Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Scroll to top

Top

Empregos dos pequenos negócios mineiros é 3x maior que das grandes empresas

Empregos dos pequenos negócios mineiros é 3x maior que das grandes empresas
16:00 pm ,3 de setembro de 2018

As Micro e Pequenas Empresas (MPE) mineiras registraram, de janeiro a julho deste ano, saldo de emprego 225% maior que o das Médias e Grandes Empresas (MGE) do estado. No acumulado, as MPE obtiveram um saldo de 72.780 vagas contra 22.414 vagas geradas pelas MGE, resultando em uma diferença de mais de 50 mil empregos no período. É o que mostra o levantamento do Sebrae Minas, com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho (MTB).

“Os dados confirmam a importância do pequeno negócio na economia, por ser o principal empregador tanto em Minas Gerais como no restante do país”, explica a assistente do Sebrae Minas Gabriela Martinez.

Ainda de acordo com o levantamento, os setores de agropecuária, extração vegetal, caça e pesca e serviços foram os que apresentaram os melhores saldos de emprego no acumulado do período: 36.624 vagas e 24.319 vagas, respectivamente. Apenas o setor de Comércio registrou mais demissões que contratações, gerando um saldo negativo de – 6.137 empregos, e uma diferença de -2.540 vagas em relação ao saldo das MGE mineiras do mesmo setor.

Balanço mensal

Em julho, as MPE mineiras repetiram o bom resultado dos últimos meses frente as empresas dos demais portes. O saldo de emprego foi de 6.673 vagas, 2.996 postos de trabalho a mais do que as MGE no período.

As MPE mineiras dos setores da construção civil e agropecuária, extração vegetal, caça e pesca foram os que tiveram os maiores saldos no mês (2.521 vagas e 2.115 vagas, respectivamente) e também registraram a maior diferença no saldo de empregos frente as MGE, 940 vagas e 1.867 vagas.

A diferença entre contratações e demissões entre os portes de empresas foi ainda maior no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, considerando o mês de julho. As MPE da regional registram um saldo de 4.105 vagas e as MGE, 881 vagas. Por outro lado, os pequenos negócios das regiões Sul, Centro e Centro-Oeste e Sudoeste, tiveram um saldo de empregos menor que as empresas de médio e grande porte.

Comentarios

Comentarios

Copyright © 2015 WEspanha. Todos os direitos reservados