Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Scroll to top

Top

Você conhece o saquê?

Você conhece o saquê?
15:00 pm ,17 de agosto de 2018

por Eduardo Fráguas

Não dá para pensar em gastronomia japonesa sem lembrar do arroz, né? O cereal é a base da alimentação nipônica. O país possui condições climáticas ideais para o cultivo do arroz e estudos indicam que a sua introdução no cardápio data de mais de 3 mil anos. O grão é tão importante para a cultura japonesa que houve um período em que era tão precioso que servia como pagamento de impostos e também como pagamento aos samurais. Desde então, o arroz é considerado como um bem inestimável, tanto que até hoje é realizado, no Palácio Imperial, o Niinamesai, cerimônia em agradecimento pela boa colheita. Para simbolizar esse mesmo sentimento de gratidão entre o povo, o dia 23 de novembro foi instituído como Dia de Ação de Graça pelo Trabalho.

Por que, afinal, estamos falando em arroz quando o tema é saquê? Simples, a bebida tradicional japonesa não podia ter outro ingrediente, não é? Saquê é, basicamente, arroz fermentado na água. Há dois tipos: o Karakuchizakê (saquê seco com teor alcoólico acima de 2 graus) e o Amakuchizakê (saquê doce).

Os primeiros registros da bebida em seu país de origem são do século 8, mas a popularização aconteceu no século 18. No Brasil, o vinho de arroz chegou na bagagem dos primeiros imigrantes japoneses, no navio Kasato Maru, em 1908. Importar a bebida, no entanto, era muito caro e os pioneiros não se acostumavam com a cachaça brasileira, que possui um teor alcolico mais elevado que o saquê.

Em 1935, Hisaya Iwasaki abriu a primeira fábrica brasileira de saquê, a Tozan, que produz até hoje o saquê Kirin. De lá para cá, outras marcas surgiram, popularizando a bebida que, geralmente, acompanha sushis e sashimis.

2

Aqui no Brasil foram feitas algumas adaptações na hora do consumo. O saquê tradicional é servido em temperatura ambiente, mas os brasileiros possuem a preferência pela versão gelada, com sal na borda do massu (copo quadrado de madeira), ou pelas famosas saquerinhas feitas com varias opções de frutas, onde as mais famosas são de morango e kiwi.

Comentarios

Comentarios

Copyright © 2015 WEspanha. Todos os direitos reservados