Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Scroll to top

Top

Qual a diferença entre drink, coquetel e batida?

Qual a diferença entre drink, coquetel e batida?
17:00 pm ,3 de agosto de 2018

Hoje é sexta, e já estava planejando mais essa matéria para vocês! Hoje vou passar um pouco mais de conhecimento de bar para vocês. Durante os eventos que realizamos, por muitas vezes, vemos os convidados pedindo as bebidas com as nomenclaturas erradas. Então agora vocês vão aprender um pouco mais e na próxima vez que pedir uma bebida você saberá o que realmente pedir.

Nós brasileiros, generalizamos muitas coisas e com bebidas não seria diferente, por isso a importância deste post. Para muitos, a denominação Drink, ou até mesmo Batida serve pra qualquer bebida misturada com outro ingrediente, mas a mixologia vai muito além disso. Então vamos lá, vou escrever a definição de cada um para facilitar a compreensão.

O que é um drink?
Os drinks são compostos, na maioria das vezes, por dois ingredientes, não podendo passar de três. Em um drink existe uma base e um ou dois complementos. O drink não precisa ser alcoólico, apesar de parecer um tanto conflitante com o que ouvimos diariamente, imagine você ir ao bar com seus amigos e falar “vou pegar um drink”. Ao voltar à mesa chega com uma Coca-Cola e Gelo ou um Suco com Gelo. Acredite, ambos são Drinks!

1

Este é o Bellini, um drink que tem como base o espumante e o seu complemento é o purê de pêssego. Ele possui uma preparação rápida e basta apenas colocar os dois em uma taça e servir.

O que é um coquetel?
Quando se trata dos coquetéis, eles possuem uma elaboração mais complexa, podem levar diversos componentes como destilados, licores, sucos, frutas e etc.

Três técnicas para preparar o seu Coquetel:

Cabe aqui mencionar que abaixo estão apenas as descrições básicas de cada técnica.
• Batidos: Composição de difícil mistura, por serem de diferentes densidades, formas e composições, sendo necessário macerar e bate-los para homogeneizar de maneira mais eficiente a mistura. Para tal usa-se um macerador e uma coqueteleira. A nossa famosa caipirinha é um exemplo de um coquetel batido.

• Mexidos: São bebidas de fácil mistura, onde as densidades das bebidas são parecidas, bastando apenas mexe-los para se tornarem homogêneos. O coquetel mexido deve ser preparado no próprio copo e utilize uma bailarina para mistura-las. O Aperol Spritz, um dos coquetéis mais em alta na atualidade, é um exemplo para esta categoria.

• Montados: Estes coquetéis possuem em sua composição ingredientes de densidades diferentes. Estes coquetéis são preparados nos próprios copos onde serão servidos na hora. São bebidas com visuais mais exóticos, criando assim um visual mais bonito. Seus componentes devem ser colocados um a um no copo ou taça, um exemplo é o Coquetel Sex on The Beach.

2

Este é o nosso coquetel Tropical, fizemos algumas alterações da receita original, mas em sua composição possui Licor de Laranja (Blue Curaçau, Cachaça de Rapadura, Limão, Açúcar e Água com Gás.

O que é uma batida?
A batida é uma variação de coquetel, mas para se caracterizar como uma batida é fundamental uma base alcoólica ou sem álcool, um sabor de fruta e um componente cremoso, como sorvete, leite condensado, creme de leite, mel, etc. Outra característica da batida é a utilização do liquidificador, bastando apenas bater tudo até obter uma mistura homogênea.

3

Essa é a batida de morango, que possui morango, gelo, leite condensado, e uma bebida alcoólica como a vodka, rum ou cachaça. Basta apenas colocar todos os ingredientes no liquidificador e se deliciar, com moderação, sempre!

Comentarios

Comentarios

Copyright © 2015 WEspanha. Todos os direitos reservados