Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Scroll to top

Top

Benvenuto in Italia

Benvenuto in Italia
17:00 pm ,23 de janeiro de 2018

por Cinthia Felizali

A Itália sempre foi meu país dos sonhos e o lugar em que sempre desejei morar algum tempo. Esse desejo antigo veio a se concretizar quando meu noivo foi aceito no programa de Mobilidade Acadêmica oferecido e realizado pelo Grupo Unis, instituição que deu total apoio e assistência para o Tobias, e também me ajudaram a conseguir uma vaga para que eu frequentasse um curso de italiano básico para estrangeiros junto com os alunos intercambistas na Università Europea di Roma.

Os preparativos para a viagem são vários: seguro saúde, passaporte, transporte aéreo (agora com limite de 23 kg por bagagem), moradia, organização das malas, remédios, cartões e o grande desafio, o visto, começando pela dificuldade em conseguir um agendamento no consulado italiano em Belo Horizonte (responsável por atender todo estado de MG) e a aprovação do visto em si. Portanto a dica que eu dou para quem deseja vir estudar na Itália é começar o quanto antes e se preparar para algumas idas na capital mineira.

Relacionado à moradia uma dica interessante é o AirBnb, site e aplicativo de telefone voltado para aluguel de imóveis, quartos, meios de hospedagem, por poucos ou muitos dias. Não é necessário contrato, apenas um perfil criado no aplicativo. Cada imóvel tem suas próprias regras, e é possível se comunicar diretamente com o proprietário caso necessário. O pagamento é realizado pelo APP, e os valores variam muito. Posso dizer que vale a pena e é seguro, tanto que utilizado o aplicativo até hoje.

Os italianos são simpáticos e alegres, porém não são todos que têm paciência quando o assunto é decifrar mimicas, apontadas de dedos, e frases estranhas misturando quatro idiomas, (italiano, inglês, português e espanhol). A parte boa é que já ri muito das bobagens e gafes que cometi, começando com um simples “oi” que aqui é “ciao” (pronunciando tchau). Pois é, imagina você cumprimentar alguém dizendo “tchau”… a princípio fica algo bem estranho. Como no italiano o CI se pronuncia “tchi”, meu nome ficou bem engraçado, o Cinthia aqui é pronunciado como Tchintia, não gosto muito, ma “vabene”.

Sou apaixonada pela língua italiana, é lindo ouvi-los conversar, mesmo que eles falem alto, o que para nós as vezes é estranho, pois parecem estar sempre nervosos, bravos, porém para eles é somente a forma que estão acostumados a se expressar, com muitos gestos e falas altas. A Itália é um lugar para não ser apenas visitado, e sim vivido. Tudo aqui conta uma história e isso me fascina cada vez mais.

Sobre
31 anos, natural de Três Pontas, consultora de imagem pessoal e visagista. Maquiadora profissional e ministrante de cursos de maquiagem. Especialista em image e styling pelo instituto Marangoni. Mora atualmente em Roma (Itália) desde outubro, e seu objetivo é aprender sobre a língua, a cultura e a moda italiana. Também viaja e conhece outros países. Gosta de fotografar os lugares que visita.

Comentarios

Comentarios

Copyright © 2015 WEspanha. Todos os direitos reservados