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Você conhece o Kefir?

Você conhece o Kefir?
16:00 pm ,20 de novembro de 2017

por Tati Castro

O Kefir é formado por grãos com lactobacilos e leveduras, constituídos de fungos e bactérias.

O que causa os benefícios é o processo de fermentação provocado por esses grãos no leite, água ou leites vegetais.

A bebida contém altos níveis de vitamina B12, cálcio, magnésio, vitamina K2, biotina, folato, enzimas e probióticos. Como o kefir não tem um conteúdo nutricional padronizado, os valores nutricionais podem variar com base no leite do qual ele é feito. Mas mesmo com variação na gama de valores, trata-se de um alimento extremamente nutritivo.

Ele é rico em nutrientes e probióticos, e incrivelmente útil para melhorar a digestão e a saúde intestinal.

Pesquisas recentes (incluindo um estudo desenvolvido por uma Universidade do Espírito Santo) mostram que ele pode contribuir para:

* Impulsionar a imunidade;
* Tratar doenças Inflamatórias do Intestino;
* Construir Densidade Óssea;
* Melhora nas alergias;
* Melhorar a digestão da lactose;
* Matar o Fungo Cândida;
Desintoxicar o organismo.

Para quem tem intolerância aos leites animais, existem outros tipos de kefir que ainda são ricos em probióticos e saudáveis, mas que são completamente livres de lactose.

Existem essencialmente dois tipos principais de kefir, e eles diferem de várias formas: kefir de leite (feito de leite de vaca, de ovelha ou de cabra, mas também de leite de coco) e kefir de água(feito de água açucarada ou de coco).

Embora o líquido de base utilizado em diferentes tipos de kefirs possa variar, o processo para a fabricação de kefir é o mesmo e os benefícios para a saúde estão presentes em ambos os tipos.

Basta colocar a água, um pouco de açúcar mascavo e deixar o Kefir nessa mistura por 24 horas, coar e beber (puro ou no suco).

É importante utilizar recipiente de vidro, peneira e utensílios de plástico, já que o inox é o alumínio podem provocar a inutilização do Kefir e a madeira provoca contaminação.

O Kefir não é vendido, existem vários bancos de doação na internet e nas redes sociais.

Sobre
Tati Castro é Culinarista, Especialista em Cozinha Funcional, Gastróloga em formação, Coach e Ex-Advogada. Aprendeu muito com a prática de ter que cozinhar para um filho alérgico à proteína do leite de vaca e intolerante ao glúten, mas também estudou com renomados Chefs em Gastronomia Funcional. Mantém os Projetos Banquete do Bem e Menu Funcional. Contribui com a Editoria de Gastronomia do Perfil WE todas as segundas.

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