Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Scroll to top

Top

Sistema Ocemg lança 6º ciclo do PDGC para cooperativistas

Sistema Ocemg lança 6º ciclo do PDGC para cooperativistas
14:00 pm ,28 de fevereiro de 2018

Cerca de 400 pessoas compareceram, nesta quarta-feira (21/02), no Espaço de Eventos Unimed-BH, em Belo Horizonte, para acompanharem a programação de Lançamento do 6º Ciclo do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC).

Promovido anualmente pelo Sistema Ocemg, o evento marca o início dos trabalhos das cooperativas em relação ao programa e busca estimular dirigentes e gestores a adotarem estratégias de promoção da excelência da gestão.

O presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, frisou a grande adesão das cooperativas mineiras ao programa desde o seu início, em 2013, incentivando que haja o aumento dessa participação em 2018. “É preciso que todos vocês que estão aqui espontaneamente sejam agentes de difusão do cooperativismo. O PDGC mostra para a sociedade brasileira que nós, cooperativistas, cuidamos da forma correta de administrar nosso bem coletivo”, disse.

Propondo a reflexão sobre os ciclos anteriores e uma preparação para este que se inicia, a gerente geral do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), Karla Oliveira, incentivou o público presente. “Diante do cenário atual e das conquistas de cada cooperativa, a busca por modelos inovadores e por melhoria contínua deve estar na pauta constante dos líderes cooperativistas”, ressaltou.

Monitoramento e acompanhamento

O lançamento do 6º Ciclo do PDGC dá início a uma série de ações do Sistema Ocemg visando trabalhar em conjunto com as cooperativas do Estado na busca pela excelência. Somente em 2017, foram realizadas cerca de 100 visitas técnicas do programa, somando mais de 500 horas trabalhadas, englobando ainda workshops e cursos relativos ao programa.

Segundo o superintendente da organização, Alexandre Gatti, para este ano, estão previstos 18 workshops. “Acreditamos que os resultados do PDGC são uma conquista coletiva”, finalizou.

Novos conhecimentos

Os grandes atrativos do evento foram as palestras e debates ao longo do dia. No período da manhã, o público ouviu as palavras da professora da Fundação Dom Cabral e pós-doutoranda em neurociência, Solange Mata Machado, que falou sobre os impactos das novas tecnologias no mundo corporativo, o hairstylist, barbeiro e empreendedor belorizontino Elias Torres e o mestre em Psicologia, coaching executivo e consultor em gestão estratégica e desenvolvimento de pessoas, Otávio Grossi.

Em explanação sobre o termo Mundo VUCA – que significa Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade, Solange fez um paralelo do conceito com o segmento cooperativista. “As transformações desse momento que estamos vivendo no Mundo VUCA vão copiar o cooperativismo. Vocês, com investimento em inovações, estão com a chave nas mãos para a criação de um mundo mais sustentável”, afirmou.

Elias narrou sua trajetória como um adolescente que decidiu seguir a carreira do pai e, a partir da decisão de empreender, criou uma rede de barbearias conceito, tornou-se consultor na área e lançou uma linha de produtos cosméticos. “Para ter sucesso como empreendedor, é preciso fazer diferente. Quando abri minha barbearia, não havia nenhuma outra com proposta semelhante em Belo Horizonte. Hoje, são 50 estabelecimentos do tipo na cidade e 50 mil no Brasil”, disse.

Já Grossi falou sobre a valorização pessoal, lembrando que o gestor deve estar atento ao seu quadro funcional. “Se você não conhece de pessoas, não está por dentro de 80% do seu empreendimento”, alertou.

À tarde, o jornalista e âncora do Jornal da CBN Milton Jung recebeu a conferencista Jô Lima, cuja atuação é focada em temas de gestão de equipes e liderança; o economista e comentarista semanal do Jornal Record News, do portal R7 e Infomoney Richard Rytenband; e o economista, escritor e sócio-fundador da ZenEconomics Luis Fernando Roxo.

Falando sobre resiliência e como se portar em momentos de crise, Jô reforçou o papel do líder perante seus colaboradores. “Para grandes êxitos, só trabalhando em equipe. Quando temos um time com autoestima elevada, os resultados e o senso de entrega são melhores. Portanto, aproxime-se da sua equipe para crescer”, ressaltou.
Por fim, o consultor César Souza, considerado um dos principais experts brasileiros em Estratégia, Liderança, Cultura da Clientividade e Empreendedorismo, ministrou a palestra “Inovação para Resultados”.

Comentarios

Comentarios

Copyright © 2015 WEspanha. Todos os direitos reservados