Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Scroll to top

Top

Varginha Acessível marca Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

14:59 pm ,19 de setembro de 2013

por Renata Mitidiere

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência será marcado, em Varginha, com diversas atividades interativas e lúdicas desenvolvidas pelo CODEVA – Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O evento Varginha Acessível está em sua 6ª edição e este ano tem como tema “Acessibilidade: compromisso de todos”.

O Varginha Acessível acontece anualmente e tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a inclusão das pessoas com deficiência. Para isso, atividades inclusivas são colocadas à disposição das crianças com e sem deficiência, que podem se divertir juntas. Além disso, apresentações artísticas também fazem parte da programação.

Esse ano o evento será na Praça do ET e na Concha Acústica, no próximo sábado, dia 21, das 8h30min às 12h. A data foi escolhida exatamente para coincidir com o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência para que a data fosse marcada com esse grande evento de inclusão.

O VI Varginha Acessível terá apresentações de canto, dança e teatro de oito escolas públicas de Varginha, do coral “União e Voz”, formado por pessoas que passaram por cirurgia de retirada da laringe, do grupo “Musibraile” de alunos com deficiência visual do Conservatório Estadual de Música de Varginha e uma apresentação de dança dos alunos da FUVAE.

Além disso, durante toda a manhã, as crianças terão à disposição dez tipos de brinquedos que são: safari, barco pirata, touro mecânico, futebol de sabão, carrossel, tobogã, centopeia e cama elástica. Na Praça do ET, haverá exposição das ações do CODEVA, demonstração das vans adaptadas que o Conselho conseguiu junto à prefeitura, exposição dos trabalhos da FUVAE, exposição dos quadros do artista plástico Lucas, que não possui os dois braços e por isso pinta com os pés, demonstração de equipamentos para pessoas com deficiência e da Equoterapia (reabilitação com uso de cavalos).

Também haverá oficinas de pintura de rosto, desenho e leitura e atendimentos de saúde com alunos dos cursos de fisioterapia, nutrição, enfermagem e biomedicina do Unis, como aferição de pressão, análise de glicose e demais atendimentos. O evento também conta com a animação dos Doutores da Alegria, que vão cuidar da animação dos participantes durante todo o evento.

Retrospectiva do evento
Nos últimos seis anos o CODEVA já alcançou várias conquistas com o Varginha Acessível, como renovação da frota de ônibus, que hoje conta com 50% de carros com elevador; adaptação do Theatro Capitólio e aumento de vagas para veículos de pessoas com deficiência em diversos pontos de Varginha.

Para esse ano, os objetivos incluem aumento no número de vans adaptadas porta a porta; espaço para uma sede própria; rebaixamento de maior número de calçadas; inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho e o projeto “Essa vaga não é sua nem por 1 minuto”.

Uma das ações que já foi alcançada esse ano é o Laboratório Acessível de informática. Implantado no início de agosto, o laboratório está em funcionamento no Complexo Computacional do Grupo Educacional Unis, próximo ao Campus I.

O laboratório conta com seis computadores programados para receber os teclados especiais para pessoas com baixa visão ou 100% cegos. Além disso, as mesas que recebem as máquinas são adaptadas para que cadeirantes possam usar os computadores com conforto. O laboratório também tem uma moderna impressora em braile.

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência
O Dia Nacional de Luta das Pessoas Deficientes foi instituído pelo movimento social em Encontro Nacional, em 1982, com várias entidades nacionais. O dia 21 de setembro foi escolhido pela proximidade com a primavera. Além disso, nesse dia também se comemora o dia da árvore e buscou-se uma analogia com o nascimento das reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições.

A data é comemorada e lembrada todos os anos desde então em todos os estados. O objetivo do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é ser um momento de reflexão e busca de novos caminhos. Além disso, é uma forma de divulgar a luta das pessoas com deficiência pela inclusão social.

No Brasil, segundo o censo do IBGE/2010, 23,5% da população tem algum tipo de deficiência. Em Varginha são cerca de 27.700 pessoas com algum tipo de deficiência (de mobilidade, visual, com síndrome de Down, entre outras).

O VI Varginha Acessível é uma realização do CODEVA, da Prefeitura, do Grupo Unis, da WEspanha e da Conviver Espaço Terapêutico e conta com o patrocínio da Autotrans, da Unimed Varginha, da Pedreira Santo Antônio e da Caixa Econômica Federal.

Serviço
VI Varginha Acessível
Dia 21 de setembro
De 8h30min às 12h
Praça do ET e Concha Acústica
Brinquedos, atividades artísticas, culturais e de saúde.

Comentarios

Comentarios

Copyright © 2015 WEspanha. Todos os direitos reservados