Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Scroll to top

Top

Decoração: Dicas para escolher o tapete perfeito

Decoração: Dicas para escolher o tapete perfeito
15:00 pm ,9 de julho de 2018

Uma das peças mais importantes de decoração é o tapete. É ele que vai dar o toque final à decoração deixando o ambiente mais aconchegante e enaltecendo o estilo da decoração. “O tapete “veste” a casa e apesar das inúmeras opções de pisos, é um complemento indispensável para salas e quartos”, destaca a arquiteta do Ateliê Revestimentos, Patrícia Coelho, que dá dicas para escolher o tapete perfeito.

Apesar de parecer uma tarefa simples, é preciso atenção no momento de escolher o tapete. A primeira dica é comprar o tapete depois que a decoração já estiver pronta, assim erros de medidas e gastos desnecessários são evitados.

Segundo Patrícia, é importante observar as necessidades do ambiente, a estética dos móveis, as cores da decoração e os materiais utilizados na confecção dos tapetes e estampas na hora da compra. “O tapete não precisa fazer uma combinação perfeita com as cores do mobiliário ou paredes. Ele pode ser usado para dar um toque de cor e personalidade ao ambiente. Mas se existe receio quanto à harmonia das cores, a dica é escolher um tapete que tenha pelo menos uma cor que esteja presente em algum elemento do ambiente”, explica.

Outra dica importante é analisar a qualidade e o tipo dos fios dos tapetes e adequá-los ao local em que serão colocados. De acordo com a arquiteta, ambientes fechados como quartos e salas de estar, por exemplo, permitem peças de pelo alto, que deixam o espaço mais confortável.

Uma dúvida que costuma surgir na hora de finalizar a decoração é se o tapete deve ficar ou não embaixo dos móveis. Segundo Patrícia, não existe uma regra, o importante é que o tamanho esteja adequado ao espaço. “O ideal é que o tapete fique um pouco maior que o espaço ocupado pelo mobiliário, porém, é preciso tomar cuidado para que ele não interfira no espaço de circulação entre os móveis”, destaca.

Tendências
A tendência do momento é fazer sobreposição de tapetes. A combinação de formatos e texturas provocam sensações e deixam o ambiente mais sofisticado.

Segundo a arquiteta para aderir a essa tendência de decoração a proposta é usar tapetes de tamanhos e formatos diferentes. Para deixar o ambiente harmonioso a dica é combinar um tapete liso com um estampado, ou texturas diferentes. “Pode ser usado um tapete de formato quadrado ou retangular estampado e de textura fina e usar para a sobreposição um tapete redondo, de textura felpuda ou liso”, ensina.

Além de todas as orientações na hora de comprar um tapete, Patricia também destaca que o gosto pessoal do cliente não pode ser deixado de lado, por isso, a customização de tapetes é outra forte tendência. “Trabalhamos com marcas que possibilitam a total personalização do tapete, desde as medidas, até as cores, estampas e tipo de pelo. Afinal, o estilo do morador também deve refletir na decoração”, justifica.

Sobre o Ateliê Revestimentos

Referência em revestimentos de alto padrão, nacionais e importados, oferece um mix de materiais exclusivos que aliam design, tecnologia e funcionalidade. Nas lojas de Campinas, Presidente Prudente e Bauru, é possível encontrar todas as vertentes de produtos do mercado, desde os mais tradicionais aos mais arrojados.

Comentarios

Comentarios

Copyright © 2015 WEspanha. Todos os direitos reservados