Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Scroll to top

Top

Mangiare

Mangiare
17:00 pm ,6 de março de 2018

por Cinthia Felizali

Nada mais justo que dar uma pausa com os passeios e aproveitar para comer, ou melhor, “per mangiare”, como se diz na Itália. “Mangia che ti fa bene”, coma que te faz bem, algo que os italianos sempre dizem e mantêm seriamente essa cultura do amor pela comida, do prazer em comer bem e sentar-se à mesa.

Boa comida e uma boa música italiana parecem um bom roteiro para felicidade, concordam? Pois é, conheço um bom lugar para se comer bem e assistir a um show, onde os próprios garçons servem as mesas cantando clássicos italianos. O restaurante fica em Roma, anote aí “Le Terme del Colosseo”, como se trata de um restaurante pequeno é interessante reservar sua mesa antecipadamente.

fachada resta

A pizza Italiana é famosa, porque é boa de verdade. Dificilmente você erra quando pede uma pizza aqui na Itália. As massas são diferenciadas, leves e feitas artesanalmente na maioria das vezes. Até mesmo o recheio é leve, os tomates usados são maravilhosos e o azeite de oliva perfeito, dá o toque especial ao conjunto. Particularmente eu gosto de pedir a tradicional Margherita, ou alguma outra com presunto de parma (prosciutto crudo) e mozzarela de búfalo com manjericão. Recentemente fui até a cidade de Nápoles que é conhecida pelas pizzas (boas e baratas), claro que quis experimentar. A fama é justa, porque a pizza é maravilhosa. Minha indicação é uma pizzaria bem tradicional, chamada Gino Sorbillo que fica na Via Dei Tribunali. O movimento é grande e geralmente é necessário se pegar uma pequena fila de espera, mas como a pizza sai 5 minutos após o pedido não se espera muito por uma mesa.

pizza napoli

Amantes de nhoque (aqui é gnocchi) se preparem para devorar todo nhoque com molho e queijo do seu pratinho porque é “o melhor de toda vida”. Para se desfrutar dessa maravilha basta ir até a cidade de Florença e procurar pelo restaurante Caffè Bistrot, que fica na Piazza di San Firenze, n 11, este restaurante oferece dois tipos de nhoque, um com molho vermelho (recomendo-o) e outro com molho branco e pesto, ambos excelentes, mas sem dúvidas o com molho vermelho é melhor e a satisfação é garantida.

Pense em queijos, muitos queijos e presuntos maravilhosos, de todos os tipos e procedências. Essa parte de frios é maravilhosa. Eu tive um caso de amor com um queijinho cremoso que atende por Robiola e combina com quase tudo, por ser muito leve e gostoso. É muito fácil de se encontrar boas mercearias cheias de queijos, presuntos e afins, elas estão por toda parte na Itália. Ainda bem!!!

queji e presunto

1

Para quem adora uma boa padaria não pode deixar de conhecer a Antico Forno Roscioli, que é também ponto turístico de Roma, está por lá há décadas e fica na Via dei Chiavari, nº 34. Não saia sem antes experimentar o panettone ou chocottone do recinto, porque é maravilhoso e já foi até premiado. Os preços são ótimos e o lugar é muito bom para se lanchar. O movimento é grande, mas vale a pena esperar.

chocotone

2

Fechando com o gelato italiano, que é famoso em todo mundo por ser o melhor sorvete. Não sei como definir um gelato, mas arrisco em dizer que, um Magnum de doce de leite perde totalmente a graça depois de provar esse sorvete, o qual, é cremoso e consistente ao mesmo tempo e tem sabor e pedaços de verdade, não somente o aroma. Eu elegi a gelateria da Via Cavour, número 93, como melhor de Roma, após muitas pesquisas e testes por toda cidade. Anota ai… Gelateria S.M. Maggiore, ele fica em uma esquina e é bem pequena. O chocolate amargo (fondente) é mara. Não se faça de difícil e pegue logo o tamanho M ou G, depois basta subir toda via Cavour a pé que dá tudo certo.

gelato

O segredo é comer, andar, andar e amar.

Comentarios

Comentarios

Copyright © 2015 WEspanha. Todos os direitos reservados