Como você pode economizar dinheiro todos os meses

Se você sempre estourou o limite do seu cheque especial e vive mês a mês, seu maior desafio pode ser economizar dinheiro todos os meses. Mesmo que você aceite tanto no início de cada mês, simplesmente não parece estar funcionando.

Frustrado, você pode pensar que algo está errado com você e que está ganhando muito pouco para economizar algum dinheiro. 

Mas você sabe o que? Todos, incluindo VOCÊ, têm potencial para economizar dinheiro, independentemente de quanto dinheiro você ganhe por mês. Porque não importa qual seja o total, o importante é que você comece e faça disso um hábito regular. Mas, mais do que isso, é importante aprender a se sentir bem consigo mesmo.

Eu sei que é possível. Contanto que você acredite em possibilidades, não em obstáculos, você acreditará.

Por que você deve economizar dinheiro todos os meses?

Para que você possa decidir financeiramente de forma livre e independente sobre sua vida e vivê-la exatamente como você a imagina. Você só pode fazer isso se tiver reservas e investir de forma inteligente em sua aposentadoria. Você não será capaz de fazer isso com dívidas e um saldo de conta constantemente descoberto.

Embora possa parecer enfadonho e enfadonho, é mais importante do que nunca economizar dinheiro todos os meses. 

Quando você tem um pecúlio mínimo para usar em situações imprevisíveis, não será forçado a se endividar. Uma conta poupança bem abastecida também pode ajudá-lo se você entrar em dificuldades financeiras, por exemplo, porque perdeu o emprego ou ficou doente.

Todos esses são cenários que podem não acontecer. Tudo do melhor. Mas quando acontecem, você quer estar preparado. E você pode fazer isso melhor se tomar precauções quando os tempos forem bons.

Ao não apenas contar com a pensão legal e investir mais do que o mínimo em sua pensão para a velhice, você está se protegendo de cair na pobreza na velhice. Depois, você pode organizar sua aposentadoria da maneira que quiser. Mesmo que ainda esteja muito longe agora, é melhor começar cedo e criar uma almofada muito boa com o tempo.

Por que é tão difícil economizar dinheiro todos os meses?

O consumo é tão fácil para nós hoje que nem pensamos mais nisso. Tudo parece barato e acessível a todos. Compramos algo rapidamente com um clique.

Mas só isso não é o motivo. Por engano, confundimos ser feliz com o prazer externo de fazer compras. Sim, realmente nos sentimos muito bem no momento em que nos tratamos com algo bonito. Quando você experimenta alegria dessa maneira, seu cérebro recebe um pico extremo de dopamina. Mas esse prazer dura pouco. 

A maioria das coisas em nossa vida que fazemos por um único motivo, que é sentir de uma certa maneira. Na maioria das vezes, queremos nos sentir bem.

Em vez de aprender a experimentar e processar emoções negativas também, nos refugiamos no falso prazer.

A parte primitiva do nosso cérebro conhece apenas 3 tarefas: divertir-se, evitar a dor e ser o mais eficaz possível. Quando fazemos compras, cedemos a esta mesma parte do cérebro. Sentimo-nos melhor a curto prazo. Mas esse prazer externo não é o que nos deixa felizes e contentes no longo prazo. E, a longo prazo, também prejudica nossa saúde financeira.

Portanto, gastar dinheiro para se sentir melhor e não controlar suas finanças é uma mistura tóxica que pode impedi-lo de economizar dinheiro mensalmente. 

Mas a boa notícia é que você pode mudar isso. É por isso que vou mostrar maneiras de como você pode criar novas condições para realmente economizar dinheiro todos os meses.

Você pode economizar dinheiro todos os meses

Antes de começar, quero que saiba algo muito importante: se você está começando a economizar dinheiro, comece contratando um iniciante. 

Isso significa que você começa com o menor passo possível para você. Não se compare a outras pessoas que podem estar muito mais adiantadas. Você não precisa dar um grande passo para mudar suas finanças. É muito mais importante avançar continuamente. E isso é mais fácil se você começar com pequenos passos sem se parar.

Diga adeus ao seu passado financeiro.

Uma das lições mais importantes que aprendi em minha vida e que nunca esquecerei é que não podemos mudar o passado, mas podemos moldar nosso futuro.

Agora é exatamente o momento certo para dizer adeus ao seu passado financeiro e pensar sobre como você deseja moldar seu futuro financeiro. 

