Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Scroll to top

Top

Cirurgia metabólica: quando ela é indicada para o tratamento do diabetes?

Cirurgia metabólica: quando ela é indicada para o tratamento do diabetes?
17:32 pm ,9 de maio de 2019

Quando se fala em doenças crônicas não transmissíveis, uma das mais conhecidas é o diabetes. A condição é bastante comum e, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), acomete aproximadamente 16 milhões de brasileiros. Mas você sabe o que é o diabetes e os impactos da doença na sua saúde?

A condição pode ser classificada em dois tipos. No primeiro caso, o pâncreas é atacado pelas células do próprio corpo, interrompendo a produção de insulina, que é o hormônio fundamental para o metabolismo do açúcar. No caso do diabetes tipo 2, o paciente pode ser resistente à insulina ou não a produzir de modo suficiente para o organismo, o que sobrecarrega o pâncreas.

O tipo 2 é o mais comum na população e é causado principalmente por um estilo de vida pouco saudável. Além disso, as complicações dessa doença podem ser mais graves e causar amputações de membros, doenças cardíacas, renais, visuais ou até mesmo obesidade mórbida.

Aliás, a obesidade pode ser tanto um fator de risco para o desenvolvimento do diabetes tipo 2 quanto uma consequência. A obesidade é caracterizada pelo acúmulo de gordura no corpo, o que dificulta a ação da insulina; e no caso do diabetes tipo 2, há o desequilíbrio de açúcar no sangue. Portanto, como as doenças estão associadas, o paciente fica mais propenso a ter alterações no colesterol, doenças cardiovasculares, AVC e outros problemas graves de saúde.

Por que é importante falar sobre o diabetes?
Em primeiro lugar, porque o crescimento da doença tem se tornado cada vez mais preocupante para os órgãos de saúde. Uma estimativa da OMS prevê que, até 2030, 500 milhões de pessoas em todo o mundo terão a doença. E, apesar de existirem tratamentos eficazes, o diabetes pode levar o paciente a óbito quando não controlado.

Para conscientizar a população geral e dar suporte a quem precisa, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) lançou o portalVidaNovaMetabolica.org.br. Nele, é possível encontrar conteúdos confiáveis em vídeo e texto que informam sobre riscos e tratamentos disponíveis para o diabetes tipo 2, bem como dicas alimentares, doenças associadas ao diabetes e outros assuntos.

O portal também alerta para os sintomas do diabetes que, muitas vezes, demoram para se manifestar. Segundo o Ministério da Saúde, 50% da população com diabetes não sabe que é portador da doença – por isso, é fundamental realizar exames preventivos para o diagnóstico e controle do diabetes tipo 2.

De modo geral, o diabetes tipo 1 apresenta sintomas como perda de peso rápida, sede e cansaço em excesso, visão embaçada e vontade de urinar diversas vezes ao dia. Já quando falamos do tipo 2, os sinais que costumam aparecer são: fome e sede excessivas, infecções frequentes na bexiga, rins e pele, feridas que demoram para cicatrizar, alteração visual e formigamento nos pés e mãos.

Tratamentos para o diabetes tipo 2
Procurar um profissional qualificado para o tratamento e membro da SBCBM, como um endocrinologista ou cirurgião bariátrico, é o primeiro passo. Neste caso, o médico fará uma avaliação da idade e peso do paciente, medição do índice glicêmico e, a partir de então, poderá orientar um tratamento medicamentoso ou a cirurgia metabólica.

A cirurgia metabólica, apesar de não ser muito conhecida pela população em geral, é um tratamento muito eficaz e autorizado pelo Conselho Federal de Medicina. A cirurgia consiste na redução do estômago e só pode ser realizada para pacientes que não obtiveram um resultado positivo com o tratamento convencional, com mais de 30 anos e com índice de massa corporal (IMC) acima de 30kg/m2.

O método pode ser realizado a partir de diferentes técnicas cirúrgicas, mas o mais comum é o Bypass Gástrico. Caso queira saber se a cirurgia é indicada para você, critérios e outras informações importantes, é possível acessar o site VidaNovaMetabolica.org.br e entender melhor sobre a alternativa. O portal também é um guia para você conversar com seu médico sobre dúvidas e possibilidades.

Além da intervenção cirúrgica, o paciente diagnosticado com o diabetes tipo 2 precisa investir em uma mudança completa de hábitos, principalmente os relacionados à alimentação e ao sedentarismo. A ingestão de alimentos ricos em açúcar e carboidratos refinados pode piorar o quadro da doença, principalmente quando associada à obesidade, bem como a falta de atividade física no dia a dia.

É fundamental ressaltar que a cirurgia metabólica, apesar de ser eficaz, não é um tratamento único e nem a solução definitiva para a diabetes tipo 2. Após o procedimento, o controle da alimentação deve ser mantido, além de outros cuidados, como acompanhamento médico, rotina de exercícios físicos e controle do peso.

Vale lembrar que alguns pacientes, após a cirurgia metabólica, podem ainda precisar de medicamentos para controlar o diabetes, principalmente se a doença estiver instalada há muitos anos no organismo e tiver consumido a maior parte das reservas do pâncreas.

Cirurgia metabólica e bariátrica: qual a diferença?
Além da cirurgia metabólica, outro procedimento bastante conhecido é a bariátrica. Ambas são eficazes para a redução do peso e para o tratamento do diabetes tipo 2, mas com recomendações distintas.

A cirurgia bariátrica é indicada, principalmente, para pessoas com obesidade e com complicações causadas pelo mesmo, como colesterol alto. A cirurgia metabólica, por sua vez, é um procedimento realizado com o objetivo de mudar o trajeto pelo qual os alimentos chegam ao intestino, alterando os hormônios gastrointestinais responsáveis pela insulina, o metabolismo e o gasto de energia como um todo.

A redução de peso é um benefício proporcionado pelos dois tipos de cirurgia; a metabólica, porém, ainda colabora com o controle do diabetes tipo 2, a redução do colesterol ruim e melhora a pressão arterial, reduzindo o risco de problemas cardiovasculares.

Para saber mais sobre cirurgia metabólica, bariátrica e prevenção de doenças, acesse o site VidaNovaMetabolica.org.br, uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica.

Fonte: Minha Vida

Comentarios

Comentarios

Copyright © 2015 WEspanha. Todos os direitos reservados