Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Scroll to top

Top

Varginha recebe primeiro evento de lançamento do Dia C

Varginha recebe primeiro evento de lançamento do Dia C
11:00 am ,21 de março de 2018

Cooperativistas das regiões Sul e Sudoeste de Minas se reuniram, nos dias 13 e 14 de março, para o primeiro evento de Lançamento Regional do Dia de Cooperar (Dia C) 2018. O encontro, que contou com mais de 60 participantes, ocorreu na sede da Coccamig, em Varginha, com apresentação de novidades da campanha e foco em contribuir na formulação das inciativas de voluntariado das cooperativas este ano.

A atual edição marca os 10 anos de Dia de Cooperar e o superintendente do Sistema Ocemg, Alexandre Gatti, reforçou a relevância das cooperativas da região para o segmento, convidando todos a integrarem a campanha. “Temos o desafio de aumentar o número participantes na campanha e, para isso, trouxemos novidades para este ano, que são os lançamentos regionais e o Prêmio Sescoop-MG de Voluntariado”, frisou.

“É um grande prazer, não só para as cooperativas que participam da Central, assim como para nossas coirmãs de outros ramos, receber esse primeiro encontro em Varginha”, ressaltou o presidente da Coccamig, Leonardo Brandão.

Na mesma linha, o conselheiro do Sistema Ocemg, Ivan Lemos, agradeceu a realização do lançamento na cidade e relembrou o quão valioso é o Dia C para o segmento cooperativista.

“O evento é um sinal de que nossa região tem se empenhado bastante em participar do Dia C e nos impulsiona a irmos, com ainda mais força, para as ações deste ano”, exaltou Roberto Mendes, presidente do Sicoob Credivass, de Santa Rita do Sapucaí.

Para o presidente da Coopama, de Machado, João Emygdio Gonçalves, a expectativa é a melhor possível para o Dia C 2018. A cooperativa integra o projeto desde o início, em 2009, e no ano passado realizou a construção de um jardim sensorial em uma escola do município.

Carlos Tarcísio Vieira, presidente da Codepar, de Botelhos, conta que o empenho dos cooperativistas no município é renovado anualmente. “Já organizamos diferentes ações e contamos com funcionárias muito dedicadas ao Dia de Cooperar. Nosso intuito é, mesmo sendo uma cooperativa pequena, mobilizar e movimentar toda a nossa cidade”, frisou.

As regiões Sul e Sudoeste englobam, hoje, 125 cooperativas, que congregam 207 mil cooperados e geram mais 8.200 postos de emprego.

Mãos à obra

A programação do evento contou com o workshop ‘Dia C – Mobilizando o voluntariado para o desenvolvimento sustentável’. A ideia foi dar base para que os cooperativistas já saíssem do encontro com um esboço do projeto a ser realizado ao longo do ano.

“Ao pensar no projeto, não é preciso reinventar a roda. Estamos inseridos em uma comunidade, que tem necessidades de melhoria em diferentes áreas, basta estarmos atentos para contribuirmos por meio das nossas ações do Dia de Cooperar”, explicou a analista do Sistema Ocemg Rouzeny Zacarias Carmen Oliveira, analista administrativo da Unimed Guaxupé, foi ao encontro representando a equipe que trabalha com o Dia C na cooperativa. “Estamos sempre propondo ideias novas de ações, constantemente ajudamos alguma entidade da cidade, ou seja, é sempre uma boa expectativa a cada ano”, disse.

Conhecendo melhor sobre o movimento, o presidente da Coopec, de Três Corações, Alexandro Pereira, explica que a cooperativa entende sua responsabilidade junto aos jovens, por atuar no ramo educacional. “Já fomentamos as ações de voluntariado junto aos alunos e cooperados e a ideia, a partir de agora, é integrar o Dia C. Entendemos que importante mostrar para eles o lado solidário inerente ao cooperativismo”, contou.

Dia de Cooperar

Maior movimento de voluntariado cooperativista do Brasil, o Dia de Cooperar mobiliza milhares de pessoas todos os anos para a realização de ações de atenção ao próximo e colocando em prática o princípio cooperativista de Interesse pela Comunidade. Somente em 2017, a campanha contabilizou cerca de 56.500 voluntários e beneficiou mais de 916 mil pessoas, em 338 municípios mineiros. Esses resultados foram alcançados graças ao empenho de 254 cooperativas.

Em 2018, a celebração do Dia C será realizada, excepcionalmente, no dia 30 de junho e as cooperativas que desejarem integrar a iniciativa deverão se inscrever entre 9 de abril e 22 de junho. As informações sobre o movimento em Minas Gerais e o formulário de inscrição estão disponíveis no blog do Dia C, que já está no ar.

O regulamento do Prêmio Sescoop-MG de Voluntariado será divulgado na página oficial da campanha, também a partir de 9 de abril, sendo que a entrega das premiações ocorrerá no Seminário de Responsabilidade Social das Cooperativas Mineiras, em dezembro.

Comentarios

Comentarios

Copyright © 2015 WEspanha. Todos os direitos reservados