Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Scroll to top

Top

I Salone del Mobile 2018 – Milano

I Salone del Mobile 2018 – Milano
17:00 pm ,25 de abril de 2018

por Cinthia Felizali

Neste ano, tive a oportunidade de participar da semana de design na cidade de Milão. Estima-se que mais de 300.000 mil pessoas vieram para a principal feira de design e decoração do mundo. O nome oficial do evento é I Salone del Mobile – Milano. Que aconteceu entre os dias 17 a 22 de abril. Quem me acompanha no Instagram viu toda a “saga” em tempo real. Pois passei e fotografei alguns detalhes da feira e como de costume “lotei” meus Stories, algo que, sempre acontece quando vejo algo interessante e me “bate o desejo louco” de compartilhar essas experiências.

p1 (1)
p1 (2)
p1 (3)

A semana de design funciona da seguinte maneira: existe a feira oficial, a qual, é necessária aquisição de ingresso para a visita, chamada de Salone del Mobile e fica em um complexo de pavilhões gigantescos e muito bem estruturado, pavilhão RHO, onde as principais marcas expõem seus produtos em seus stands. Existe também uma outra parte da feira que é conhecida como Fuorisalone, ou seja, fora do salão principal, realizada em diversas partes da cidade e no geral de maneira gratuita para o público.

p2 (1)
p2 (2)

Os pavilhões do Salone del Mobile, são divididos em números que vão do 1 ao 24, e são separados por estilo e funcionalidade: banheiros, cozinha, iluminação, quartos, salas entre outros…Tudo é muito bem planejado.

Minha visita ao Salone del Mobile foi ao sábado (21/04), e tive a sorte de acompanhar uma especialista no assunto, minha prima arquiteta Daniele Brito, que ajudou a entender e ter uma percepção melhor sobre o assunto. Também tive a companhia de minha mãe que atualmente estuda design de interiores e veio ver as novidades de perto. Não poderia deixar de falar um pouco do que eu vi na feira, e por isso fiz um resumo básico.

*O couro em moveis que estava um pouco esquecido voltou e parece que veio para ficar.
*Os tecidos rústicos como o linho continuam em alta.
*O “queridinho da vez” foi o veludo, que foi protagonista de muitas coleções. Esse eu amei em especial.
*A madeira apareceu muito em sua forma natural, sem brilho e em tonalidade media. Pensa naquela madeira com “cara de madeira”, foi muito isso que eu vi por lá.
*Os mármores e granitos são foscos. Chique.
*O uso de laca também está em alta, principalmente incolor e também em cores. Outro detalhe que eu adoro e tenho em casa.
*Cores: os tons neutros como o cinza aparecem em diversos ambientes, e também o azul e o verde em tons mais secos e pasteis estão vindo com tudo; os terrosos também tiveram seu lugar reservado na cartela de cores. Não podia me esquecer do bronze, que aparece muito em metais.
*As louças estão ainda mais charmosas, coloridas em tons pasteis, realçando e dando vida à monotonia de qualquer ambiente neutro demais.
*A iluminação apareceu de uma forma bem teatral e criativa, iluminando indiretamente o ambiente com pendentes. O interessante é que uma peça sempre se sobressai à outra, e assim cria-se aquele ambiente misterioso ou descolado que dá toda a diferença.

As imagens mostram um pouco do que vi, ilustrando um pouco de tudo que foi falado. Agradeço as dicas e toques que recebi, obrigada Daniele e Mãe pela assessoria.

p3 (1)
p3 (2)
p3 (3)
p3 (4)
p3 (5)
p3 (6)
p3 (7)
p3 (8)
p3 (9)
p3 (11)
p3 (12)
p3 (10)
p3 (13)
p3 (14)
p3 (15)
p3 (16)
p3 (17)
p3 (20)
p3 (19)
p3 (18)
p3 (21)
p3 (22)
p3 (23)
p3 (24)
p3 (25)

No tocante ao Fuorisalone, trata-se de amostras de design que acontecem simultaneamente em determinados lugares da cidade, e sem custo algum. Os locais privilegiados são o Brera (meu bairro alternativo preferido em Milão), a região da Via Tortona que é próximo de Navigli (ótimo lugar para passear, principalmente no final da tarde), e também em Ventura Lambrate.

A cidade ficou lotada como eu nunca tinha visto antes, são muitas pessoas participando das amostras, conhecendo outros estilos de design e novos artistas. Alguns mais alternativos que fazem um trabalho manual e exclusivo com objetos recicláveis, e também outras formas de design como em aparelhos eletrônicos e domésticos, e algumas coisas relacionadas à moda. Tudo isso no Fuorisalone.

p4 (1)
p4 (2)
p4 (3)
p4 (4)
p4 (5)
p4 (6)
p4 (7)

Para saber melhor sobre toda programação é interessante baixar o APP oficial da feira que leva seu nome.

Até a próxima semana…

Sobre
31 anos, natural de Três Pontas, consultora de imagem pessoal e visagista. Maquiadora profissional e ministrante de cursos de maquiagem. Especialista em image e styling pelo instituto Marangoni. Mora atualmente em Roma (Itália) desde outubro, e seu objetivo é aprender sobre a língua, a cultura e a moda italiana. Também viaja e conhece outros países. Gosta de fotografar os lugares que visita.

Comentarios

Comentarios

Copyright © 2015 WEspanha. Todos os direitos reservados