Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

Scroll to top

Top

Vamos falar de promoção interna e remar contra a maré

Vamos falar de promoção interna e remar contra a maré
17:00 pm ,9 de maio de 2016

por Adriano Barbosa

Trabalhar a marca pessoal para conseguir um novo emprego pode ser a vantagem competitiva que lhe falta nos tempos atuais. Lembre-se sempre de que você só tem uma chance de causar uma boa primeira impressão. Para isso, não temos somente que olhar o mercado externo, aliás, ele não está “para peixe” nos tempos em que milhões de desempregados disputam o mesmo mar.

O que sugiro agora é falarmos sobre promoção interna para remar contra a maré. Afinal, vamos somente responder a uma pergunta: você já viu alguém se destacar indo como todos vão?

Você deve encontrar oportunidades onde poucos estão de olho no momento – nos empregos que ainda existem, mas mesmo assim, deve se cercar de observações, e uma promoção interna exige alguns cuidados que explico aqui.

Preocupe-se, a cada dia, com a construção da sua marca no emprego que tem. Os números têm mostrado que desde 2012 as empresas diminuíram o ritmo de contratações externas sem interromper projetos de expansão dos negócios, e para não encarecer a folha de pagamento em um período mais duro, os empregadores optaram por promover pessoas internamente a contratar do mercado. Há muitas oportunidades internas.

Esse assunto me chamou a atenção em uma matéria da revista VOCÊ SA de novembro de 2012 – sim, uma revista antiga, mas que muito pode ser usada para os tempos atuais, que diz que os recém-promovidos, que ocupam posições de maior responsabilidade, estão diante de uma situação diferente da de quem subiu a mais tempo.

É preciso análise para tomadas de decisão, para aceitar a promoção, porque ela deve fazer sentido à carreira que você escolheu. E se você não conseguir os resultados que o novo cargo pede? É sua marca pessoal que será arranhada e isso não será esquecido.

Para que essa decisão seja tomada da melhor forma possível e para que evitemos ao máximo riscar nossa marca por coisas que não queremos, devemos observar a empresa que fazemos parte e as possibilidades.

A empresa pode ser pequena, familiar, e se uma promoção acontecer, dificilmente você conseguirá outra tão breve, pois o cargo acima do seu pode ser do dono da empresa. Se fizer sentido, siga em frente, porque com certeza ocupar um cargo de gerência, por exemplo, em empresas pequenas, acontece muito mais rapidamente do que em outras empresas. Agora se o que busca é constante evolução em seu cargo, pense em pular de empresa e lá começar a crescer – mesmo que a passos curtos. Essa ansiedade deve ser pautada.

Fique atento aos novos negócios, às áreas de destaque, porque empresas que pertencem a eles precisam de pessoas interessadas e que queiram se promover em pouco tempo, mostrando e trazendo resultados anteriores e na nova função.

Quanto a escassez de pessoal qualificado, para combater, as empresas investem em formação da mão de obra, então aproveite as oportunidades que sua empresa lhe oferece. Para ela, promove-lo sairá muito mais barato do que contratar alguém novo do mercado. Lembre-se de que ela busca sempre um novo negócio ao promover alguém, porque ela preza por resultados. Para isso, ela precisa de alguém que conheça da área, que tenha tido alguma experiência com aquele assunto e que queira continuar se desenvolvendo. Você quer isso para sua carreira?

Para se dar bem e conseguir sua promoção interna, mostre suas qualidades e seu potencial para ocupar cargos importantes, evidencie seus resultados no cargo atual, conheça seus diferenciais e pontos que podem ser desenvolvidos, prepare-se antes e esteja pronto para quando a oportunidade chegar. Escolha um projeto em que possa contribuir. Lembre-se de que ele deve fazer parte do seu plano de carreira.

Agora se não dá mais na empresa atual e você já não quer fazer parte das pessoas que recentemente foram promovidas, continue trabalhando sua marca e identidade pessoal, continue colhendo bons resultados, porque são eles que garantirão seu emprego novo, em um ambiente novo.

Cada ação que promove, cada decisão que toma, você agrega valor ao seu marketing pessoal e o reconhecimento das pessoas para com você só aumenta, desde que tudo isso esteja sempre alinhado a carreira e imagem que escolhe ter.

Sucesso, cada dia mais!

Comentarios

Comentarios

Copyright © 2015 WEspanhaTodos os direitos reservados