Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Scroll to top

Top

Internet das coisas aliada na gestão de condomínios

Internet das coisas aliada na gestão de condomínios
16:00 pm ,1 de janeiro de 2019

A Internet das Coisas (IoT) vem se tornando cada vez mais recorrente no cotidiano de todo mundo, essa tecnologia que conecta objetos em rede, processa informações e executa tarefas sob o comando remoto do usuário, trabalha de forma 100% online e autônoma.

A tecnologia IoT já conta com recursos desenvolvidos para os nichos mais diversos. Dos muitos segmentos que podem se beneficiar o predial e residencial são uns dos mais destacados, pois a automação destes setores pode trazer segurança, redução de custos e praticidade a moradores e administradores de condomínios.

Mas como a tecnologia IoT pode auxiliar na Gestão de Condomínios? Vamos a alguns exemplos que na área comum do prédio geralmente é um problema, pois alguns moradores não respeitam regras de uso:

Exageram no consumo de água, gás e energia elétrica;
Não desligam as luzes externas;
Deixam portas abertas, facilitando a entrada de ladrões no condomínio.
Estas são algumas situações comuns em qualquer condomínio, e se dependerem de pessoas para monitorar estas questões pode dar muito trabalho, consumo de tempo, e claro gastos extras. É neste momento que os Equipamentos de Telemetria aliados a tecnologia IoT fazem toda a diferença para o síndico e o morador, já que, permitem que os objetos conectados a ele sejam monitorados de forma remota por um aplicativo no celular, sem precisar se deslocar até o local.

Assim, com os Equipamentos de Telemetria o síndico pode monitorar o nível do reservatório do prédio e saber se faltará água, podendo informar aos moradores sobre a necessidade de racionamento, ou tomar providências para reparo urgente. Também pode ser informado se existe consumo excessivo de gás e energia elétrica nas áreas comuns do prédio. Ou saber em tempo real do acionamento de sensores, para monitorar passagem de pessoas, abertura de portas e janelas, e até mesmo a temperatura sem sair do seu posto, sendo informado no celular através do aplicativo. Isso garante que o trabalho seja feito, o prédio se mantenha organizado e seguro, sem abrir mão da praticidade. Entre muitos outros exemplos que podem ser citados, tudo isso é possível com os Equipamentos de Telemetria baseado na tecnologia IoT.

De acordo com a pesquisa da Business Intelligence (BI), até 2020 existirão 34 bilhões de dispositivos em todo o mundo conectados à internet. Investir em equipamentos que desenvolvem soluções práticas e seguras é uma aposta certeira não apenas para o futuro que se aproxima, mas também em um presente que já se mostra valioso e cheio de opções úteis.

No seu condomínio já utilizam os Equipamentos de Telemetria?

Comentarios

Comentarios

Copyright © 2015 WEspanha. Todos os direitos reservados