Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

Scroll to top

Top

Minuto Perfil WE: Você sabe de onde vem o pijama?

Minuto Perfil WE: Você sabe de onde vem o pijama?
15:30 pm ,6 de maio de 2016

Por Alessandra Espanha

Pra muita gente, pijama é uma roupinha mais leve e confortável, constituída por uma ou duas peças de roupas, ideal para descansar. Mas, no começo, não foi assim. A palavra pijama vem do persa e significa “roupa para as pernas”. Ele levou 6 mil anos para ser criado desde as roupas dos nossos antepassados que moravam na caverna até os dias de hoje;

Na Europa, antigamente, as pessoas não diferenciavam roupa para usar de dia de roupas para usar de noite – geralmente era apenas uma para tudo. Próximo ao final do século XVI, a nobreza começou a usar umas “camisolas” de lã, com modelos de mangas compridas que iam do pescoço aos pés – para cobrir tudo. Por influência inglesa, logo seu uso se espalhou em outros continentes.

Com o passar do tempo, por volta do século XVIII, surge o negliée, só para as mulheres, feita com tecidos mais sofisticados, como a seda, que era usada em casa a noite, para relaxar. Nessa época, os homens começaram a preferir as camisolas em duas peças – mais parecido com os pijamas que vemos hoje em dia.

Nas primeiras peças os bolsos eram só enfeites e adereços que embelezava seu pijama. Porém foi na Revolução Industrial que o pijama com bolso fez sucesso e ganhou utilidade. O bolso do pijama serve para guardar pequenos objetos como comprimidos, colírios, óculos. Entendeu? Da próxima vez que você ganhar um pijama com bolsos, já sabe o que guardar nele!

E assim foi, modificando ano a ano, seguindo as tendências de moda de cada época, adaptado à proposta de descanso e trajes para dormir.

Pra nossa felicidade, os tempos evoluíram e surgiram tecidos, padrões e modelagens que colocaram mais beleza e conforto em nossas roupas de dormir. Do algodão à seda, passando por flanela ou piquet, a variedade é tanta que muita gente até resolveu usar algumas peças em uso também durante o dia, como acessório de moda para compor o seu estilo pessoal. Na China, por exemplo, é comum encontrar adultos usando pijamas em público, no final da tarde ou à noite. Já na Irlanda, os pijamas são usados em público por Skangers (pessoas ligadas à classe operária), em especial por seus adolescentes, famosos pelo comportamento antissocial e vadiagem em locais públicos.

Este modelo de pijama que uso foi presente do “Dia das Mães” da loja Íntima Passion!

Íntima Passion
Via Café Garden Shopping em Varginha
(35) 3015.3372
Facebook: Íntima Passion loja Varginha
Instagram: Íntima Passion Varginha

DSC_8852

Comentarios

Comentarios

Copyright © 2015 WEspanhaTodos os direitos reservados