Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Scroll to top

Top

Museu Municipal de Varginha recebe exposição “Janelas de Minas”

Museu Municipal de Varginha recebe exposição “Janelas de Minas”
16:20 pm ,22 de outubro de 2019

O Museu Municipal de Varginha recebe, a partir desta segunda-feira (21/10), a exposição “Janelas de Minas”, do fotógrafo varginhense Fagner Martins. Ele buscou retratar em 28 fotos parte da cultura mineira, com o registro de várias janelas, desde as famosas cidades históricas, como Ouro Preto, e também de cidades e distritos no Sul de Minas e Zona da Mata, como Piacatuba, Carrancas, Ibitipoca e Varginha.

“Viajar e explorar sempre foram uma paixão. Foi um grande prazer conhecer cada pedaço deste estado tão rico que é Minas Gerais e olhar a arquitetura, os detalhes das cidades por onde passei. Muitas pessoas não veem um valor histórico ou admiração nas janelas, portas e outros pequenos detalhes, como os trincos, batentes, a madeira e as cores presentes na arquitetura colonial mineira”, relata Fagner Martins.

De acordo com o fotógrafo, por mais que haja influência da arquitetura portuguesa, em Minas Gerais uma das características é a ausência de azulejos nas fachadas, tão típicos em Portugal. Isso aconteceu devido a distância entre o litoral e as montanhas de mineiras. O material era muito frágil e com o transporte da época, os azulejos sempre quebravam.

A visitação poderá ser feita de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. O Museu Municipal de Varginha está localizado na Praça Governador Benedito Valadares, 141 – Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo (35) 3690-2716. Todas as fotos da exposição poderão ser adquiridas, com uma reserva. Ao término no dia 14/11, serão entregues aos compradores.

Olhar sobre paisagens, arquitetura e fotojornalismo

Fagner Martins é mineiro de Varginha, nascido em 1986. Formado em Publicidade e Propaganda, começou o trabalho com a fotografia há mais de cinco anos. Com um trabalho promissor, é uma das revelações da nova geração de fotógrafos, que dialogam com o novo, inspirados pela história. Com eximia qualidade técnica e olhar cuidadoso, ele traz em suas obras principalmente paisagens, arquitetura e fotojornalismo.

Foi premiado em 1º lugar no concurso 24h realizado pela multinacional Motorola, em 2013, e também em 1º lugar no concurso Canon Brasil, em 2018. Participou ainda de várias publicações na Revista National Geographic Brasil

Dentre as exposições que organizou estão a “Mostra 24h”, junto com o fotógrafo Bob Wolfenson, realizada em São Paulo/SP no ano de 2013; o Projeto Memórias de uma Vida em Poços de Caldas/MG em 2018; e Rio da Luz, um lugar de encantamentos, na cidade de Jaraguá do Sul/SC em 2019.

Fonte: ASCOM Fundação Cultural

Comentarios

Comentarios

Copyright © 2015 WEspanha. Todos os direitos reservados