4 maneiras de ter mais controle sobre suas finanças

Você conhece aquelas conversas em que você ouviu alguém dizer: “Se eu … tivesse dinheiro, seria feliz.”

Claro que todos nós gostaríamos de ter dinheiro suficiente que simplesmente surja do nada, mas não é assim que as coisas funcionam.

Mesmo que não gostemos de admitir, o dinheiro não pode e não garante a felicidade.

O que eu disse? Antes de adquirirmos o hábito básico de eliminar despesas ou criar um orçamento, precisamos ser honestos conosco mesmos sobre o que o dinheiro significa para nós.

E não importa se você mora sozinho, como um casal ou como uma família. Porque cada pessoa tem obrigações financeiras diferentes. E enquanto você não estiver no controle de suas finanças, nada mudará.

Use as dicas a seguir para ter sua mentalidade e dinheiro sob controle. Essa é a única maneira de você ter a certeza de moldar sua vida da maneira que quiser.

Muitas pessoas acham difícil manter o controle de suas próprias finanças e, no final do mês, muitas vezes não sabem em que gastaram seu dinheiro. 

Se você tem uma boa visão geral do seu dinheiro, é mais capaz de reservar algo e também pensar se algumas das despesas são realmente úteis e talvez não devam ser feitas mais tarde. Frequentemente, pequenas coisas são simplesmente compradas com eles, mas em uma inspeção mais detalhada, eles devoram muito mais com o tempo do que se supunha. 

Manter um livro de orçamento consome muito tempo, e é por isso que a maioria das pessoas eivtam ele ou, quando inicia um, rapidamente para de fazê-lo. Tudo que foi comprado diariamente deve então ser coletado à toa à noite e registrado no livro. Isso é muito bom para ter uma visão geral das despesas e poder analisar as despesas, mas o esforço é simplesmente muito grande, especialmente no que diz respeito a todas as outras tarefas diárias.

4 maneiras de ter mais controle sobre suas finanças

Entenda seus valores pessoais

O que mais significa para você – família, flexibilidade, tempo livre ou férias? Dedique algum tempo e reconheça seus valores . Encontrar inspiração nas redes sociais ou amigos pode ter um impacto positivo no nosso trabalho.

No entanto, tendemos a gastar nosso tempo estudando a vida de outras pessoas, em vez de fazer um trabalho tão necessário que é importante para partes de nossas próprias vidas.

Portanto, não olhe para o que os outros têm ou estão fazendo, mas procure seus valores. Nossos valores pessoais são uma vida saudável, flexibilidade e férias.

Encontre um momento de silêncio e faça uma lista dos pontos mais importantes.

Prioridades

Pegue suas cinco pontuações principais e classifique-as de 1 a 5, sendo 5 a menos significativa. Pense sobre quais valores sua atenção total terá no próximo mês ou no próximo trimestre.

Concentrando-se nessa área, você pode gradualmente trabalhar nela e evitar a sensação familiar de estar sobrecarregado. Não importa se você escolhe uma ou todas as cinco áreas.

O que importa é a capacidade de ser honesto consigo mesmo, com o que você realmente pode lidar.

Definir metas

Depois de recuperar uma visão geral de suas finanças e saber em que gasta dinheiro a cada mês, você terá a oportunidade de reagir de forma estratégica e cuidadosa. Agora você tem a chance de ver exatamente onde pode economizar quanto dinheiro. Se você deseja fazer uma compra importante, agora você pode calcular exatamente onde pode economizar o dinheiro e quanto tempo levará até que a quantia necessária esteja disponível. Você pode verificar todos os meses se as metas de economia definidas foram atingidas ou se você precisa fazer um orçamento ainda melhor.

Observe a necessidade

Principalmente se você tem família, com certeza saberá que quando você compra mantimentos, muito acaba no carro que ninguém come no final e apodrece na geladeira ou é jogado fora. Se você mudar sua perspectiva neste ponto, verá que basicamente dinheiro está sendo jogado fora, o que poderia ter sido economizado. Portanto, não compre tudo só porque está em oferta especial e certamente não a granel. Você também pode prestar atenção ao que geralmente acaba no lixo. 

Ajuste o valor da sua compra à medida que é realmente usado. Além disso, não compre muitos brinquedos se você sabe que eles não serão usados ​​depois de um curto período de tempo e venda tudo o que não é mais usado para brincar.

Com essas 5 dicas práticas, você pode controlar suas finanças

Nem todos podem administrar bem suas finanças.

Muitas pessoas acham difícil manter o controle de suas próprias finanças e, no final do mês, muitas vezes não sabem em que gastaram seu dinheiro. Se você tem uma boa visão geral do seu dinheiro, é mais capaz de reservar algo e também pensar se algumas das despesas são realmente úteis e talvez não devam ser feitas mais tarde. 

Frequentemente, pequenas coisas são simplesmente compradas com eles, mas em uma inspeção mais detalhada, eles devoram muito mais com o tempo do que se supunha. 

Manter um livro de orçamento consome muito tempo, e é por isso que a maioria das pessoas passa sem ele ou, quando inicia um, rapidamente para de fazê-lo. Tudo que foi comprado diariamente deve então ser coletado à toa à noite e registrado no livro. Isso é muito bom para ter uma visão geral das despesas e poder analisar as despesas, mas o esforço é simplesmente muito grande, especialmente no que diz respeito a todas as outras tarefas diárias.

