Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Scroll to top

Top

Por que a escovação não elimina a cárie?

Por que a escovação não elimina a cárie?
11:00 am ,24 de agosto de 2018

Uma boa escovação dos dentes e higiene bucal é essencial para evitar o surgimento de problemas envolvendo o nosso sorriso e saúde bucal, como a cárie. No entanto, uma vez que ela já exista, não adianta ficar escovando os dentes com toda força, que isso não vai fazer com que suma. Na verdade, isso pode até mesmo causar outros problemas, como machucar a sua gengiva. Entenda como acontece a formação da lesão cariosa, e de que forma você deve lidar com ela, nas palavras da especialista em patologia bucal Dulce Cabelho.

PREVENÇÃO É SEMPRE O MELHOR REMÉDIO
Quando se trata de saúde, prevenir é sempre melhor do que remediar. O mesmo vale para o caso das cáries. Existem alguns cuidados que podem evitar o surgimento desse quadro. Higiene bucal constante, incluindo escovação após as refeições, e uso diário do fio dental são algumas atitudes necessárias. “Além disso, deve-se manter uma dieta balanceada, rica em frutas e verduras e com diminuição de agentes cariogênicos, que são promotores do aumento na formação de placa bacteriana ou biofilme, e consequentemente de cárie dental”, afirma ela.

QUAIS FATORES INFLUENCIAM NA INSTALAÇÃO DA CÁRIE?
Esse quadro pode apresentar diferentes causas, que, normalmente combinadas, levam à doença. “A etiologia da cárie é multifatorial o que inclui o fator genético, dieta rica em açúcar e carboidrato e ausência ou higiene bucal precária”, explica a profissional. Esses fatores levam, portanto, ao surgimento da doença. “A presença de biofilme bacteriano associado à dieta rica cariogênica promove a formação de ácidos pela diminuição do pH bucal, que são responsáveis pela desmineralização do esmalte, em especial, o ácido lático”, afirma ela.

POR QUE A ESCOVAÇÃO NÃO CONSEGUE ELIMINAR A CÁRIE?
Escovar bem os dentes após as refeições deve ser parte do processo de prevenção contra a cárie, além de outros problemas bucais. No entanto, uma vez que esse quadro está instalado, a escovação não é capaz de eliminá-lo. Isso acontece porque o esmalte do dente já está comprometido. “Se a desmineralização do esmalte já estiver instalada, a escovação não promove a remineralização”, esclarece Dulce.

COMO É POSSÍVEL ACABAR COM O PROBLEMA?
Para acabar com o problema, uma vez que ele já existe, é necessário o auxílio de um profissional. “A cárie só será eliminada pelo cirurgião-dentista através de tratamentos odontológicos invasivos ou minimamente invasivos, dependendo da extensão da doença”, diz ela. Por isso é importante começar a tratar o problema o mais rápido possível, antes que o quadro se agrave e complique a recuperação, tornando até mesmo mais dolorosa.

Consulte seu dentista e lembre-se, a prevenção é a melhor forma de tratar qualquer coisa. Este texto é uma recomendação da Dra. Juliana Comunian. Agende uma consulta:

Dra. Juliana Comunian
(35) 3221-6897
Rua Alberto Cabre, 63, Vila Pinto – Varginha/MG

Fonte: Sorrisologia

Comentarios

Comentarios

Copyright © 2015 WEspanha. Todos os direitos reservados