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Parcerias com outros empreendedores enriquecem os negócios

Parcerias com outros empreendedores enriquecem os negócios
14:00 pm ,22 de março de 2018

É comum encontrar no mundo corporativo a concepção errônea de que todos os negócios competem um com os outros. Na realidade, os setores de atuação funcionam mais como uma rede de apoio mútuo do que como um campo de batalha. Por isso, para que um negócio tenha sucesso, é essencial criar parcerias. Elas ajudam a assegurar melhores condições com os fornecedores, explorar diferentes públicos em potencial e até mesmo a criar uma rede de comunicações eficiente e benéfica para todos.

É possível tomar como exemplos os profissionais liberais especializados: um arquiteto especialista em prédios comerciais, por exemplo, pode encaminhar um cliente que precisa de um projeto residencial para um colega de profissão que lide com esse público. Da mesma forma, muitos negócios podem explorar nichos diferentes no mesmo setor. Além disso, ao oferecer serviços complementares, diferentes negócios podem explorar o mesmo nicho de maneira harmônica.

Outro exemplo claro de parcerias que são essenciais para o desenvolvimento das empresas são os relacionamentos com os fornecedores. Contar com empresas sérias e dedicadas ao setor para disponibilizar material, seja ele matéria prima ou produtos para venda em varejo, é fundamental. “Nenhuma empresa consegue funcionar de maneira totalmente independente”, constata Camila T. Eskenazi Hakim, sócia da Gráfica Eskenazi (https://www.LojaGraficaEskenazi.com.br/). “Por exemplo, na Eskenazi contamos com pátio de impressão próprio. No entanto, dependemos de fornecedores para conseguir o papel de melhor qualidade por um preço que possibilite um valor final competitivo, serviços de manutenção para as máquinas, entre outros”, explica.

Empresas que realizam parcerias com outros atuadores em seu setor normalmente conseguem crescer mais e com maior velocidade. Mesmo competidores diretos podem estabelecer parcerias muito lucrativas.
Exemplos de como parcerias podem ajudar os negócios envolvidos

É possível listar diversas modalidades de parcerias que são comumente feitas entre negócios do mesmo setor e de setores complementares:

· Eventos temáticos com a participação de diversas empresas de um nicho, como festivais de comida, rotas de entretenimento ou promoções coletivas;
· Parceria com fornecedores para garantir a redução dos custos com estoque, além da promoção de matéria prima de qualidade;
· Parcerias relacionadas a indicação entre profissionais liberais especializados, buscando ampliar a rede de contatos na área e gerar oportunidades mútuas;
· Parcerias com consultorias em diversas áreas, como marketing ou segurança da informação, para garantir serviços especializados sem aumentar o custo para pequenos negócios;
· Parceria com gráficas e agências de marketing, para garantir a produção de material de divulgação de qualidade;
· Parcerias com negócios de setores complementares que podem ajudar na divulgação e realizar indicações. Por exemplo, lojas com produtos diferentes mas frequentadas pelo mesmo público-alvo, onde é possível deixar cartões de visitas ou flyers , a fim de captar novos clientes;
· Parcerias com o setor de entretenimento e turismo para oferecer vantagens para clientes frequentes, como ingressos para o cinema, shows ou milhas de viagem;
· Parcerias com influenciadores do setor na web para crescer a influência da marca e captar novos clientes;

E esses são apenas alguns exemplos. Realizar parcerias é uma prática centenária no mundo dos negócios, por um bom motivo: é sempre muito vantajoso para todas as partes envolvidas. Afinal, as empresas devem se ajudar mutuamente. Uma precisa da outra para alcançar o máximo do seu potencial. Sem fornecedores e sem as redes de comunicação, nenhum empreendedor consegue se manter no mercado. É um fator decisivo para negócios de qualquer segmento.

As parcerias garantem que o negócio tenha possibilidades de expandir. Não apenas devido à necessidade de estar em consenso com fornecedores de matéria prima e serviços. No mundo atual, onde existem inúmeras empresas em cada setor, além dos gigantes multinacionais que parecem não poder ser superados, é importante que os pequenos empreendedores aprendam a se ajudar.

Através de eventos, indicações mútuas e oferta de produtos complementares, é possível fortalecer o setor e os negócios que fazem parte dele. Como um ecossistema, a área como um todo funciona melhor quando seus componentes estão em harmonia.

Sobre a gráfica Eskenazi

A Gráfica Eskenazi está no mercado há 60 anos. Atualmente, atende também pela internet, com um serviço de gráfica online rápido, extremamente acessível e que teve a conveniência do cliente como principal inspiração. Saiba mais: www.LojaGraficaEskenazi.com.br.

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