Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

Scroll to top

Top

Vendas no varejo não alteram tendência de recuperação

Vendas no varejo não alteram tendência de recuperação
14:00 pm ,13 de setembro de 2016

Dados divulgados nesta terça-feira (13/09) da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que os dados das vendas do varejo ainda devem demorar a reagir aos primeiros sinais de melhora da confiança: após subir 0,3% em junho, o dado de julho recuou 0,3%, praticamente neutralizando o resultado positivo do mês anterior. Para o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro, os dados reforçam o cenário de que a economia entrou em uma fase de estabilização.

“Enquanto alguns dados já mostram a saída do pior momento da recessão econômica, com especial destaque para confiança e em menor medida a produção industrial, outros ficarão patinando em um patamar neutro até que sejam puxados pela volta do emprego e da renda. Este é o caso das vendas no varejo”, explica Pellizzaro.

Para o presidente do SPC Brasil, o resultado abaixo das expectativas nas vendas do varejo não muda a perspectiva otimista para este segundo semestre e para o próximo ano. “Nesta atual fase de estabilização da economia são esperados comportamentos erráticos de algumas variáveis, em especial daquelas que demoram mais a reagir. No entanto, se novas pioras forem confirmadas nos próximos meses isso poderá implicar em perspectiva de recuperação mais lenta do que esperado”.

No caso do comércio varejista ampliado, o recuo de julho foi de 0,5%, aprofundando a queda de 0,2% do mês anterior. Na variação anual, a queda era de 10,2% em maio, passou para 8,1% em junho e piorou novamente para 10,2% em julho. “Resultados ruins ainda são vistos nos itens ligados a crédito como veículos e material de construção, mas também de setores ligados a renda como tecidos, vestuário e calçados e livros e papelaria”, conclui Pellizzaro.

Comentarios

Comentarios

Copyright © 2015 WEspanhaTodos os direitos reservados