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Gestão de empresas: Como estar a par dos componentes estratégicos?

Gestão de empresas: Como estar a par dos componentes estratégicos?
11:00 am ,26 de novembro de 2018

A comunicação interna pode ser vista como um conjunto de ações com o intuito de facilitar a transmissão de informações estratégicas e o que acontece dentro de uma organização. Seja ela de forma vertical, funcionando entre os setores de liderança para os inferiores, seja ela de forma horizontal, ocorrendo diretamente entre funcionários e/ou colaboradores que atuam no mesmo nível de autoridade.

Essa maneira de comunicação é de suma importância para garantir que funcionários estejam alinhados, tanto ao discurso oficial da empresa quanto aos objetivos que ela possui, tais como de desenvolvimento, crescimento e expansão. Uma comunicação eficaz garante que funcionários estejam cientes da realidade da instituição onde trabalham em todos os sentidos. Permitindo, assim, que sejam cobrados em relação às expectativas da corporação e de seu desempenho.

É também por meio dessas ações que ocorre a transmissão de conhecimentos dentro da empresa. A troca de informações é benéfica para o bom funcionamento da instituição e para o crescimento pessoal dos funcionários que nela atuam.

Sistema de informação paralelo
Especialistas na área de comunicação afirmam que comunicação interna deve ser entendida como um sistema de informação totalmente paralelo, porém não substitutivo, de um fluxo comunicativo funcional que circula dentro de toda e qualquer empresa. Esse tipo de comunicação é necessário para que a instituição siga sempre em desenvolvimento.

Ações que facilitam o processo de comunicação interna
Existe uma série de ações que facilitam o processo de comunicação interna dentro das empresas. Para ampliar o horizonte sobre esse assunto, resolvemos mostrar algumas formas eficazes de colocar e se manter essa forma de comunicação dentro de uma instituição:

1. Abrir o espaço para dúvidas e sugestões
Realizar reuniões quinzenais e/ou mensais é uma boa medida a ser implementada, bem como manter uma política de comunicação interna. Ainda é relativamente grande o número de empresas que não abrem espaços para funcionários sanarem algumas dúvidas e darem determinadas sugestões sobre o modo de funcionamento da instituição. Essas reuniões podem ocorrer de modo totalmente informal, como bate-papo ou mesas redondas, onde os funcionários expõem questionamentos a seus superiores diretos. Além é claro, de fornecer sugestões de como a empresa pode melhorar uma determinada atividade.

2. Utilizar softwares de gestão
Mesmo como telefones repletos de ramais e ilhas de trabalho próximas umas das outras, a comunicação ainda pode ser deficitária. Seja por falta de tempo, volume de trabalho ou divergência de horários.

Dessa forma, a comunicação interna pode ser potencializada por meio de um software de gestão. Normalmente, esses programas permitem o acesso a dados importantes da empresa, tais como gestão de frota , controle de estoque, entrada, liberação de pedidos e muito mais. Funcionários que utilizam esse tipo de programa podem não notar, mas estão, de maneira indireta, comunicando-se de maneira interna e contribuindo para o bom funcionamento da instituição.

3. Levar em consideração o lado humano
Embora existam níveis hierárquicos dentro de uma empresa, o lado humano dentro de corporações sempre deve ser levado em consideração. Portanto, chefes demonstrarem respeito por seus subordinados e vice-versa, é uma ótima maneira de estimular, promover e manter a comunicação interna dentro de uma instituição.

Objetivos traçados pela empresa
Como muitas pessoas sabem, é grande o número de empresas que trabalham, basicamente, com metas a serem cumpridas e isso, de modo indireto, coloca determinada pressão sobre os funcionários que nelas trabalham. Uma ótima maneira de estimular a produção em massa, potencializar a comunicação interna e manter os componentes estratégicos de uma empresa sob controle é recompensar os funcionários quando essas metas forem alcançadas.

Independente de qual seja o tipo de recompensa: seja bônus financeiro ou dias de folga. Um funcionário recompensado é mais feliz, produz mais e contribui de modo totalmente direto para o bom ambiente da empresa.

Uma boa gestão de empresas jamais deve ser negligenciada
O gerenciamento de uma empresa é seu coração. Um pequeno processo negligenciado pode gerar uma série de problemas, conflitos e prejuízos a toda e qualquer instituição.

Por isso, é de suma importância estar a par de todos os componentes estratégicos dentro de uma corporação. Processos de melhoria constantes jamais devem ter fim dentro de toda e qualquer instituição. Dessa forma, envolver-se, comunicar-se, investir em softwares, dividir responsabilidades e repartir ganhos é o caminho correto a ser seguido por empresas que buscam evoluir.

Você gostou do texto? Na empresa onde você trabalha, quais são as formas de comunicação interna utilizadas? Como os gerentes fazem para estar a par dos componentes estratégicos? Deixe a resposta nos campos de comentário, essa troca de informações é muito importante para nós!

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