Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Scroll to top

Top

Mulheres agredidas procuram por equipamentos de vigilância

Mulheres agredidas procuram por equipamentos de vigilância
17:00 pm ,24 de janeiro de 2019

A violência tem atingido níveis alarmantes no Brasil, chegando aos 62.000 homicídios em 2016, um número 5% maior que em 2015 e que simboliza um crescimento de 14% desde 2005. Esses números impressionam até mesmo os especialistas e autoridades de segurança pública em todas as esferas, afinal são 30 homicídios por 100 mil habitantes, uma proporção 30 vezes maior que a registrada na Europa.

E nestes números estão não só o que chamamos de violência tradicional, como o assalto e o sequestro, mas também formas de violência que vêm chamando a atenção de toda a imprensa e mobilizando a sociedade: O feminicídio e a violência sofrida pelas mulheres dentro de suas próprias casas.

A face da violência no Brasil

O crescimento da violência doméstica vem recebendo nos últimos anos grande atenção e vem pautando debates pelo país afora. O debate é importante para conscientizar as mulheres o quanto é importante elas terem coragem de denunciar os abusos que sofrem dentro de casa pelos maridos. Essa prática de agressões às mulheres, infelizmente, está muito enraizadas em nossa sociedade. Dentro dos lares, onde qualquer ser humano deveria se sentir seguro, é onde ocorrem as agressões.

O principais crimes domésticos são:

A violência contra a mulher, sexual ou não, ainda derivada do tratamento dela como um ser inferior;
A violência e o bullying contra crianças, jovens e adolescentes;
A violência contra idosos e incapazes;
O assédio moral e sexual no trabalho.
Essas formas de violência não tem relação com o perfil socioeconômico do crime comum, e por isso dependem muito da denúncia para ser vista, ajudar na conscientização das pessoas e no acolhimento das vítimas é o principal a ser feito para ajudar.

Velhos conceitos são derrubados, pela segurança de todos. E tecnologia tem tido um papel fundamental nesta mudança de atitude.

A tecnologia ajudando a inibir e reduzir crimes

Atriz grava agressões com câmeras escondidas dentro do quarto

Advogada grava as várias agressões do namorado com celular

Vídeo: cuidadora agride idoso diariamente

Manchetes como essas são cada vez mais comuns, e esta visibilidade é um aspecto positivo para ajudar a coibir um tipo de violência difícil de ser denunciada e com componentes que chocam:

Na grande maioria, são cometidas por uma pessoa muito próxima da vítima (marido, namorado, filhos, pais, tios)
São cometidas em ambientes isolados, sem que alguém possa testemunhar;
A vítima sofre com a violência psíquica, pois tem receio de que não acreditarão nela.
Para criar provas destes crimes, os áudios e vídeos de celulares e smartphones têm sido extremamente úteis e usados como recurso para incriminar pessoas pelas diversas formas de violência sofridas ou até mesmo em caso de mortes.

Empresas investem em tecnologias mais avançadas para ajudar na segurança

Na maioria dos casos, não é simples para uma pessoa que está sendo vítima de violência física ou moral criar as condições para conseguir provas, seja em vídeo ou áudio, usando celulares ou smartphones.

São dispositivos grandes demais para esconder ou deixar posicionado para gravar sem chamar a atenção de quem está no ambiente. Além disso, os celulares podem receber uma ligação na hora em que esteja sendo usado para gravar um vídeo ou áudio, e com isso interromper uma importante gravação e colocar o trabalho a perder.

E administrar todos esses cuidados não é uma tarefa simples para quem está em um estado de fragilidade psicológica ou muito medo das consequências, se for descoberto.

Era preciso pensar em soluções mais discretas e também seguras. Pensando nisso, tem crescido o mercado de equipamentos de gravadores de voz espiões e câmeras escondidas. E eles tão bem longe do uso de celulares.

Em site especializado é possível comprar de micro câmeras e micro gravadores até equipamentos espiões impossíveis de serem descoberto. Esses equipamentos são acima de qualquer suspeita:

Lâmpadas de teto
Porta-retratos
Relógios de mesa e de pulso
Pen drives
Canetas
Pingentes

Quais as características e vantagens dos equipamentos espiões?

