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Instagram Ads: Como criar anúncios que funcionam?

Instagram Ads: Como criar anúncios que funcionam?
15:00 pm ,21 de março de 2018

O Instagram Ads é a plataforma de anúncios do Instagram. Ela utiliza o mesmo ambiente do Facebook Ads, e suas configurações são bem parecidas. Caso você já tenha um perfil comercial no Instagram, é só ir até o gerenciador de anúncios ou o Power Editor e escolher o objetivo do anúncio, o público-alvo e o formato.

Também é necessário definir por quanto tempo o anúncio será veiculado e quanto você vai investir. Em seguida, é só publicá-lo. O Instagram envia uma notificação quando os anúncios forem aprovados e estiverem prontos para veiculação.

Existem basicamente 4 formatos de anúncios, confira quais são:

– anúncio em foto: o modelo mais simples, quando uma foto é impulsionada e aparece em destaque no feed do seguidor;
– anúncio em vídeo: um formato que permite unir visão, som e movimento ao anúncio. Os vídeos podem ter duração de até 60 segundos;
– anúncio em carrossel: é possível incluir fotos e vídeos, utilizando o movimento para dar mais profundidade ao conteúdo;
– anúncio no Stories: nesse modelo, o anúncio é incluído no Instagram Stories, e pode ter o formato de foto ou vídeo. Após a publicação, o conteúdo também pode ser aproveitado para o feed do Instagram ou do Facebook.

Agora que você conferiu como o Instagram Ads funciona, veja quais são suas principais vantagens:

Maior engajamento nas redes sociais
De acordo com um levantamento realizado pela Socialbakers, o Instagram possui um engajamento quatro vezes maior que o Facebook. Ou seja, além de ter um ótimo alcance, a rede social ainda estimula os seguidores a curtirem e comentarem, trazendo um bom retorno para as marcas.

Segmentação do público-alvo
O Instagram Ads possui uma ótima segmentação de público-alvo, com direcionamentos precisos de acordo com a configuração da campanha. Isso faz com que a mensagem seja recebida por aquelas pessoas que realmente são potenciais clientes. É possível segmentar um anúncio por localização, interesses na rede social, dados demográficos, comportamento dentro e fora do Facebook e Instagram, entre outras categoriais.

Melhor visualização dos anúncios
Navegar pela timeline e se deparar com um anúncio nem sempre é interessante para o consumidor, não é mesmo? Para causar uma sensação mais positiva, é fundamental investir na criatividade. A variedade de formatos de anúncios do Instagram Ads deixa o conteúdo mais agradável de ser consumido.
Além disso, uma das principais vantagens de anunciar no Stories é que, por estar no topo da página, eles são um dos primeiros conteúdos consumidos quando o usuário acessa a rede social. Dessa forma, a probabilidade de o anúncio ser visualizado é maior.

Destaque da concorrência
O Instagram já possui mais de 2 milhões de anunciantes ativos no mundo. Esse dado mostra como as empresas estão cada vez mais cientes do poder de alcance dessa rede social. Caso você não esteja anunciando ainda, é bem provável que seu concorrente esteja, por isso, é importante investir nessa estratégia para não ficar atrás da concorrência. Apostar na criatividade é uma forma de se destacar nos anúncios e fortalecer a imagem da marca.

Confira algumas dicas para conseguir os melhores resultados com essa estratégia:

1. Faça um planejamento
O planejamento para o Instagram Ads consiste em definir qual o objetivo da empresa na campanha. Divulgação de um novo produto, mais acessos para o site, aumento do número de seguidores e fortalecimento da marca são alguns exemplos do que pode ser definido.
Caso o objetivo seja o branding, por exemplo, é interessante criar um anúncio de topo de funil, para atrair o público. Pode ser um vídeo com algumas dicas para os seguidores ou com um assunto relevante para a sua audiência. Já se a ideia é aumentar a conversão, o ideal é criar anúncios mais voltados para a oferta dos produtos, mas de forma sutil, é claro. Nesse caso, é necessário incluir o link de uma landing page ou página de contato, de preferência, com o layout responsivo.

2. Evite as métricas da vaidade
As métricas de vaidade são os números de curtidas, comentários e compartilhamentos de um post. Esses dados são importantes quando falamos de engajamento, mas se o objetivo é o aumento da conversão, eles não apontam os resultados concretos de uma campanha. Nesse caso, você precisa estar atento a outros tipos de métrica, como a Taxa de Conversão ou o ROI (retorno sobre o investimento).

3. Produza imagens de qualidade
O Instagram é uma rede social que se baseia nas imagens e, por isso, é importante dedicar atenção especial à qualidade do material. O primeiro passo para não errar na escolha é ficar atento ao formato exigido pela empresa. As imagens devem ser quadradas ou retangulares. Caso você inclua texto, o conteúdo não pode ultrapassar mais de 20% do tamanho da foto. Na hora de escolher um filtro, busque por aqueles que o seu público-alvo usaria. Também é importante definir um estilo para as fotos — não adianta postar algo muito formal se o perfil dos seus seguidores é mais descontraído, por exemplo.

4. Use hashtags
As hashtags são amplamente usadas no Instagram. Mais do que uma legenda para as fotos, elas servem como um filtro para localizar informações sobre os assuntos. Por exemplo: caso você tenha um e-commerce de petshop, pode incluir hashtags como #instapets #petsgram, #petlove, entre outras relacionadas ao tema.
Tendo isso em vista, faça uma rápida pesquisa das hashtags relacionadas ao seu negócio e conecte seu anúncio com as pessoas que possuem interesse em seus produtos/serviços.

5. Aproveite os temas em alta
As informações se atualizam muito rápido nas redes sociais, e é interessante aproveitar o “hype” para chamar a atenção do público. Algum assunto relacionado ao seu segmento teve destaque nas mídias sociais na semana? Aproveite para abordar o tema e direcionar as pessoas para o seu site. Anunciar no Instagram é uma maneira de alcançar o seu público-alvo em uma rede social cada vez mais atualizada e querida pelos usuários. Aproveite os vários tipos de anúncios para aumentar a visibilidade da sua marca e conquistar mais vendas!

Por: Guilherme Ferreira, Coordenador de Mídia na GhFly, agência referência em marketing digital.
E-mail: guilherme.ferreira@ghfly.com

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