Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Scroll to top

Top

Jeans: o indispensável no vestuário

Jeans: o indispensável no vestuário
14:23 pm ,21 de novembro de 2019

Por Henrique Kamizão

Democrático e quase sempre presente no street style, o jeans surge na cidade de Nimes, na França. Mas foi em Maryland, nos EUA, que a peça se tornou célebre. O jeans não foi criado por estilistas famosos, mas fabricado por um comerciante na tentativa de melhor utilizar o tecido de algodão sarjado, conhecido como ‘denim’, em referência ao local onde foi gerado, destinado à produção de lonas, para as quais já não havia mais mercado.

Em meados de 1850, no ápice da exploração do ouro, na Califórnia, os mineiros careciam de uniformes vigorosos e de alta durabilidade. O alemão Oscar Levi-Strauss teve a ideia de transformar o material, normalmente na coloração marrom, em calças confeccionadas com três bolsos, que eram fixados com tiras. O sucesso foi imediato! A peça era extremamente resistente, tão adequada para trabalhos pesados, que foi adotada também pelos trabalhadores rurais e ferroviários. A patente de sua criação foi concedida em 1873, e o comerciante morreu em 1902, deixando uma pequena fortuna.

Considerado uma peça básica, esportiva e de característica despojada, o jeans é acessível e democrático, e se faz presente em quase todos os closet mundo a fora. O denim começou a dar as caras a partir dos anos 70 nos desfiles, e logo em seguida, foi visto em celebridades do mundo fashion até chegar aos dias de hoje e se tornar um dos mais versáteis do vestuário. A paixão por peças jeans só aumenta e é difícil encontrar alguém que não use ao menos uma vez por semana alguma peça.

Na composição de um look é importante levar em conta o que você deseja refletir, seja no ambiente de trabalho, grupo de amigos e até mesmo nas ruas. Para as produções formais onde seu desejo é imprimir uma imagem mais “séria” e elegante, compor o jeans com uma camisa de botões e um scarpin é sem dúvidas uma combinação clássica e sofisticada. Para os looks informais, shorts, jaquetas e as calças mais moderninhas são ótimas opções para deixar o look super cool e esportivo.

O importante é ter consciência de qual jeans vai se encaixar ao seu estilo, por que ele se encaixa em todos os estilos. O jeans pode ser mais sério, em tons mais escuros, cortes retos, ou mais moderninho, com lavagem ácida, modelagem oversize e o tão conhecido jeans destroyed (detonado) entre outros modelos e lavagens que podemos encontrar.

O jeans é versátil, divertido e fácil de combinar, rechear o closet com peças jeans é uma ótima saída para não “errar” nas produções e ter a certeza que será bem aceito em qualquer grupo. Escolhas certas é se sentir bem dentro da sua própria personalidade.

Veja alguns exemplos na galeria de fotos:

Comentarios

Comentarios

Copyright © 2015 WEspanha. Todos os direitos reservados