Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

Scroll to top

Top

Varejo no Brasil segue em trajetória de queda

Varejo no Brasil segue em trajetória de queda
11:00 am ,17 de maio de 2016

O desempenho das vendas totais do varejo continuou a contrair em abril, caindo 4,9% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com o SpendingPulse, relatório mensal da MasterCard sobre as vendas do varejo. O declive mais recente é apenas uma ligeira melhora, comparado à queda de 5,3% do primeiro trimestre.

Os setores que apresentaram pior desempenho em abril foram: vestuário, supermercados, móveis e eletrodomésticos. Por outro lado, artigos farmacêuticos, materiais de construção, combustíveis e artigos pessoais e de uso doméstico cresceram acima do indicador total de vendas.

“O crescimento do setor de artigos farmacêuticos foi impulsionado por uma mudança orientada do consumidor, que passou a pesquisar mais os preços de cosméticos e suplementos nutricionais, por exemplo”, afirma Kamalesh Rao, diretor de pesquisa econômica na MasterCard Advisors.

O e-commerce, que contava com uma trajetória de crescimento, caiu 6,2% em relação ao mesmo período do ano passado. A média dos últimos três meses foi de um declínio de 1,7% em relação ao mesmo período de 2015. Setores como artigos farmacêuticos, móveis e vestuário superaram a média do canal, enquanto hobbies & livrarias e artigos eletrônicos despencaram abaixo da média do setor.

“O ambiente econômico permanece desafiador, com um aumento do desemprego e um fraco aumento da massa salarial. Além disso, a confiança do consumidor caiu 2,7% em abril. A perspectiva de aumento do desemprego tende a piorar o ambiente varejista e continuará a pesar sobre os gastos nos próximos meses”, destaca Rao.

Regiões brasileiras: As regiões Nordeste (–4,1%), Sudeste (–4,4%) e Centro-Oeste (–2,8%) tiveram desempenho acima da média, enquanto Norte (–7,4%) e Sul (–8,4%) ficaram abaixo do registrado pelo varejo, na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Comentarios

Comentarios

Copyright © 2015 WEspanhaTodos os direitos reservados