Sua situação financeira atual é apenas o resultado da maneira como você lida com o dinheiro. Nem mais nem menos. Portanto, não há necessidade de tentar reverter ou corrigir esses erros. Da mesma forma, você não deve se julgar por isso. Você pode simplesmente aceitar. Você ainda é 100% valioso.

Em vez disso, agora você pode determinar e determinar como seu futuro deve ser. E não do seu presente, mas do seu futuro, independentemente da sua situação financeira atual.

Pense em como deve ser o seu futuro.

  • O que você quer?
  • Que sonho, desejo e objetivo você tem?
  • E por que você quer tanto?

Seja o mais específico e detalhado possível. Esteja ciente dos sentimentos que você está sentindo.

Seu objetivo é o que facilitará os próximos passos para você, porque é a razão do que você quer fazer, que é economizar dinheiro todo mês.

Obtenha seus números.

Seu objetivo definido é seu ponto-alvo. Agora você tem que ser prático. Obtenha seu ponto de partida, o número que define sua situação financeira. É o seu patrimônio líquido.

Você calcula isso subtraindo todas as suas dívidas e passivos de seus ativos e saldos. Esse número que você obtém é o número que indica onde você realmente está financeiramente. Recalculado todos os meses, você pode usá-lo para medir seu progresso financeiro.

Os outros números de que você precisará são sua renda, bem como suas despesas e despesas mensais, como despesas de manutenção e quaisquer outras despesas necessárias.

Use esses números para criar um plano de orçamento não apenas para planejar suas despesas de acordo com sua capacidade financeira, mas também para rastreá-las e ajustá-las, se necessário.

Para mim, um plano de orçamento é a melhor ferramenta se você deseja não apenas acompanhar o seu fluxo de caixa, mas também controlá-lo para economizar dinheiro todos os meses.

Além disso, anote suas despesas diariamente. Apenas 10 minutos por dia são suficientes. É assim que você se mantém atualizado com seu orçamento.

Pague-se primeiro para economizar dinheiro todos os meses.

Agora é a hora de algo novo. Embora você possa ter tentado economizar com o dinheiro que sobrou no final do mês, agora você está economizando no início do mês, antes de mais nada. 

Guarde a quantia que você pode e deseja economizar imediatamente após o recebimento do seu salário. A melhor coisa a fazer é salvá-los automaticamente em uma conta poupança separada. Portanto, você não os usa para despesas correntes. Você também aprenderá a criar um orçamento depois de deduzir esse valor da economia e como sobreviver com esse orçamento.

Se você já descobriu quanto dinheiro pode economizar ao fazer seu orçamento, comece com esta quantia.

Se você não tem certeza de quanto pode economizar, comece com 30 euros por mês. 30 euros são apenas um euro por dia. Acho que você pode economizar facilmente um euro por dia.

Ao retirar o dinheiro do seu limite de crédito logo no início do mês, você garante que realmente economizará. No início, não se trata do montante da soma, mas sim de economizar dinheiro continuamente todos os meses.

Observe seus custos fixos e procure maneiras de economizar.

Embora você possa determinar por si mesmo quanto deseja gastar com custos variáveis, como alimentação, casa, etc., você não tem margem de manobra com custos fixos. 

Para poder realmente economizar dinheiro todos os meses, você deve dar uma olhada neles e procurar por novas e melhores ofertas. Reserve com calma os seus contratos de electricidade, gás, telefone / internet e utilize portais que procuram ofertas diferentes de acordo com os seus dados.

Verifique também o seu seguro. Procure tarifas mais baratas e cancele seguros desnecessários. 

Comece a mudar seus hábitos.

Se você seguiu as etapas acima, já cobriu muito para economizar dinheiro mensalmente.

Mas, embora isso fosse mais do lado técnico, agora quero dar etapas que o ajudarão a mudar seus hábitos. Em vez de fazer mais do seu passado, agora você desenvolverá novos hábitos. Esses hábitos tornarão muito mais provável o seu sucesso em economizar mais dinheiro a cada mês.

01 Crie uma programação semanal.

Criar uma programação semanal é um hábito simples, mas muito eficaz. Eu uso todos os domingos para isso, por exemplo. Planejo minha semana com todas as coisas que preciso e quero fazer, como o trabalho. Mas também planejo meu tempo livre.

E isso pode parecer um pouco estranho agora.

Mas a questão é: se você simplesmente encher sua agenda de tarefas que tem que fazer, pode perder rapidamente a motivação. Mas você também precisa de tempo para se regenerar, tempo para você e tempo que deseja passar com seu marido e família, mas também com amigos. 