Neste ponto, gostaríamos de lhe apresentar 5 dicas práticas e simples sobre como você pode controlar melhor suas finanças no futuro.

  • Encontre ferramentas simples para ajudá-lo a controlar suas finanças
  • Crie um plano financeiro e estabeleça metas para você
  • Procure a necessidade de gastar
  • Tente fazer a diferença com itens de luxo
  • Procure maneiras de travar dinheiro, como uma conta poupança

Mantenha uma visão geral

Há cada vez mais despesas relacionadas ao setor de lazer. Frequentemente, essas aquisições são feitas com base no pressentimento. Em retrospecto, muitas vezes é visto que a compra não foi necessária. Além disso, muitas pessoas saem para comer com mais frequência, o que, a longo prazo, resulta em enormes despesas. Tente estar no controle desses dois pontos. Existem ferramentas que podem ser facilmente instaladas no computador ou smartphone com as quais você pode recapitular despesas e assim ter uma visão geral do que você gasta mais dinheiro.

Defina suas metas

Depois de recuperar uma visão geral de suas finanças e saber em que gasta dinheiro a cada mês, você terá a oportunidade de reagir de forma estratégica e cuidadosa. Agora você tem a chance de ver exatamente onde pode economizar quanto dinheiro. Se você deseja fazer uma compra importante, agora você pode calcular exatamente onde pode economizar o dinheiro e quanto tempo levará até que a quantia necessária esteja disponível. Você pode verificar todos os meses se as metas de economia definidas foram atingidas ou se você precisa fazer um orçamento ainda melhor.

Observe a necessidade

Principalmente se você tem família, com certeza saberá que quando você compra mantimentos, muito acaba no carro que ninguém come no final e apodrece na geladeira ou é jogado fora. Se você mudar sua perspectiva neste ponto, verá que basicamente dinheiro está sendo jogado fora, o que poderia ter sido economizado. Portanto, não compre tudo só porque está em oferta especial e certamente não a granel. 

Você também pode prestar atenção ao que geralmente acaba no lixo. Ajuste o valor da sua compra à medida que é realmente usado. Além disso, não compre muitos brinquedos se você sabe que eles não serão usados ​​depois de um curto período de tempo e venda tudo o que não é mais usado para brincar.

Artigos de luxo

Muito do que compramos só adquirimos porque podemos ter visto na publicidade ou porque há um breve reflexo do desejo de comprar. A consciência de reconhecer quando você sucumbe a esse desejo indefinido de comprar pode ser treinada se você prestar atenção a ela por um tempo. Muitos produtos são itens de luxo que não são realmente necessários. Daí o nome luxo.

Elabore seu plano

Depois de fazer sua lista e estabelecer o (s) foco (s), considere quais estratégias você pode usar para atingir seus objetivos.

O valor mais importante da nossa lista é uma vida saudável. Para nós, isso inclui uma dieta e um estilo de vida saudáveis.

E isso não acontece por si só, mas alinhamos nossa vida cotidiana de acordo, por exemplo, comprar alimentos saudáveis ​​e cozinhá-los você mesmo. E, por isso mesmo, a maior despesa em nosso plano de orçamento são mantimentos.

Se um de seus valores estiver centrado em viagens, elabore um plano que permitirá que você faça isso sem colocar encargos desnecessários em sua conta de poupança ou incorrer em dívidas indesejadas.

Talvez você possa aceitar um emprego de meio período, economizar 50 reais adicionais do seu salário, automatizar parte dele para outra conta de poupança ou reduzir uma despesa recorrente.

Existem todas as maneiras tangíveis de ajudá-lo a atingir seus objetivos. Seja claro para você mesmo; isso vai levar tempo!

À medida que avança com seu plano, você pode ver e compreender quais são os métodos mais eficazes.

Avalie e faça os ajustes necessários

À medida que a vida evolui, também evoluem nossos desejos e necessidades. Essas etapas simples podem ser executadas quantas vezes você achar necessário.

Configure um lembrete em seu telefone para lembrá-lo uma vez por mês e ver o que está funcionando bem ou o que pode ser feito para fazer melhorias.

Lembre-se de permanecer no curso! Quando você consegue alinhar seu dinheiro com seus valores, você realmente tem a sensação (e a evidência) de que está no controle de suas finanças e não de que elas estão controlando você.

Há cada vez mais despesas relacionadas ao setor de lazer. Frequentemente, essas aquisições são feitas com base no pressentimento. Em retrospecto, muitas vezes é visto que a compra não foi necessária. Além disso, muitas pessoas saem para comer com mais frequência, o que, a longo prazo, resulta em enormes despesas. Tente estar no controle desses dois pontos. Existem ferramentas que podem ser facilmente instaladas no computador ou smartphone com as quais você pode recapitular despesas e assim ter uma visão geral do que você gasta mais dinheiro.

Uma observação final

É fácil dizer se sim ou se faria. Mas é ainda mais fácil simplesmente começar, assumir o controle de suas finanças e fazer sua vida do jeito que você deseja.

Comece com os passos importantes e não demorará muito para que você alcance seu primeiro objetivo.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *