Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Scroll to top

Top

Via Café Garden Shopping promove reaproveitamento de água

Via Café Garden Shopping promove reaproveitamento de água
16:00 pm ,22 de março de 2018

Nesta quinta-feira, dia 22 de março, é celebrado o Dia Mundial da Água e um dos grandes desafios da atualidade é manter o crescimento econômico e populacional sem causar prejuízos ao meio ambiente, pensando, inclusive, nas próximas gerações. Tendo em vista desse cenário, a Tenco Shopping Centers, administradora do Via Café Garden Shopping, localizado em Varginha, no Sul de Minas, promove entre empreendedores, fornecedores, lojistas e consumidores, a consciência sustentável dos recursos naturais.

A Organização das Nações Unidas (ONU) criou o Dia Mundial da Água, em 22 de março de 1992. A data é um reforço da comunidade internacional para colocar em pauta questões essenciais que envolvem os recursos hídricos. Todo ano, as celebrações acontecem a partir de uma temática definida pela ONU, como, por exemplo: ‘Água e energia’, ‘Água limpa para um mundo saudável’, ‘Lidando com a escassez da água’, entre outros. Assim, organizações e instituições ao redor do mundo podem elaborar ações educacionais, de mobilização e de conscientização sobre a água e seus usos.

Baseado no tripé ‘Garden’ – ecologicamente correto, socialmente justo e economicamente viável – a Tenco Shopping Centers contempla atitudes sustentáveis em todas as suas ações, desde a concepção e desenvolvimento dos projetos, até o dia a dia dos seus shoppings. Ao criar o Conceito Garden, que faz parte do DNA do grupo e aparece nos nomes de seus empreendimentos, a empresa implanta e consolida as melhores práticas de gestão socioambiental.

Para viabilizar essas iniciativas, a empresa criou, há três anos, o Instituto Tenco, uma associação sem fins lucrativos destinado a administrar os investimentos sociais do grupo, com propósito de gerar valor, simultaneamente, para a sociedade e para a empresa. Desde sua criação, o instituto vive um momento maduro e propício para uma atuação mais intensa na área socioambiental, conectando o sucesso da empresa ao progresso da sociedade, aumentando a transparência, ética e eficiência para todos os envolvidos. Essa ação conjunta contribui para elaboração de soluções inovadoras aos problemas sociais e empresariais e para a criação de possibilidades de um futuro sustentável.

Diante disso, desde 2017, o Via Café Garden Shopping tem realizado o reaproveitamento da água pluvial, dos drenos de ar condicionado, da descarga das torres e das drenagens das válvulas de governo e alarme do sistema de incêndio (VGA). O intuito é reduzir o consumo da água no empreendimento e fomentar a utilização sustentável e consciente desse importante recurso natural.

“Quando se fala em consumo sustentável, deve-se levar em consideração as escolhas de compra, as formas de utilização e, principalmente, o reuso dos bens e recursos naturais disponíveis. Nesse sentido, a reutilização da água da chuva é uma das melhores formas de gerar economia e preservar o meio ambiente, visto que vivemos em tempos de escassez e racionamento, tornando fundamental a busca por soluções eficientes para evitar o desperdício”, afirma o gerente de operações do shopping, Gleiser Guimarães.

Para o êxito do projeto, foi criada uma barreira na saída de escoamento da galeria pluvial subterrânea do shopping, para represar a água que, posteriormente, é enviada a um reservatório. Por meio de um sistema automático, a água armazenada alimenta todo o sistema de irrigação dos jardins do centro de convivências, que possui 25 mil m² de área verde. Com o uso inteligente da água, o Via Café Garden Shopping reduziu em 10% o seu consumo mensal de água potável, o que equivale a 320 caixas d’água de 500 litros. Com essa redução, em um ano, o Via Café Garden Shopping teve a economia de aproximadamente R$ 30 mil.

Conceito Garden
Além da reutilização da água, o Via Café Garden Shopping possui o projeto de eficiência energética, onde foi desenvolvido um estudo detalhado sobre a melhor forma de utilizar a luz natural sem que haja redução na visibilidade dentro do mall. Entre as soluções encontradas estão o uso de piso de cor clara e a instalação de vidros no teto, contribuindo positivamente para entrada de luz e calor no empreendimento. O objetivo é oferecer conforto aos frequentadores e ao mesmo tempo economizar energia elétrica. Um ponto que merece destaque é o sistema de ar condicionado inteligente, que adequa a velocidade dos ventiladores de renovação de ar à quantidade de pessoas dentro da edificação. Ou seja, quanto mais pessoas no shopping, maior é a necessidade de renovação do ar, maior a velocidade do ventilador. Nos momentos em que houver menor quantidade de visitantes no shopping, menor a velocidade dos ventiladores, bem como consumo de energia. Outra medida que tem o objetivo de preservar o meio ambiente é o estacionamento de bicicletas, que é economicamente viável. No espaço há 51 vagas e o ciclista pode estacionar gratuitamente. O bicicletário contribui em incentivar a prática de atividades físicas e redução na emissão de poluentes, já que se trata de mais uma iniciativa voltada para sustentabilidade e ao conceito Garden.

Sobre o Via Café Garden Shopping
Estrategicamente localizado às margens da BR 491 e Avenida Castelo Branco, o Via Café Garden Shopping proporciona acesso facilitado tanto de quem está em Varginha, quanto para os visitantes das cidades da região. O Via Café Garden Shopping possui três lojas âncoras (Havan, Renner e Lojas Americanas), academia, boliche, hipermercado, área de lazer completa, quatro salas de cinema com tecnologia 3D, dois restaurantes no acesso principal e lojas de serviço. A praça de alimentação oferece diversas opções de fast-food. O Via Café Garden Shopping funciona de segunda-feira a sábado, das 10h às 22h. Aos domingos e feriados, as lojas do mall ficam abertas das 13h às 19h e a praça de alimentação, das 11h às 22h.

Acesse:
Facebook: Via Café Garden Shopping
Instagram: @viacafeagardenshopping
YouTube: TV Garden
Site: http://viacafegardenshopping.com.br/

Comentarios

Comentarios

Copyright © 2015 WEspanha. Todos os direitos reservados