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Vendedor interno: quais benefícios desse profissional

Vendedor interno: quais benefícios desse profissional
14:18 pm ,1 de outubro de 2019

o cenário da urgência e completividade entre as empresas. O papel de um vendedor interno se torna fundamental na rapidez para qualificar o lead, emitir proposta, negociar e fechar o pedido.

Para agilizar o processo comercial, treinamento e procedimentos bem definidos, são fundamentais para obter êxito em vendas.

Quais são os benefícios de se ter um vendedor interno, trabalhando com os leads gerados pelo marketing digital?

O que faz um vendedor interno?

O vendedor interno pode ser responsável por diversas tarefas dentro do setor comercial de uma empresa nas diversas etapas da jornada de compra.

Ele é responsável por negociar preços de serviços ou produtos, negociar prazos, condições de pagamentos e descontos em vendas.

Ele também demonstra os produtos e serviços, avalia perfis dos leads e prospecta clientes, fecha os contratos de venda, informa e orienta os clientes, além de elaborar estratégias de venda e uma carteira de clientes em potencial, entre outros.

Vendedor interno / SDR / Inbound Sales: quais as diferençasHá diferenças importantes entre os Vendedores Internos, os SDR e os Inbound Sales:

O Sales Development Representativa, ou SDR, tem como função qualificar os diferentes leads que vêm por diversos meios, para que a equipe de vendas – os vendedores internos – possa prosseguir a negociação com os clientes que têm mais chances de fechar negócio.

Embora muitas vezes um vendedor interno faça esse papel.

Entretando os Inbound Sales são profissionais responsáveis por atrair leads de forma indireta.

Eles trabalham na prospecção ativa, o chamado, cold calling https://www.legions.biz/blog/planejamento-de-vendas-usando-cold-calling/ , fazem ligações para prospectar leads.

No fundo o papel do vendedor pode ser quebrado em etapas ou assumir todo o processo comercial.

Benefícios em trabalhar com vendedor InternoEficiência em vendas: os Vendedores Internos são profissionais dedicados ao contato direto com o cliente e, por isso, sabem bem como lidar com as resistências e anseios dos consumidores. Desta forma, a empresa fecha mais negócios

Vendedores conhecem tudo sobre modelo de negócio: utilizar vendedores internos significa contar com profissionais que sabem tudo sobre o seu produto/serviço e, desta forma, terão todo o conhecimento necessário para instruir, orientar e convencer o cliente a comprar mais. Como consequência, mais vendas.

Baixa o custo por venda: o custo por venda é um dos indicadores mais importantes para a eficiência comercial de uma empresa.

Vendedores internos que utilizam meios digitais para as vendas reduzem os custos de cada negócio e aumentam o faturamento da empresa. Também a possibilidade de escalabilidade rápida.

Sem barreiras geográficas: o uso de vendedores internos é importante porque vence limitações geográficas, graças à internet como suporte para vendas.

Ao depender do modelo de negócio da empresa, pode-se vender para qualquer lugar do Brasil e até mesmo do mundo.

Veja como a Sales Force, empresa de vendas de Software CRM na nuvem, vendeu USD 100 milhões usando a estratégia de vendedores internos junto com o marketing digital. https://www.legions.biz/blog/3-estrategias-de-vendas/

ConclusãoDiferente do vendedor externo, que precisa estar em contato direto com o cliente, sendo muito oneroso para a empresa, tempo, transporte e quantidade de visitas realizadas no dia.

Quando uma empresa investe em marketing digital ou no marketing tradicional, o objetivo é um só, obter contatos (leads) e gerar novas demandas ou oportunidades.

Para tanto é fundamental a empresa possuir uma estrutura para corresponder essa demanda. Senão todo o investimento em marketing poderá estar destinado ao fracasso.

Uma das alternativas é usar o vendedor interno como qualificação, precificação da proposta, follow-up https://www.legions.biz/blog/como-fazer-um-bom-follow-up-de-vendas/ , negociação e fechamento das oportunidades.

A venda como ciência: vendedores internos utilizam protocolos, também chamados de roteiros, padronizando o processo de vendas e conhecimento teórico para fechar negócio.

Tudo isso assegura mais previsibilidade de resultados, eficiência e agilidade na negociação com clientes. Além da possibilidade de corrigir rapidamente.

Mais contatos por dia: um vendedor interno está apto a fazer dezenas de contatos com clientes por dia usando meios como telefone ou WhatsApp.

É um ótimo formato para empresas cujos clientes são vários, mas com ticket médio baixo, por exemplo.

Facilita monitoramento e estatísticas: é fácil para a gestão da empresa avaliar e monitorar o desempenho de um vendedor interno através de métricas padronizadas, como o tempo de ligação, a duração do contato com o cliente, o número de compras fechadas em comparação com o número total de contatos, entre outros.

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