da empresa, esse também não oferece muitos detalhes. Mas, de qualquer maneira, fica claro que a publicidade digital em vídeo é uma grande aposta do marketing digital para 2016.

2- Superação do mobile perante os desktops
O ano de 2015 foi definitivamente o ano dos dispositivos mobile. Nesse ano o Google anunciou oficialmente que o tráfego de informações em dispositivos móveis finalmente superou o de desktops em 10 países diferentes, incluindo o Brasil.
No mesmo anúncio a empresa norte-americana afirma que enquanto sites desenvolvidos para desktop necessitam de uma versão para dispositivos móveis, sites focados apenas no mobile são perfeitamente aceitáveis. Isso delineia, ainda mais, o cenário mobile que se configurará em 2016.

3- Aumento no uso de Realidade Virtual
Inúmeros dispositivos de realidade virtual já possuem versões beta disponíveis no mercado, alguns para finalidades específicas, como é o caso dos videogames, e outros para uso geral. O mais comentado deles, o Oculus Rift, tem previsão de lançamento oficial para o primeiro trimestre de 2016.
A expectativa dos especialistas é que os investimentos em publicidade acompanhem a popularidade dos gadgets e incluam integração com redes sociais, plataformas de vídeo, preenchimento de formulários e, até mesmo, mensagens diretas.

4- Ephemeral Marketing

Efêmero é tudo o que é passageiro, transitório e temporário. Em 2015 plataformas como o Snapchat, que apresentam vídeos e fotos apenas por alguns segundos, demonstraram que não existem apenas para experimentos de profissionais de marketing mais ousados. Elas criaram uma nova relação comunicacional com o público nessas plataformas, atingindo principalmente a população extremamente jovem, que vem sendo chamada de millennials.
A questão gira em torno de estar presente no momento certo e no “lugar” certo. O que traduz, em ação, a congruência entre os ambientes reais e virtuais, cada vez mais unificados. É fato que, em 2016, veremos ainda mais ações nesse sentido, sendo importante estar conectado na hora e local certos!

5- Internet das Coisas (Internet of Things)

Outra tendência, que já está bem solidificada no conceito dos consumidores e que certamente crescerá muito em 2016, é a internet das coisas. A previsão é que haja um aumento de 28% na utilização de relógios, óculos e outros dispositivos inteligentes.
A grande questão é como os profissionais de marketing podem utilizar as informações produzidas por tantos gadgets. Com a ajuda de técnicas como o Business Intelligence (BI) será possível mirar e acertar um anúncio no consumidor certo, tomando como base suas ações cotidianas.
Um fato concreto é que o próximo ano será muito interessante para os profissionais de marketing. E você, aposta em alguma tendência para 2016?

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