Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Scroll to top

Top

10 remédios caseiros contra má digestão

10 remédios caseiros contra má digestão
17:11 pm ,22 de agosto de 2019

Um ótimo remédio caseiro para má digestão é tomar o chá de hortelã, porém o chá de boldo ou de verônica também podem ser muito úteis, pois ajudam a fazer a digestão mais rapidamente.

Além disso, também pode tomar carvão vegetal que ajuda o organismo a se livrar dos gases e das toxinas acumuladas, combatendo os sintomas da má digestão em poucos minutos, como arrotos, estômago estufado e barriga inchada e enjoo, por exemplo.

Os chás mais indicados são:

1. Chá de hortelã
Um bom remédio caseiro para má digestão é tomar o chá de hortelã após as refeições porque ele possui propriedades digestivas.

Ingredientes

1 colher de chá de folhas secas ou frescas de Hortelã
1 xícara de água fervente

Modo de preparo

Adicionar a hortelã numa xícara de água fervente e deixar repousar por 5 minutos, coar e beber a seguir.

2. Chá de boldo
Um bom remédio caseiro para má digestão é o chá de boldo, pois ele possui propriedades que estimulam o sistema digestivo e desintoxicam o organismo.

Ingredientes

1 colher de sopa de folhas de Boldo
1 litro de água

Modo de preparo
Colocar as folhas de boldo numa panela e acrescentar 1 litro de água. Deixar ferver por alguns minutos e após esfriar, coar. Beber 1/2 xícara deste chá antes e outro após as refeições e sempre que houver necessidade. Este chá não deve ser adoçado, pois o açúcar dificulta a digestão devido a sua fermentação no intestino.

3. Chá de verônica
Um excelente remédio para má digestão é o chá de verônica, pois ele possui propriedades que ajudam a digestão, além de diminuir o desconforto provocado pelos alimentos no estômago.

Ingredientes

500 ml de água
15 gramas de folhas de verônica

Modo de preparo

Colocar os ingredientes para ferver durante 10 minutos em uma panela. Tampar e deixar esfriar, coando de seguida. Deve-se beber uma xícara antes das principais refeições e até 3 a 4 xícaras por dia.

4. Chá de erva-doce
Um bom remédio caseiro para má digestão na gravidez é tomar o chá de sementes de erva-doce porque estas sementes ajudam na digestão e combatem os sintomas desagradáveis sem ser prejudicial ao bebê.

Ingredientes

1 colher de chá de sementes de erva-doce
1 xícara de água fervente

Modo de preparo
Adicionar as sementes na xícara de água fervente e espere alguns minutos. Quando amornar, coar e beber a seguir.

5. Suco de maçã
Um bom remédio caseiro para digestão lenta e gases é tomar o suco de maçã preparado com água com gás porque ele ajuda na eliminação dos gases presentes no estômago e facilitam a digestão.

Ingredientes

2 maçãs
50 ml de água com gás

Modo de preparo

Passe pela centrífuga as 2 maçãs e depois adicione a este suco de maçã 50 ml de água com gás.

Este suco é muito eficiente para ajudar a digestão, especialmente de alimentos com muita gordura ou condimentados. No entanto, se os sintomas de má digestão forem frequentes é recomendada um consulta com um gastroenterologista.

6. Chá de cálamo
O chá de cálamo é bom para a indigestão porque o cálamo é uma planta medicinal indicada para casos de indigestão, arrotos, flatulência, perda de apetite e sensação de estufamento.

Ingredientes

2 colheres de sopa de chá de cálamo
1 litro de água

Modo de preparo

Colocar as 2 colheres de sopa no litro de água. Deixar cozinhar até ferver, após esse tempo, retirar do fogo e deixar repousar tapado por 10 minutos. Coar e está pronto para o uso.

7. Suco de abacaxi com mamão
O suco de abacaxi com mamão é um bom remédio caseiro para a indigestão porque estas frutas têm propriedades que facilitam a digestão. O abacaxi é rico em bromelina, uma potente enzima que além de melhorar o funcionamento do aparelho digestivo é eficaz contra inflamações. O mamão, além da fibra, tem uma substância chamada papaína, que estimula os movimentos intestinais, facilitando a expulsão das fezes.

Ingredientes

3 rodelas grossas de abacaxi
2 fatias generosas de mamão
1 copo de água
1 colher de levedo de cerveja

Modo de preparo

Colocar todos os ingredientes no liquidificador e bater até formar uma mistura homogênea.

8. Suco de limão
O suco de limão é um bom remédio caseiro para indigestão porque age como um suave depurador do intestino e do estômago, diminuindo o desconforto gástrico. Além de ser eficaz contra a indigestão, o suco de limão auxilia no tratamento de dor de garganta, gripe e resfriados devido ao seu alto teor de vitaminas e minerais.

Ingredientes

meio limão
200 ml de água
meia colher de mel

Modo de preparo

Adicionar todos os ingredientes em um liquidificador e bater bem, após esse procedimento o suco está pronto para ser bebido.

Para combater a indigestão também é importante mastigar bem os alimentos, não comer depressa demais nem beber exageradamente durante as refeições, assim como evitar alimentos gordurosos e frituras.

9. Chá de capim-limão
Um bom remédio natural para indigestão é um tomar o chá de capim-limão porque ele estimula a digestão sendo eficaz em poucos minutos.

Ingredientes

1 colher (chá) de folhas picadas de capim-limão
1 xícara de água

Modo de preparo

Colocar os ingredientes numa panela e deixar ferver por alguns minutos. A seguir deve-se filtrar e beber o chá logo a seguir o seu preparo, sem adicionar açúcar.

É recomendado tomar pequenas quantidades deste chá a cada 15 ou 20 minutos, evitando o consumo de qualquer outro alimento até que os sintomas da má digestão tenham desaparecido.

O chá de capim-limão não deve ser tomado durante a gravidez porque ele pode prejudicar o bebê. Um bom remédio caseiro para má digestão na gravidez é comer uma maçã ou uma pera porque isto não tem contraindicações.

10. Chá de cúrcuma
A cúrcuma é uma planta medicinal de nome científico Cúrcuma longa, que atua como anti-inflamatório diminuindo os sintomas da dispepsia que causam a sensação de indigestão constantemente.

Ingredientes
1,5g de cúrcuma
150ml de água

Modo de preparo

A cúrcuma deve ser levada ao fogo para ferver junto com a água, pois é através desse processo denominado decocção que são extraídas as suas propriedades medicinais. Após ser fervido o chá deve ser coado e bebido de 2 a 3 vezes ao dia.

Fonte: Tua Saúde

Comentarios

Comentarios

Copyright © 2015 WEspanha. Todos os direitos reservados