Como o mercado de roupas infantis reagiu a pandemia

É importante conhecer os hábitos de compra dos franceses para seus filhos, para poder entender as necessidades e desejos das crianças e de seus pais. Aqui estão algumas figuras-chave da infância e da juventude em 2021 para ajudá-lo a ver com mais clareza. Essas tendências permitem que você encontre seu lugar no mercado e adapte seu marketing e comunicação.

NÚMEROS E TENDÊNCIAS DO PRONTO-A-VESTIR INFANTIL

Nos Estados Unidos, o mercado de moda infantil foi estimado em US $ 60 bilhões em 2018. Segundo a Global Industry Analysts, Inc (GIA), ele alcançaria 76,4 bilhões em 2024. O mercado de roupas de bebê nacional também aumentou consideravelmente no período.

O mercado de pronto-a-vestir infantil na França movimentou 1,8 bilhão de euros em 2018, ou 18% do mercado geral de roupas.
Estima-se em cerca de 700 euros as despesas incorridas por uma criança num ano. Na verdade, os pais devem renovar constantemente as roupas de seus filhos, que crescem muito rapidamente. Prova disso é que durante o bloqueio de abril de 2021, as lojas de roupas e as prateleiras dos supermercados tiveram que fechar, exceto a seção infantil, que poderia permanecer aberta.

Existem diversos players no mercado de pronto-a-vestir infantil.

  • 31% do market share é detido por marcas especializadas como Jacadi, Petit Bateau, Okaidi, Orchestra, etc.
  • 60% das famílias tendem a consumir em marcas mais generalistas, onde os preços são mais baratos como Gémo ou Kiabi.
  • A distribuição em grande escala também encontra seu lugar entre os dois. As roupas são mais acessíveis do que em lojas especializadas, mas geralmente de melhor qualidade do que em lojas de baixo custo.
  • A Internet é, obviamente, um modo de compra que está explodindo especialmente em 2021, na época da avareza.

Vimos novas tendências surgirem no mercado de roupas, como as compras de segunda mão, em grande parte impulsionadas por plataformas de Internet como as moedas Vinted e Le Bon. Atenção agora é dada às roupas feitas com tecidos orgânicos, e aos produtos de higiene ecológica, como fraldas, por exemplo.

O DECLÍNIO DO MERCADO DE BEBÊS

O número de nascimentos está diminuindo há 6 anos. Em 2020, há uma redução de 13.000 bebês em relação a 2019. A queda nos nascimentos tem claramente um impacto nos mercados de bebês e leva a uma redução no consumo. De acordo com um estudo da IDM Families, os pais gastam cerca de € 1.560 com a chegada do primeiro filho, portanto, nenhum filho, nenhuma despesa! Essa demografia agora está sendo sentida em produtos destinados a crianças menores de 3 anos:

  • As vendas de produtos não alimentares para bebês caíram 25% em 5 anos;
  • Alimentos e produtos de higiene em 12% entre 2015 e 2020;
  • As vendas de fraldas despencaram 17%.

A diminuição das taxas de natalidade se espalhará gradualmente para o mercado de crianças mais velhas. A dos brinquedos já apresenta entre 0,5 e 1 ponto de redução. Em alguns anos, os impactos nos setores de material escolar, moda infantil e “lanches” serão sentidos. No momento, os mercados de alimentos infantis ainda não foram impactados e ainda estão crescendo. Além disso, em 2020, os confinamentos beneficiaram muito o mercado infantil, pois tiveram que ser ocupados durante todo esse tempo livre!

PRINCIPAIS FIGURAS DO MERCADO DE BRINQUEDOS

Em 2019, o mercado francês de brinquedos movimentou 3,5 bilhões de euros. Em 2020, as vendas de jogos e brinquedos mostraram sua resiliência diante da crise. Embora as lojas tenham ficado fechadas por vários meses, as vendas de brinquedos caíram apenas 1,5%. Aqui estão algumas figuras-chave do mercado de brinquedos.

  • As vendas caíram 8% em volume, mas aumentaram 7% no preço médio. Os adultos compraram brinquedos maiores para manter as crianças ocupadas por mais tempo.
  • Entre os dois confinamentos, de maio a setembro, o mercado de brinquedos registrou um crescimento de 14%, o que reduziu a quebra.
  • A semana de 30 de novembro, após o desconfinamento e antes do feriado de Natal, foi excepcional com um aumento de 31% nas vendas. 10% das vendas de 2020 foram realizadas nessa semana, num valor total de 300 milhões de euros.
  • O último trimestre representa 55% das vendas de 2020. É uma queda de 2,2% em relação a 2019 devido ao fechamento de lojas.
  • A Internet surge, repetidamente, como o cobiçado vencedor deste ano. 32% das vendas foram realizadas por meio do e-commerce e click & collect contra 26% em 2019.
  • As vendas de jogos de tabuleiro e quebra-cabeças aumentaram 10%, brinquedos eletrônicos 6% e jogos de construção 5%.

DADOS DE MERCADO DE LIVROS JUVENIS

Outro setor infantil que conseguiu ir bem em 2020 é a edição infantil. Seu faturamento geral aumentou 1%. O livro gerou 737 milhões de euros de janeiro ao início de novembro de 2020. Mais de 83 milhões de exemplares dos livros foram comprados.
Álbuns ilustrados, romances para crianças de 8 a 12 anos e quadrinhos são os grandes vencedores. Eles correspondem a 50% dos livros vendidos.

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