Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Scroll to top

Top

Copasa promove ações em favor do meio ambiente em 102 cidades

Copasa promove ações em favor do meio ambiente em 102 cidades
14:00 pm ,7 de junho de 2018

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) vem desenvolvendo várias iniciativas que geram impactos positivos para o meio ambiente no Estado. Por meio do Pró-Mananciais estão sendo executadas ações para recuperar e preservar nascentes e mananciais, entre outras medidas. O programa já mobiliza 1.276 pessoas, representando diversas entidades, em 102 municípios mineiros.

Implementado em 2017, o programa busca prevenir os efeitos agravados pela crise hídrica, no contexto das mudanças climáticas. Para isso, desenvolve parcerias com a participação das comunidades locais em conjunto com as prefeituras, representantes de escolas públicas, órgãos estaduais e ONGs, entre outros. O trabalho é realizado de forma integrada, de acordo com as políticas públicas locais.

De acordo com o coordenador do Pró-Mananciais, o engenheiro João Bosco Senra, as ações previstas e desenvolvidas nessas cidades prevê um retorno, em termo de preservação e recuperação de áreas ambientais e dos cursos d’água, em até quatro anos. “Os resultados são a médio e longo prazo, mas estamos trabalhando nesses municípios e a meta é implantar em 161, até final deste ano. Em termos de investimentos, a Copasa está destinando cerca de R$ 20 milhões por ano para o programa”, informou.

A meta previstas nos Planos de Ação de 2018 é executar 510 mil cercamentos de nascentes e de mata ciliar e plantar 350 mil mudas nativas e exóticas em microbacias utilizadas para o abastecimento público até o final do ano.

Pró-Mananciais .
Desenvolvido nos municípios onde a Copasa detém a concessão dos serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, o programa que é aprovado pela Agência Reguladora dos Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário de Minas Gerais (Arsae MG), segue a mesma tecnologia da iniciativa socioambiental “Cultivando Água Boa”, do Governo do Estado de Minas, coordenado pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM).

O Pró-Mananciais representa um importante instrumento de mobilização social, estimulando a proatividade, a responsabilidade compartilhada, a solidariedade, a criatividade e o protagonismo, a partir da formação de Coletivos Locais de Meio Ambiente (Colmeia), com a participação dos agentes locais.

Mobilização
Após a apresentação do Pró-Mananciais, a consequente aprovação pelo município e a formação do Colmeia, é realizada a Oficina do Futuro, quando são discutidos os problemas, os sonhos da comunidade e as propostas para recuperar o manancial aquele município. O produto final da oficina é o Plano de Ação local, construído de maneira participativa para cada microbacia.

Comentarios

Comentarios

Copyright © 2015 WEspanha. Todos os direitos reservados