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Cinco passos para empreender usando o LinkedIn

Cinco passos para empreender usando o LinkedIn
16:00 pm ,15 de maio de 2018

O LinkedIn, maior rede profissional do mundo, acaba de divulgar seus resultados do 1º trimestre de 2018 e os números são impressionantes. São mais de 560 milhões de usuários no mundo, 2 novos a cada segundo. Outros dados também surpreendem:

– O Brasil é o 4º país em número de usuários ficando atrás somente dos EUA, Índia e China;
– São mais de 46 milhões de estudantes e recém-formados;
– Mais de 70% de usuários são de fora dos EUA;
– 20 milhões de empresas;
– 29 mil universidades.

Não há como mensurar o volume de vendas iniciadas por meio da plataforma, mas parcerias, novos negócios, investimentos e contratações estão dentro do escopo, entre inúmeras outras oportunidades. Portanto, é errado pensar que quem usa ativamente o LinkedIn é porque está em busca de recolocação profissional e faz muita diferença manter um bom perfil profissional na rede, uma vez que o mundo caminha cada vez mais para as tecnologias e contato virtual.

Podemos afirmar que o empreendedorismo ganhou uma nova dimensão depois que empresas e marcas começaram a usar esta poderosa rede para estabelecer conexões e definitivamente não é mais somente um portal para busca de profissionais e vagas. Denise Maia, especialista em LinkedIn e participante do programa Social Selling Experts da plataforma, nos dá 5 dicas de como ser um empreendedor de sucesso usando esta mídia social de forma adequada:

1- Para começar
“Oi, prazer, meu nome é Paulinho”. O que você acha desta apresentação? É muito informal, como de falasse para conhecidos ou em ambientes descontraídos. Você não se apresenta com apelidos ou usando diminutivos em ambientes profissionais ou em eventos corporativos. Também não apresenta sua empresa de forma incompleta. Então, não ache que está tudo bem usar essa abordagem em uma rede profissional, tanto em seu perfil quanto para falar da sua marca.

Lembre-se que no LinkedIn você não conversa só com um colega, mas com mais de 500 milhões de usuários que estão buscando parcerias, recolocação, investidores… construir um perfil informal ou com fotos e descrições impróprias é a mesma coisa do que entregar um cartão de visitas sujo e amassado. Portanto, invista em seu perfil e na apresentação de sua marca:

– Escolha uma foto profissional;
– Garanta que você conseguirá ser achado com seus dados visíveis;
– Descreva suas experiências de trabalho;
– Pontue quais são seus projetos e intenções;
– Indique sua empresa e tipos de trabalhos realizados.

A pessoa que visita seu perfil busca entender quem é você no meio de tantos usuários. Essa é a chave para uma boa primeira impressão.

2- No LinkedIn, sua rede diz muito sobre você
Muitos empreendedores buscam esta rede como uma fonte para construir seu Networking e divulgar sua marca e, para isso, fazer conexões é fundamental, construindo uma rede de qualidade para contatos e compartilhamento de informações. Invista em conexões com pessoas da sua área de atuação ou correlatos. Interesses pessoais também valem, mas tome cuidado para não “dispersar”. Com essa rede mais afunilada, a visibilidade do seu perfil será maior, além do fluxo de informações relevantes e possíveis contatos. Entenda que, mesmo sendo fácil se conectar à pessoa, uma colcha de retalhos não é o foco da rede social.

3- Siga e serás seguido
Há muitos “influenciadores” no LinkedIn, ou seja, pessoas com um grande número de conexões e visibilidade que sempre postam artigos interessantes ou com uma visão inovadora. Seguir pessoas influentes na sua área, que publicam dicas, pontos de vistas e experiências, agrega valor ao seu feed de notícias e te mantém atualizado, além de ser uma porta para contatos futuros. Não pense que o LinkedIn é apenas para divulgação, aproveite para conhecer coisas novas: tecnologias, eventos, experiências e, assim, gerar novas oportunidades.

4- Não seja tímido, interaja!
Se você optou pelo LinkedIn para conseguir parcerias, divulgar sua empresa, não adianta ficar isolado em sua zona de conforto. O LinkedIn é movido pela interação, por compartilhamentos, conversas através de grupos e chats. Divulgue sua marca, seus trabalhos para que as pessoas o conheçam. Além disso, interagir com publicações de outros profissionais cria visibilidade para você e sua empresa.

5- Fale com sua rede e apareça
Outro ponto com foco na visibilidade é a aba de postagens de artigos que o LinkedIn oferece. Nesse espaço, além de divulgar ideias e projetos da sua empresa, você pode publicar experiências próprias, sugestões, insights e artigos que considera relevante.

Assim, além de conhecer sua marca e trabalhos pelo perfil, o internauta pode se interessar por suas publicações, gerando maior interação.

O LinkedIn é uma rede do networking e empreendedorismo por excelência. Nele é possível aplicar todas as estratégias de conexão profissional para estabelecer novos contatos e aumentar sua área de influência. Trabalhe com a inspiração e use tudo a seu favor.

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