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Dicas para o Setor Fiscal durante a Black Friday

Dicas para o Setor Fiscal durante a Black Friday
11:47 am ,21 de novembro de 2019

Um dos segredos para manter o equilíbrio da gestão fiscal mesmo em épocas como a Black Friday é a automação.

Durante datas em que aumenta o volume de vendas, como a Black Friday, o setor fiscal deve redobrar sua atenção. Afinal, as chances de autuação também crescem.

Pensando nisso, preparamos esse conteúdo com os pontos principais que a área fiscal deve se atentar em momentos como a Black Friday.

ATENÇÃO AOS IMPOSTOS
A equipe precisa ser qualificada e se manter em alerta com a tributação nesse período. Por isso, é importante montar uma força-tarefa para acompanhar a gestão fiscal durante a data.

A lista de impostos que incidem nos documentos fiscais não é curta, mas não tem como fugir. Para ficar livre de autuações e manter a empresa funcionando é preciso direcionar esforços para essa área.

Os impostos obrigatórios podem variar de acordo com o estado, mas esses são os principais:

– COFINS
– ICMS
– PIS

GESTÃO E COMPLIANCE FISCAL
Ainda relacionado ao tópico acima, um sistema de gestão fiscal também pode contribuir para o compliance fiscal. Isso porque um software de emissão completo garante o alinhamento com a legislação de acordo com cada UF. É preciso ter em mente que durante eventos semelhantes a Black Friday, não deve-se preocupar apenas com os lucros da temporada, porque se o negócio não tiver em conformidade fiscal, o prejuízo virão depois.

Com a complexidade da legislação fiscal, é essencial contar com um sistema que apoie a equipe. Quando o emissor está sempre em dia com as atualizações e obrigatoriedades do Fisco, o negócio tem vários benefícios. Veja quais:

– Diminuição de riscos de multas e outras penalidades;
– Contribuição para uma empresa eticamente responsável;
– Aumento da transparência nos processos fiscais;
– Garantia do armazenamento seguro e legal dos documentos fiscais;
– Segurança para o cumprimento de prazos e obrigatoriedades do Fisco.

Para e pense no quão vantajoso será para o seu negócio garantir todos esses benefícios de forma fácil.

NOTAS FISCAIS DE ENTRADA
Em períodos sazonais, com aumento de vendas, consequentemente as empresas compram mais produtos de seus fornecedores. Essa movimentação alta requer uma atenção redobrada do setor fiscal com as notas de entrada.

Afinal, como o aumento de notas recebidas é maior que o normal, a probabilidade de erros crescem. É possível ocorrer divergências entre o que foi pedido pelo seu negócio e o que foi colocado na nota de entrada, uma vez que os fornecedores estão realizando muitas vendas também.

Portanto, a equipe deve fazer essa conferência, diariamente, das notas recebidas para verificar incoerências e solicitar a carta de correção o mais rápido possível. Pois quando há inconsistências na escrituração, o resultado é a atuação.

Por isso, é importante ter um painel que possibilite a visão completa e em tempo real das notas emitidas e recebidas. No tópico abaixo, falaremos mais sobre um sistema facilitador da gestão fiscal.

OTIMIZAÇÃO NO SETOR FISCAL
Além do compliance, é importante que o departamento fiscal tenha uma solução para organizar e facilitar a gestão dos documentos emitidos e recebidos e que garanta a disponibilidade mesmo durante momentos de fluxo alto.

No tocante ao gerencial, o ideal é que o departamento consiga acompanhar o ciclo de vida das notas fiscais de forma facilitada. Dessa maneira, é mais fácil prever problemas e realizar correções.

Um dos segredos para manter o equilíbrio da gestão fiscal mesmo em épocas como a Black Friday é a automação. Com isso, há redução no retrabalho, as chances de erros de escrituração diminuem e a validação obrigatória com a Sefaz é simplificada.

O FECHAMENTO CONTÁBIL
Como a Black Friday é no fim do mês, coincide diretamente com o período de fechamento contábil. A área fiscal terá trabalho redobrado também no pós-evento. Isso devido ao grande aumento no número de notas para realizar a auditoria, verificando tributos e impostos em todas elas. Com tantos detalhes a se atentar, as chances de erros e autuações também crescem.

GERENCIAMENTO FISCAL EFICIENTE
Na solução fiscal utilizada no seu negócio, as funcionalidades devem ser direcionadas para simplificar processos diários, garantir boa performance de emissão, dar segurança ao armazenamento dos documentos fiscais e assegurar o compliance fiscal.

É isso que a Oobj, companhia brasileira especialista em soluções para gestão de Documentos Fiscais eletrônicos oferece. A missão da solução é otimizar os processos fiscais, proporcionando aos clientes mais autonomia e produtividade para o departamento.

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