Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Scroll to top

Top

Crescimento de dados em 2 anos deve ser cerca de 50%

Crescimento de dados em 2 anos deve ser cerca de 50%
14:00 pm ,19 de julho de 2018

Segundo um estudo da IDC’s Data Age 2025 study, sponsored by Seagate, April 2017 entre 2016 e 2018, o tamanho global dos dados deve passar dos 25 Zettabytes, cerca de 50% mais que o volume em 2.016. Isso significa que cada vez mais devemos nos preocupar com nossas informações digitais. Para ajudar a decidir onde os dados devem ser guardados, vamos entender onde eles realmente são gravados e alguns cuidados ao se adquirir um Disco Rígido.

O que é um disco rígido – HDD
Um disco rígido, HDD ou do inglês Hard Disk Drive é o componente de hardware onde todo o conteúdo digital é armazenado. Todos os arquivos como documentos, fotos, músicas, vídeos e sistema operacional representam o conteúdo digital que fica armazenado em um disco rígido.
Tudo que é gravado em um ou mais HDD possui um tamanho que é medido em Bytes, Kilobytes (KB), Megabytes (MB), Gigabytes (GB) ou Terabytes (TB), estes últimos que também representam as capacidades dos HDDs que são comercializados hoje em dia. Documentos de textos são pequenos, enquanto que vídeos, em geral, são uma boa representação de arquivos grandes.

A velocidade do disco rígido é importante?
A velocidade do disco é medida em RPM (rotações por minuto ou RPM) é muito importante, pois quanto mais rápido for o disco, mais rápido será a leitura ou gravação dos arquivos no computador ou no storage.
Um disco rígido de 7.200 RPM é, obviamente, mais rápido do que um disco rígido de 5.400 RPM. Além da velocidade de cada disco individual, é muito comum nos dias de hoje montar arranjos de HDDs (RAID)para aumentar a velocidade de gravação, a capacidade ou a segurança dos arquivos.

Os HDDs são todos iguais?
Atualmente existem diversas categorias de HDDs, uma para cada tipo de aplicação específica. Os mais comuns são os Discos Rígidos para Desktops e Notebooks, pois são equipamentos mais baratos e que são encontrados dentro dos computadores. Além desses HDDs, outras categorias como Discos NAS, Surveillance e Enterprise tem ganhado muito espaço, principalmente quando se fala em segurança de dados, backup, HDDs para Storages ou discos para empresas. O uso do HDD incorreto para uma aplicação específica, pode causar danos irreparáveis como perda de informações, dados corrompidos ou parada no sistema devido a falha dos discos.

Onde fazer backup dados?
Se o disco rígido do seu computador for danificado, o risco de perda de todo o conteúdo digital é muito grande. É por isso que um sistema de backup é imprescindível, quer seja em um NAS, disco externo ou até mesmo na nuvem. A escolha da melhor opção de backup deve ser feita por um especialista em armazenamento e sempre levar em conta o valor dos dados, o tempo de restauração, o intervalo necessário para se fazer o backup e, principalmente, o tempo até o restabelecimento do Sistema. Com o crescimento do volume de dados e a redução do preço dos HDDs e dos Storage NAS, soluções que antes eram possíveis de serem implantadas apenas em grandes corporações já podem ser colocadas em pequenas empresas e até mesmo em residências, trazendo diversos benefícios além da segurança dos dados.

Comentarios

Comentarios

Copyright © 2015 WEspanha. Todos os direitos reservados