As características e vantagens de usar os equipamentos espiões são muitas:

– Discrição

Muitos modelos, como os relógios, podem ficar aparentes no ambiente sem levantar suspeitas. Uma lâmpada com câmera escondida sequer é notada. Alguns itens ocupam espaços muito pequenos, como as canetas e os pen drives.

Isso ajuda muito na segurança da pessoa que quer flagrar um crime, principalmente se ela estiver na posição de vítima, em muitos casos, são usados para descobrir abusos contra outra pessoa, como crianças com babás ou idosos com cuidadores.

– Qualidade de Desempenho

Estes dispositivos têm uma boa qualidade de vídeo (HD e até mesmo Full HD) e áudio, o que é essencial para servirem como prova e também alguns equipamentos têm capacidade de várias horas de gravação, que são extremamente úteis quando se quer gravar eventos que ocorrem com frequência. como é o caso de assédio moral no trabalho, por exemplo.

Muitos dispositivos contam com sensores de movimento e de voz e também visão noturna. E estão sempre se modernizando à medida que as situações exigem.

– Ótimo Custo x Benefício

O custo é algo que sempre preocupa muito quem quer investir em equipamentos espiões. Mas a realidade é bem diferente: os preços são cada vez menores, pois os custos com as tecnologias usadas nos aparelhos também caem ao longo do tempo.

Hoje é possível ter uma câmera espiã em um relógio de mesa por aproximadamente 200 reais. Se o investimento se justifica pelos benefícios que pode trazer para a segurança de uma pessoa, o valor dele nunca será um problema.

Os equipamentos espiões também podem substituir a instalação de sistemas de vigilância em situações onde esse investimento não se justifica, quando o problema é pontual.

Se infelizmente muitos criminosos contam com o fator surpresa, e pouco se pode fazer com a tecnologia para evitar, nos assaltos, ataques repentinos, existem vários crimes onde o ato é praticado com frequência e contando com o medo da vítima e o terror psicológico.

Para esses casos, os equipamentos espiões de vídeo e áudio podem se tornar provas irrefutáveis dos delitos cometidos.

São inúmeras as situações onde esses equipamentos podem ser aliados da vítima e ajudarem a resguardar a integridade física das pessoas:

– Violência Contra Mulheres

Este é o tipo de violência cada dia mais frequente e que estão mais em evidência atualmente, as denúncias de violência contra a mulher chegaram a 73 mil em 2018 – e que, além das marcas físicas e psicológicas profundas, em muitos casos levam à morte.

Ter áudios e vídeos gravados desses momentos de agressão podem ser decisivos para afastar através de medidas restritivas e incriminar o agressor. Pelo tamanho e pela facilidade de uso, esses equipamentos são mais recomendados, ocupando pequenos espaços em casa, em bolsas e podendo usar no carro, que é um lugar onde muitas agressões ocorrem.

– Violência Contra Idosos e Crianças

É comum a denúncia na imprensa de (maus) profissionais e familiares que maltratam idosos e crianças (principalmente bebês) sob seus cuidados. E muitas vezes os próprios pais e parentes próximos. É uma violência ainda mais aterrorizante, pelas vítimas serem mais indefesas e muitas vezes sequer podem contar.

As lâmpadas espiãs são ideais, para alcançar o espaço do cômodo, ou porta-retratos para focar em locais como berços e camas.

– Assédio Moral no Trabalho

Esta é uma situação difícil de ser testemunhada, pois geralmente o assediador se cerca de cuidados para que não seja flagrado. O Assédio sempre ocorre em ambientes discretos e onde a vítima se encontre em situação vulnerável. A pessoa que sofre assédio dificilmente encontra apoio em colegas de trabalho, mesmo que testemunhem os fatos. O medo de perderem o emprego ou sofrer represálias, faz com que as testemunhas se calem diante das situações que presenciam. As opções de objetos espiões são muitas para ajudar nessas situações. As imagens e sons podem ajudar na condução do assunto com o RH ou um canal de denúncias da empresa.

Conforme podemos ver, os equipamentos espiões, usados para gravações de vídeo e áudio em situações de perigo e de crime, podem evitar situações crescentes de violência e, principalmente, representar uma prova material contra diversos tipos de criminosos.

E acima de tudo, ao menor sinal de violência, denuncie.

Zelar pela integridade do próximo é um importante papel de cada um de nós, como cidadãos.

Comentarios

Comentarios

Copyright © 2015 WEspanha. Todos os direitos reservados