Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Scroll to top

Top

Bolsa, acessório universal: o poder revelado em forma de acessório

Bolsa, acessório universal: o poder revelado em forma de acessório
14:43 pm ,26 de novembro de 2019

Por Henrique Kamizão

As bolsas tiveram origem com o povo nômade, nascendo da necessidade dessas culturas em carregar alimentos. Não existe na história uma referência exata de como seria a primeira bolsa. A partir do ano 500 d.C, início da Idade Média, as bolsas ganharam diversas adaptações, sendo usadas tanto por homens, quanto por mulheres. No entanto, para cada gênero, havia características específicas.

Tamanhos, adornos e capacidade interna eram os padrões para que fosse possível diferenciar as bolsas femininas das masculinas. Bolsas femininas eram feitas com peles e tecidos e ganharam ricos ornamentos, como franjas, pingentes, bordados, pedras preciosas até fios de ouro.

A partir da Idade Moderna, as bolsas femininas ganharam fama e muitas sociedades da Europa passaram a confeccionar esse acessório nas saias e anáguas em forma de bolsos grandes. Em 1955, Coco Chanel cria a it bag 2.55 (alça de corrente e matelassê), uma bolsa que despertaria a atenção do mundo fashion e chega aos dias atuais como a bolsa mais desejada do mundo.

As passarelas, grifes e as fashionistas são quem ditam quais os modelos que não podem faltar no armário no momento de se produzir. A max bolsa, bolsa de alça transversal, carteira de festa (clutch), mochilas, a queridinha bolsa de mão (doctor bag), entre outras dezenas de modelos que fazem a cabeça dos apaixonados por esse poderoso acessório.

A max bag (bolsa grande) utilizada por pessoas que buscam espaço para acomodar seus pertences, quase sempre com alças confortáveis, é uma bolsa para o dia a dia. A escolha por cores sóbrias e materiais que podem proporcionar conforto e leveza são ótimas opções para quem ainda não é adepto da max bag.

A bolsa de alça transversal (shouder bag) prática e versátil, invade o mood como a bolsa mais desejada do momento. Com sua versatilidade e facilidade para se adaptar ao look, seja em looks descolados ou mais arrumadinhos, tem o poder de transformar as produções. Como alça regulável, a shouder bag pode exercer o papel de três bolsa no look. Vale ressaltar que deixar a alça extremamente alongada pode tornar seu look bem esportivo.

Para Altiva Barbosa, Bárbara Aires e Tati Canto, o poder da bolsa é o de transformar o look e depende justamente do modelo escolhido. Uma bolsa sofisticada transforma um look básico em Chic. Uma roupa mais arrumada, com uma bolsa mais despojada, dá um ar mais moderno ao look.

“Para às mulheres clássicas, a doctor bag pode ser uma ótima opção. De tamanho nada exagerado e geralmente não tão elaborada, é uma escolha perfeita para compor looks elegantes e sofisticados, além de imprimir um visual mais sério”, concorda Bianca Jordão.

Quando a ideia é celebrar, o mais adequado é optar por uma bolsa de mão, carteira ou clutch. Com características mais elaboradas, como por exemplo, aplicações de pedras e cores metalizadas. A escolha por uma clutch é para trazer um ponto de luz ao look. Ainda de acordo com Bianca, a clutch traz o ar da sofisticação ao look.

Desde que a moda inseriu o estilo esportivo entre os queridinhos, as mochilas antes usadas para pequenas viagens e a trabalho, hoje tem seu espaço no closet das pessoas que não abrem mão de algo mais descontraído e prático. É importante ressaltar que seja qual for o material da mochila, inseri-lá ao look, faz com a produção se torne totalmente esportiva – por isso é sempre indicada para looks do dia a dia.

O impacto da moda no nosso cotidiano é inegável. O que vestimos pela manhã oferece ao mundo uma imagem. Mas é raro pensarmos em quem está por trás do design daquela bolsa que nos faz entrar confiante em uma reunião, seja ela qual for o assunto.

Companheira quase sempre inseparável, a bolsa é um dos principais acessórios para a composição do look. Seja a primeira bolsa ou aquela que você não consegue viver mais sem, é sempre bom levar em consideração a funcionalidade. Afinal, estamos falando de um acessório com uma infinidade de modelos, cores e formatos.

Veja alguns exemplos na galeria de fotos:

Comentarios

Comentarios

Copyright © 2015 WEspanha. Todos os direitos reservados