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Fidelização de clientes pode começar antes da compra

Fidelização de clientes pode começar antes da compra
11:00 am ,6 de agosto de 2018

Estratégias antigas de fidelização ainda são recomendadas. Mas focar apenas em brindes ou no bom atendimento, por exemplo, pode ser um deslize no marketing de qualquer empresa, especialmente daquelas que vendem produtos ou serviços online.

Uma pesquisa da PwC, de 2018, mostra que 65% dos brasileiros fazem compras pela internet regularmente, ou seja, pelo menos uma vez por mês. O número, confirma o crescimento do comércio eletrônico brasileiro e serve como alerta: se tantas pessoas estão fazendo compras online, por que não se preocupar com a fidelização desses consumidores?

Nesse cenário, o Inbound Marketing, também conhecido como marketing de atração, aparece como uma solução. Além de ajudar a vender e ser mais barato do que o marketing tradicional, ele também fideliza. “Na essência, o Inbound Marketing é uma composição de atração e relacionamento. Você atrai, se relaciona e depois converte visitantes em clientes. Tudo de forma natural e menos intrusiva possível”, explica Fabio Ricotta, especialista em marketing digital e CEO da Agência Mestre.

É nesse processo que a fidelização acontece. Para atrair as pessoas certas, são usadas “iscas digitais”, que são materiais ricos, como: e-books, infográficos ou até artigos de blogs. Esses conteúdos, quando bem produzidos, são encontrados por quem faz buscas na internet e, através da mensagem que transmitem, ajudam a marca a torna-se referência em seu nicho de atuação. Esse é o começo!

Mas, para fidelizar com o Inbound Marketing, é preciso bem mais do que postar conteúdo.

Ser referência exige qualidade

Ricotta explica que o primeiro passo do marketing de atração é fazer um bom planejamento. Na Agência Mestre, que atende projetos de Inbound desde 2015, a estratégia é 360º, envolve especialistas da área, profissionais de SEO (Search Engine Optimization), analista de mídia e até jornalistas, o que resulta em ações bem integradas.

Além disso, cada ação é estrategicamente pensada para seguir os mesmos passos do público-alvo (na chamada jornada do consumidor), o atingindo do jeito certo e em momentos propícios. Dessa forma, a fidelização acontece mesmo quando ela não é o objetivo final.

Confira um breve passo a passo do que é feito na Agência Mestre que propicia o encantamento do consumidor pela marca:

1) antes da produção dos conteúdos, são definidos temas de interesse dos clientes. Depois, todos os materiais são otimizados para que possam ser facilmente encontrados no Google;

2) são produzidas iscas digitais para topo, meio e fundo de funil, isto é: para quem ainda não sabe que precisa de um produto/serviço, para quem já está buscando opções e para aqueles que querem mais detalhes sobre um produto ou serviço;

3) quando a atração é feita e o visitante se torna lead (um potencial cliente), ele passa a receber e-mails e conteúdos de seu interesse. Isso o ajuda a solucionar seus problemas, trabalha a imagem da marca (facilitando a fidelização) e o guia até o momento da compra;

4) mesmo depois da venda, o consumidor continua recebendo materiais ricos (por e-mail) ou é impactado por produtos/serviços (em anúncios online);

5) outros conteúdos são constantemente produzidos e atualizados conforme as necessidades do público comprador. Assim, caso aconteça uma nova busca relacionada ao segmento da empresa, mais uma vez o consumidor poderá encontrar um material produzido por ela.

É assim, usando diversos recursos digitais, que o Inbound Marketing estabelece um relacionamento entre empresas e clientes. Desde a primeira busca na internet, até o pós-venda, a fidelização é discretamente trabalhada.

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