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SEO se tornou uma ferramenta importante para o e-commerce

SEO se tornou uma ferramenta importante para o e-commerce
14:00 pm ,31 de maio de 2018

De acordo com estudo realizado no ano passado pela Internet Marketing Ninjas sobre Cliques Orgânicos do Google, os sites que apareciam bem colocados na primeira página de busca ganhavam em média 21% dos cliques (primeiro lugar), 10% (segundo lugar) e 7% (terceiro lugar). Isso significa que, quando mais próximo ao topo, maior a chance de tráfego para a loja virtual e, consequentemente, mais vendas.

Uma das principais características que concebem o marketing é criar e solucionar questões, porém, uma difícil pergunta que paira sobre os gestores e analistas dessa área (assim como nos diversos segmentos do e-commerce) há um bom tempo diz respeito a como fazer com que um determinado site apareça no topo das buscas.

Buscando resposta para essa e outras perguntas, cada vez mais os estudiosos de marketing falam em SEO (Search Engine Optimization), que consiste em uma série de ações que permitem a um site ser reconhecido durante uma pesquisa como relevante para determinado assunto, de forma a deixá-lo melhor colocado no ranking, ou seja, permitindo que o mesmo apareça na primeira página do Google ou, ainda melhor, entre as primeiras colocações e, com isso, elevar o número de cliques.

Importância do SEO
Para as lojas virtuais, que dependem de vendas online para sobreviver, o SEO é ainda mais importante, visto que o sucesso dessas lojas depende exclusivamente de sua abrangência online. É claro que, no mundo do e-commerce, existem diversas formas de atingir um público-alvo em potencial, porém, o mecanismo de buscas através do Google é, sem sombra de dúvidas, o mais utilizado em todo o mundo, e quem acessa uma determinada página através da busca geralmente já possui interesse em comprar.

O SEO não é uma ciência exata, uma vez que o Google considera inúmeros fatores para ranqueamento, e seu algoritmo está em constante transformação, sendo sempre crucial a presença de conteúdo autêntico e relevante. É comum encontrar afirmações e dicas de SEO para sites e lojas virtuais, mas nem tudo é exequível se não for utilizada uma plataforma de e-commerce correta, comprometida com a indexação orgânica. É preciso buscar os meios certos para que o site seja encontrado primeiro nos resultados de busca.

Mecanismos de SEO
São variáveis como título, descrição, criação de URL, fotos, personalização de heading tags, arquitetura do site (usabilidade, link building e breadcrumbs), velocidade de carregamento, microdatas (Schema), liberdade para categorização de produtos, possibilidade de criação de filtros de busca avançados, utilização da tag canonical para evitar duplicação de conteúdo, versão da loja virtual dedicada o mobile, redirecionamento 301, sistema de avaliação de compradores, vinculação de um blog à loja virtual, entre outros.

O mais importante é compreender que o mecanismo de busca quer sempre entregar o usuário o melhor resultado (com conteúdo de qualidade) ao usuário, o que significa uma página relevante, autêntica e que proporcione uma boa experiência para quem acessar o site.

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