Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Scroll to top

Top

Um acessório elegante em qualquer estação: Chapéu!

Um acessório elegante em qualquer estação: Chapéu!
17:30 pm ,15 de outubro de 2015

por Andrea Fraguas

Chapéu é um acessório que nos anos 20, 30 e 40 era quase que obrigatório para homens e mulheres, que pouco a pouco foram deixando de usar, limitando ao círculo da realeza e ocasiões especiais, como por exemplo casamentos. Atualmente, porém, a presença de chapéus nas passarelas da moda e casamentos reais. Eu particularmente gosto muito desse acessório, mas que não é para qualquer pessoa, tem gente que não se sente confortável com a presença deles sobre suas cabeças, então, melhor não usar, se não é da sua natureza, opte por um belo penteado.

Porém, em certos casos, o uso do chapéu vai além da questão de elegância, é uma questão quase que de sobrevivência em países onde o frio é rígido. Quando os dias são muito frios o chapéus deixam de ser um simples acessório e passa a ser uma peça do vestuário que esquenta nossa cabeça e protege nossos ouvidos do vento gelado. Em países tropicais como no Brasil, ele ajuda a nos proteger do sol, que pode trazer tantos danos a nossa pele. O brasileiro não tem tanto costume de fazer uso do mesmo, sendo mais utilizado nos momentos de lazer, como quando vai a praia ou realizar esportes ao ar livre.

Existem os mais variados modelos, feitos dos mais diversos materiais como pele, feltro, lã, palha, tecido, o que não falta é opção. Atualmente, o modelo Fedora é muito usado e é extremamente charmoso, tanto para mulheres quanto para homens. Fedora é o nome de um filme de Victorien Sardou, escrito por Sarah Bernhardt, cuja a protagonista do filme usava o modelo desse chapéu.

Veja que tipo de chapéu combina com seu rosto.

Rosto Oval: Chapéu com aba e copa proporcionais. Neste rosto, um chapéu desproporcional dá a impressão dele ser muito grande em relação ao rosto da pessoa que o usa.

Rosto Triangular : Chapéu com aba e copa menores, combinando com a proporcionalidade do rosto triangular.

Rosto Alongado: Chapéu com copa média e baixa. Copa alta ou muito alta, não são indicadas. Além de não ficar adequado por causa da altura que atinge o chapéu, ele não fica bem justo e nem bem fixo sobre a cabeça da pessoa.

Rosto Quadrado: Chapéu com copa alta e aba mais larga. A pessoa com essa característica costuma ter o rosto um pouco menor verticalmente e um pouco maior horizontalmente. Por isso, um chapéu com copa média ou média-alta, e abas maiores é o ideal. Chapéus com abas menores e copa pequena podem ficar apertados.

Rosto redondo: Chapéu com copa média ou alta e aba proporcional.

Algumas regrinhas básicas para você usar seu chapéu com muita classe:

O chapéu é para ser utilizado de dia. Ou seja, enquanto a luz do sol ainda raiar. Então lembre-se: casamentos realizados após as 17:00 horas não permitem a utilização do chapéu. É interessante procurar saber se a noiva irá se casar de chapéu, porque nesse caso, o chapéu é vedado aos convidados e madrinhas;

À mesa, indoors ou outdoors é de bom tom não usar chapéu ou qualquer headwear. A não ser que se esteja almoçando outdoors sob sol escaldante. Gente, isso vale para bonés também;

Em algumas religiões, dentro de seus templos, a cabeça é coberta, como na judaica, onde os homens fazem uso do yarmulke. Mas saibam que em igrejas católicas, o uso do chapéu por homens não é bem-vindo, ele é até desrespeitoso.

As mulheres podem permanecer com o acessório praticamente em todos os lugares e ocasiões, sobretudo quando levam chapéus que fazem parte do penteado por meio de fivelas, grampos ou outros elementos, porém, homens e mulheres devem retirar seus chapéus quando se toca o hino nacional ou perante autoridades eclesiásticas.

Andrea Fraguas, consultora de imagem e estilo, certificada pelo FIT-NY. Minha missão é ajudar as pessoas a sentirem bem com sua imagem pessoal.

Comentarios

Comentarios

Copyright © 2015 WEspanha. Todos os direitos reservados