Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Scroll to top

Top

Especialista dá dicas para melhorar a segurança de um site

Especialista dá dicas para melhorar a segurança de um site
11:30 am ,6 de julho de 2018

É inegável como as tecnologias digitais têm avançado e mudado nossas vidas. Infelizmente, nem todo mundo faz usos positivos delas, o que tem aumentado consideravelmente o número de cibercrimes, algo que sempre preocupa donos de sites.

Porém, há várias formas de se proteger. Segundo Rodrigo Darzi, especialista em marketing digital e CEO da Agência IMMA, a segurança na criação de um website ou manutenção dele começa na escolha das senhas de acesso. “Senhas curtas e simples são facilmente desvendadas por hackers. Usar várias letras e símbolos pode ajudar na construção de uma senha forte e que dificilmente será desvendada”.

Rodrigo também comenta que instituir uma quantidade limitada de tentativas de login por IP também pode ajudar a melhorar a segurança de um site. Depois de uma determinada quantidade de tentativas de login, o IP fica bloqueado para acessos, o que tende a afastar hackers mais inexperientes.

Ele lembra que quem usa WordPress pode instalar plugins que melhoram consideravelmente a segurança de qualquer site. Há plugins desde os mais simples, que bloqueiam o acesso de determinados IPs e verificam a segurança de firewall, até os mais complexos, que monitoram ações dos usuários e fazem auditorias de atividades.

Utilizar o protocolo de segurança HTTPS também é algo válido e importante, mas que nem todos os donos de site ainda fizeram. Rodrigo explica que “este é o protocolo que melhor fornece segurança na Internet, tornando quase a tarefa mais difícil em alterar ou interceptar o conteúdo do site”. Por outro lado, quando ele não é utilizado, as chances de ataque são imensas.

A escolha da hospedagem também é algo que faz diferença. Existem centenas de empresas de hospedagem. Para escolher uma, o ideal é pesquisar sua reputação e verificar o número de reclamações. Além disso, prestar atenção especial ao tipo de suporte técnico prestado é importante, pois isso pode ajudar a lidar com uma série de problemas com muito mais agilidade.

O especialista lembra que uma ação simples, mas que muita gente subestima, é ter um bom software de antivírus e mantê-lo sempre atualizado. Ele explica que muitos usuários acreditam que investir num antivírus é algo desnecessário e mantém versões gratuitas no computador. “Porém a maioria dos desenvolvedores só libera determinadas atualizações para usuários pagos”, explica.

Rodrigo finaliza comentando que manter um backup atualizado do site é algo que não melhora sua segurança, mas certamente ajudará a restaurá-lo em caso de ataques. Atualmente, existem várias ferramentas que fazem isso de forma automática, algo no qual vale muito a pena investir. Afinal, se não há como blindar completamente o site, manter um backup ajudará a diminuir o prejuízo depois.

Comentarios

Comentarios

Copyright © 2015 WEspanha. Todos os direitos reservados