Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Scroll to top

Top

Sebrae Minas recebe comitiva de empresários para missão técnica em Santa Rita

Sebrae Minas recebe comitiva de empresários para missão técnica em Santa Rita
11:24 am ,6 de setembro de 2018

Uma comitiva formada por 35 empresários e executivos do segmento de inovação e tecnologia da cidade de Maringá/PR, e representantes do Sebrae das cidades de Brasília/ DF, Campinas/ SP, São Paulo/ SP, além dos municípios mineiros de Uberaba e Uberlândia, chega a Santa Rita do Sapucaí na próxima quinta-feira, 6 de setembro, para conhecer o ecossistema de inovação do Vale da Eletrônica, no Sul do estado. Liderados pelo Sebrae Minas, o grupo vai passar dois dias na cidade em uma imersão de empreendedorismo e inovação.

A missão técnica visa proporcionar aos empresários a oportunidade de conhecer os novos modelos de inovação e as tecnologias que estão sendo usadas nas empresas do município, com troca de experiências e networking. Durante a missão o grupo realizará visitas técnicas entre os principais atores que fazem com que o ecossistema de inovação de Santa Rita do Sapucaí seja destaque dentro e fora do país.

“Levaremos os empresários para vistas e reuniões com os principais parceiros que, em conjunto com o Sebrae Minas, fomentam o empreendedorismo na cidade. Será uma excelente oportunidade de conhecerem diferentes modelos de incubadoras tecnológicas e toda a ambiência do ecossistema de inovação em Santa Rita do Sapucaí. O grupo terá, ainda, a chance de participar de bate-papos com profissionais que se destacam em promover a inovação e de conhecer cases inspiradores sobre novas possibilidades e ideais”, avalia o analista do Sebrae Minas na microrregião do Vale da Eletrônica, Luiz Carlos Caldeira Junior.

Entre os locais a serem visitados pela comitiva estão a Escola Técnica de Eletrônica (ETE), para conhecerem a história de Santa Rita do Sapucaí; a Incubadora Municipal de Santa Rita do Sapucaí (Prointec), onde saberão quais ações são realizadas pelo município para o surgimento de novos negócios e como é o funcionamento do condomínio de empresas; o Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares do Vale da Eletrônica (Sindvel), para conhecer sobre o perfil do empreendedor da cidade, o número de empregos gerados e a representatividade do ecossistema local no estado e no país; a incubadora do Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação (FAI), para saber sobre os processos de incubação da instituição de ensino; o Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), onde poderão conhecer todos os processos, desde a ideação até a pré-aceleração das startups, além das atividades realizadas no centro de competências da universidade. Para fechar as visitas, os empresários se reunirão com o Sebrae Minas para entender como as ações realizadas pela instituição convergem com as iniciativas do território e qual a importância do Sebrae Minas no fomento e atuação do empreendedorismo e inovação.

“Durante os dois dias de trabalho, o grupo estará imerso no polo tecnológico que é referência mundial, tendo a oportunidade de importar conhecimento para aplicar em seus negócios. Os executivos terão a oportunidade de vivenciar a cultura do Vale da Eletrônica e participar de ações que permeiam a profissionalização de processos de gestão, discutindo novas técnicas, tendências e ferramentas de gestão aplicáveis ao cotidiano empresarial do segmento”, afirma o gerente da Regional Sul do Sebrae Minas, Rodrigo Ribeiro Pereira.

Após as visitas técnicas, a comitiva participará de atividades no Hack Town, um festival de inovação, criatividade e tecnologia que ocorre de 6 a 9 de setembro, em Santa Rita do Sapucaí.

Sebrae Minas no Hack Town 2018
O Sebrae Minas é um dos parceiros na organização de mais uma edição do Hack Town. Com o objetivo de fomentar a inovação no Sul de Minas e apresentar o investimento anjo, será montado o Espaço Sebrae – local dedicado ao empreendedorismo, startups, inovação e economia criativa. A iniciativa será realizada na Cafeteria do Caruso (Praça Santa Rita, 88 – Centro), com atividades no dia 8 de setembro, das 8h30 às 18h30, para os participantes do festival.

No espaço serão promovidos debates e palestras sobre empreendedorismo e inovação: O investimento anjo no Brasil (o que é, como funciona, quais os riscos, possibilidades e benefícios); Investidas pelos Anjos do Brasil no Sul de Minas (apresentação de empresas que recebem investimento anjo); Passo a passo (simulação de investimento anjo, apresentação de pitchs e dicas relevantes sobre modelos de negócios); Economia comportamental e o Marketing (os efeitos de fatores psicológicos, sociais, cognitivos, emocionais e de fatores econômicos nas decisões de indivíduos e das corporações); Sustentabilidade nas empresas de tecnologia (apresentação das principais soluções para trazer equilíbrio sustentável para as empresas); Empreender é fácil. Difícil é se manter empreendendo (conversa sobre a realidade do que é empreender, dos desafios e fracassos, e como driblar todas essas dificuldades para se manter no caminho e alcançar seus sonhos e objetivos) e Cervejas Artesanais (conceitos importantes, como o que define cerveja e o que a torna artesanal, além de um panorama do setor no Brasil).

O Hack Town é um evento inspirado no norte-americano SxSW promovido em Austin, no Texas (USA). Durante os quatro dias de evento, as palestras e workshops acontecem simultaneamente em locais intimistas como bares, restaurantes e salas de aula, e os participantes montam sua grade com o que interessa na programação do festival.

Comentarios

Comentarios

Copyright © 2015 WEspanha. Todos os direitos reservados