Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Scroll to top

Top

Instituições financeiras investem em compliance

Instituições financeiras investem em compliance
11:00 am ,7 de setembro de 2018

Para atender às exigências da economia, política e mercado, as instituições financeiras estão buscando cada vez mais, nos últimos anos, por estruturas de GRC (Governança, Risco e Compliance). Visando amenizar os riscos relacionados ao setor, o Banco Central do Brasil, determinou a elaboração de um programa de compliance pelas instituições financeiras, por meio da Resolução 4.595 de 28 de agosto de 2017. A modalidade tem ganhado espaço principalmente entre as empresas que possuem relação com a administração pública, como aquelas que estão ligadas à gestão do crédito consignado.

Dados do Banco Central apontam que a carteira de operações de crédito consignado cresceu cerca de 30% nos últimos três anos e apresenta atualmente um montante superior a R$ 300 bilhões. O segmento voltado aos empréstimos para servidores públicos representa 57% desse montante.

Diante deste cenário de amadurecimento do mercado, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) desenvolveu um projeto de avaliação dos Portais de Gestão de Crédito Consignado por meio da contratação de uma empresa de consultoria, que executa a auditoria desde 2015. O objetivo é garantir os padrões de qualidade dos serviços prestados em dois grandes grupos: Tecnologia de Informação (TI) e Governança.

Em 2018, a auditoria foi realizada nas principais empresas ligadas ao seguimento de crédito consignado. Entre elas está a Neoconsig, que possui mais de 8 anos de experiência neste mercado e recebeu nota 9,7. Na avaliação anterior, realizada em 2016, a empresa recebeu nota 8,1. Um crescimento considerável em dois anos, que mostra aderência e conformidade nos processos junto às instituições. Entre os itens relacionados à Governança, a empresa cresceu 20,4 pontos. Já em questões relacionadas à TI, o aumento foi de 10,1.

Durante a auditoria, a Neoconsig mostrou a expertise da empresa em todas as pontas, com atendimento completo e de qualidade para bancos e servidores públicos, além de um sistema confiável, que garante a segurança nas operações do crédito consignado. “Foi uma auditoria minuciosa para cada um dos processos. Só na categoria Governança eram mais de 500 itens. O fato de a Neoconsig ter conquistado a nota 9,7 é extraordinário. Representa segurança absoluta para acionistas, bancos, convênios e principalmente para servidores públicos”, afirma o economista e diretor do grupo, Luiz Fernando Kasprik.

Entre os benefícios do projeto, também está o aumento da transparência das empresas avaliadas para as instituições do mercado financeiro e também para os funcionários públicos. Além disso, as empresas podem usar os resultados para melhorar ainda mais a qualidade dos processos realizados no setor.

Comentarios

Comentarios

Copyright © 2015 WEspanha. Todos os direitos reservados