Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

Scroll to top

Top

Você conhece os mitos e verdades da culinária oriental?

Você conhece os mitos e verdades da culinária oriental?
15:00 pm ,28 de outubro de 2016

A culinária oriental já é popular entre os brasileiros. Embora sua popularização seja sentida em vários cantos do mundo, ela não perdeu a sua característica exótica. A gastronomia japonesa ainda causa muitas dúvidas em seus amantes. Por isso, a Uai Sushi trouxe uma série de respostas para as dúvidas frequentes. Acompanhe:

Posso consumir a vontade sem me preocupar com meu peso (Mito)
Assim como qualquer outro alimento, se for consumido em excesso acarretará com absoluta certeza em ganho de peso. A base de produtos é natural e em sua maioria se utilizam de peixes, mesmo assim deve-se tomar cuidado com a quantidade ingerida, uma vez que alguns pratos, como o sushi, podem ser bem calóricos.

Combate o envelhecimento (Verdade)
O consumo aumenta os níveis do ômega 3 no organismo, presente em carne de peixes que são à base do cardápio japonês. A substância auxilia na diminuição dos níveis de triglicerídeos e colesterol ruim LDL, enquanto aumentam os níveis do colesterol positivo o HDL, além de atuar no combate a alergias e processos inflamatórios

Gestantes não podem comer comida japonesa (Mito)
O que seria das mulheres japonesas se tal falácia fosse verdade. O que acontece é que carnes cruas que apresentam má conservação em uma de suas etapas de processamento podem conter toxoplasma gondii, muito presente em carnes vermelhas mas até atual pesquisa não encontrado em carnes de peixes.

Wasabi ajuda na digestão (Verdade)
Além de ser uma ótima e indispensável combinação com peixes crus, a raiz forte (wasabi) ajuda no processo digestivo e é altamente bactericida. Ele é rico em potássio, cálcio, magnésio e fósforo, assim como óleos voláteis, como o óleo de mostarda e, por isso, oferece benefícios à saúde por apresentarem propriedades antibióticas.

Uma dieta baseada em Sushi e sashimi faz bem à saúde (Mito)
Ingerir sushi e sashimi em detrimento de outros alimentos diariamente representam um risco saúde, uma vez que sushi e o sashimi são pobres em teor de ferro. O ideal é ter uma alimentação equilibrada e consumir Sushi dentro de uma dieta balanceada recomendada por um nutricionista.

Alimentos como Sushi e temaki ricos em cálcio (Verdade).
O que acontece é que a alga que envolve os sushi e sashimi são ricas em cálcio, algumas ainda contam com uma dose de proteína e ferro.

Shoyu aumenta a pressão arterial (Mito).
Shoyu é um molho à base de soja rica em nutrientes. A má fama se deve ao uso do molho shoyu em pratos onde já exista a adição de sal de cozinha, o que não é comum na culinária japonesa. O ideal é dispensar o uso de sal de cozinha quando a intenção é utilizar shoyu como molho.

Excessos podem causar ou acentuar diabetes (Verdade)
Há indícios que comprovam que o excesso de açúcar presente nos alimentos japoneses aliado ao uso constante do arroz pode contribuir para o aparecimento do diabetes. No entanto não se preocupe o consumo correto e em quantidades adequadas reduzem brutalmente esse risco.

Comida japonesa é sempre fria (Mito)
Muitos pratos japoneses são extremamente quentes é o caso do missoshiru, Udon entre outros, o que acontece é que por causa do clima brasileiro os pratos gelados ou com temperaturas mais amenas tiveram mais aceitação.

Fazer barulho ao comer macarrão ou tomar sopa é aceitável (Verdade)
No Japão diferentemente de outros países fazer aquele barulho ao sugar sopa ou macarrão é naturalmente aceitável, sugar a sopa (e consequentemente fazer o barulho) é uma forma de esfriar a refeição sem perder a caloria dela, ao invés de assoprar os alimentos para esfriar os japoneses os sugam, assim o calor ajuda a esquentar o corpo ao invés de se perder no ambiente. Mas atenção arrotar é um ato de extrema grosseria.

Toda comida japonesa é crua (Mito)
Muitos pratos desta culinária são cozidos ou fritos são os casos dos harumaki, yakissoba e até mesmo dos peixes grelhados que são muito apreciados e consumidos.

Tempurá um prato de influência portuguesa e espanhola (Verdade)
Os famosos pratos fritos só passaram a existir no Japão após a chegada dos portugueses e espanhóis que introduziram a utilização de frituras em óleo.

Missô “pasta de soja” ajuda a melhorar a elasticidade da pele (Verdade)
A substância que o missô produz no corpo ajuda também a melhorar a elasticidade da pele. “Essa substância aumenta a quantidade de colágeno. E também o suor, que é muito importante para a elasticidade da pele. Com isso, ela fica mais jovem e hidratada”

Sushi Califórnia e Sushi com chocolate (Mito)
Para os japoneses o que chamamos de sushi califórnia não é considerado um sushi, criados pelos americanos não acostumados ao paladar da algo envolvendo o sushi, o sushi califórnia tem muitos adeptos ao redor do mundo, no entanto não se engane eles não são considerados sushi e não é apreciado pelos japoneses, o mesmo acontece com o sushi com chocolate.

Muitos pratos japoneses tem origem chinesa (Verdade)
Pode não aparentar, mas muito da cultura chinesa foi absorvida a séculos atrás pelos japoneses, hoje em dia encontramos diversos pratos japoneses que tem sua origem na china mas que atualmente tem sua forma japonesa especifica de ser preparada e consumida. Alguns deles são: guioza, yakissoba e o famoso lamen.

Uai Sushi Delivery

(35)3212-3799
Amando Melo, 25 | Pq. Boa Vista
Atrás do hospital Bom Pastor

Acompanhe promoções e novidades na Fanpage do Uai Sushi.

Comentarios

Comentarios

Copyright © 2015 WEspanhaTodos os direitos reservados