Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Scroll to top

Top

Conquistar a prosperidade financeira depende muito mais de hábitos

Conquistar a prosperidade financeira depende muito mais de hábitos
11:09 am ,24 de setembro de 2019

57% não planejam o futuro (SPC/CNDL);
60% chegam ao fim do mês sem dinheiro;
68% não conseguem lidar com imprevistos;
46% sabem pouco sobre os valores das contas básicas;
53% desconhecem a própria renda;
52% não sabem o total de parcelas das compras que fizeram com cartão de crédito;
33% quiseram aproveitar as promoções;
11% compraram porque estavam tristes

Guardar dinheiro para o futuro é o sonho de todo o brasileiro, mas poupar é um hábito difícil para a grande maioria. E as desculpas para a falta de planejamento financeiro são muitas. Alguns vão dizer que ganham bem, mas que não aprenderam poupar, outros que não ganham o suficiente e nunca sobra no final do mês. Isso sem contar os milhões de desempregados – índice atual na casa dos 12%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo dados recentes divulgados pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 60% dos brasileiros chegam ao final do mês sem dinheiro, 57% não planejam o futuro e, em outra pesquisa complementar dos mesmos órgãos, 53% dos entrevistados desconhecem a própria renda.

Para Carol Dias, coach pela SBCoaching e orientadora de educação financeira, não se trata do quanto se ganha, mas sim do quanto se gasta. “Não é porque a pessoa conseguiu aquela promoção e vai ganhar mais, que ela precisa gastar mais. Trocar o carro, mudar para um apartamento são conquistas importantes, é verdade, mas levam a um aumento nos custos. Nesse momento é preciso saber poupar e fazer o dinheiro trabalhar a seu favor”, alerta.

“Quem não tem ideia de quanto ganha, de quais são seus gastos mensais e principalmente quanto pode comprometer do orçamento na parcela de um bem durável ou imóvel, vive à mercê de ofertas, imprevistos e das chamadas ‘oportunidades imperdíveis’. Com isso, suas finanças estão sempre no limite ou até mesmo no vermelho”, reforça Villela da Matta, empresário, master coach e presidente da SBCoaching.

Para controlar os próprios gastos é importante ter autoconhecimento. Ainda segundo a pesquisa do SPC/CNDL, 11% das pessoas admitiram que compraram porque estavam tristes. Para Carol Dias, se essas pessoas se conhecessem melhor, certamente teriam condições de identificar quais atitudes levam a uma vida mais próspera. “Quem compra movido por fatores emocionais, desconhece seus pontos fortes e não valoriza a autoestima. Ao desenvolver o autoconhecimento, pensamentos e atitudes se tornam mais positivos, evitando comprar apenas para se sentir bem”, reforça a coach.

“Para ser bem-sucedida, a pessoa tem que ter consciência do seu comportamento, da influência dele em sua situação financeira, do quanto é fundamental ter disciplina e talvez até modificar características incompatíveis com o ato de poupar e prosperar”, afirma Villela.

A seguir, Villela da Matta dá dicas valiosas sobre educação financeira para quem deseja economizar, investir e adquirir bens com consciência:

Tenha sempre em mente o que QUER em suas finanças, com o pensamento sempre positivo, na seguinte linha: “Quero manter meu saldo bancário sempre positivo”; “Quero gastar menos do que ganho”; e NUNCA de forma negativa; “Não quero mais ficar no vermelho em minhas contas”; “Não quero gastar mais que ganho”;

Faça uma análise de todas as despesas mensais como transporte, alimentação, custos fixos (água, luz, telefone, aluguel, etc.), diversão, supérfluos e em qual delas é possível cortar gastos; guarde o que economizar;

Evite usar o cartão de crédito, que é um dos grandes vilões das dívidas dos brasileiros. Os juros são altíssimos e o não pagamento da fatura integral leva a uma bola de neve. Pense antes de gastar e não ao contrário;

Dê preferência para compras à vista e peça descontos. Pagar em dinheiro dá sempre uma margem maior de negociação. Saia com o dinheiro contado, assim, não correrá o risco de comprar por impulso;

Nunca pegue empréstimo para pagar uma dívida, pois só vai transferir a dívida para outro credor e não vai resolver o problema. Corte os gastos, aperte o orçamento, faça algo para conseguir uma renda extra ou refinancie os débitos;

Faça uma planilha para controlar seus gastos. Sempre que for ao supermercado, vá com uma lista de itens necessários. Ao ir a um passeio com a família, procure combinar com todos o que farão antes. Se possível, faça um plano de investimentos.

Estude sobre investimentos. Há maneiras simples de se informar, a exemplo de cursos onlines e influencers que falam sobre o assunto nas redes sociais, como Carol Dias. Veja qual a melhor opção para aplicar seu dinheiro e ter maior rentabilidade. Programe-se para poupar todos os meses uma parte da sua renda. Torne isso um hábito e, quando se der conta, vai ter uma reserva.

Sobre a SBCoaching (Sociedade Brasileira de Coaching)
Fundada por Villela da Matta e Flora Victoria, precursores no atendimento de coaching no Brasil, a SBCoaching é hoje referência nacional e internacional na técnica. Com quase 20 anos de mercado, é integrante do LIDE e única empresa do segmento que oferece todo tipo de serviço e produto relacionado ao coaching. São 250 unidades, 300 funcionários, atendimentos e soluções corporativas realizados em 3 mil empresas, formações, especializações, treinamentos e eventos internacionais com realização própria, projetos de empreendedorismo social e um recente programa de microfranquias. Com mais de 35 mil formados em coaching, gestão, empreendedorismo, vendas, liderança e psicologia positiva, a SBCoaching é líder no mercado de formações em coaching e possui uma sólida e ativa rede de profissionais em sua base de alumnis. Como mais um diferencial, investe milhões em pesquisa e desenvolvimento e mantém um núcleo composto por profissionais com ampla formação acadêmica, responsável pela fundamentação de suas práticas, cursos, comprovações científicas das metodologias aplicadas, pesquisas, parcerias com universidades, institutos e pesquisadores reconhecidos internacionalmente. Mais informações: www.sbcoaching.com.br

Comentarios

Comentarios

Copyright © 2015 WEspanha. Todos os direitos reservados