E é por isso que planejo esses horários em minha agenda:

  • fazer nada
  • cozinhar e comer
  • fazer compras
  • É hora de ler e refletir
  • Tempo com meu marido.

Saber que tenho esse tempo disponível e quando, me permite fazer meu trabalho muito mais motivado, relaxado e focado. Não preciso ficar pensando em quando terei tempo.

Dar a você um plano também significa dar ao seu cérebro algo em que se concentrar. Isso o mantém motivado e focado, sem sobrecarregar sua autodisciplina.

Tente. Você verá como sua vida será muito mais relaxada.

02 Crie um plano de refeições e cozinhe com antecedência.

Comer fora ou pedir muito pode sobrecarregar seu orçamento mensal. Em vez disso, criar um plano de refeições e cozinhar você mesmo pode ajudá-lo a economizar muito dinheiro todos os meses. Mas não só isso, você também terá uma alimentação mais saudável ao mesmo tempo.

Assim como o plano semanal, um plano de alimentação o livra da decisão no momento. As decisões que tomamos espontaneamente em um momento são feitas principalmente com a parte primitiva do nosso cérebro e isso não é planejado para o longo prazo.

No entanto, se você decidir com antecedência o que vai cozinhar e comer durante a semana, pode planejar exatamente o que vai precisar e fazer as compras de acordo. Você vai às compras uma vez com um plano específico em vez de passar fome todos os dias, mas sem um plano.

Você para de comprar coisas de que não precisa. Em vez disso, você pode usar as ofertas dos supermercados de forma direcionada, adaptada ao seu plano de alimentação.

Se você não tem tempo para cozinhar algo todos os dias, pode usar o domingo para preparar seus pratos. 

A propósito, este também é um bom hábito contra o tédio. Se você não sabe o que fazer, aprenda a cozinhar. Cozinhar em vez de fazer compras. E aqui também, comece com pequenos passos, se você não tiver experiência.

03 Arrume regularmente.

Manter todas as áreas da sua casa bem organizadas e arrumadas pode ajudá-lo facilmente a manter o controle do que você já tem. E isso se aplica a todas as áreas: suas roupas, cosméticos e itens de beleza, seus suprimentos na cozinha, na verdade, todas as coisas.

Você pode aprender facilmente a não comprar nada que já tenha o suficiente.

Em vez disso, use o aplicativo Notas em seu smartphone para criar uma lista que você pode escrever assim que algo estiver faltando. Você pode usá-los ao criar sua lista de compras.

Desta forma, você planeja conscientemente suas compras com antecedência e pode economizar muito dinheiro todos os meses sem ter que fazer nenhum esforço.

04 Decida com pelo menos 24 horas de antecedência.

Se você deseja obter algo novo, como uma compra importante, decida essa despesa com pelo menos 24 horas de antecedência. Desta forma, você se certifica de que toma essa decisão de acordo com seus objetivos e possibilidades financeiras e não com seus sentimentos. Porque seus sentimentos não ajudam quando se trata de economizar dinheiro todos os meses.

Pense se você realmente o quer, se precisa dele ou se prefere ter o dinheiro daqui a um mês. O que seu futuro eu aconselharia? 

Isso pode parecer engraçado. Mas se você está pensando em comprar o smartphone mais recente por várias centenas de euros, embora o seu ainda esteja funcionando, estas perguntas podem tornar sua decisão mais fácil.

O que importa é o que é bom para o seu bem-estar financeiro a longo prazo. 

05 Aprenda a se sentir bem consigo mesmo.

Aprender a se sentir bem consigo mesmo quando não está fazendo compras é o melhor que você pode fazer. Isso não apenas ajudará você a economizar dinheiro todos os meses, mas também a superar todos os obstáculos em sua vida. 

Para aprender isso, algo é muito importante: a vida é metade emoções positivas e metade negativas. E tudo bem.

Não temos que ser felizes o tempo todo, e nem nós. Portanto, não há razão para escapar desses sentimentos por meio do falso prazer.

São apenas sentimentos que surgem de seus pensamentos. Esteja pronto para sentir, percebendo conscientemente seus sentimentos e sentindo-os. Reconheça quais pensamentos estão causando esse sentimento e descreva o sentimento. Mas também reconheça como esse sentimento influencia suas ações e, portanto, também seus resultados.

Exemplo: observe-se gastando dinheiro. Quando você gasta mais, por que e como você se sente a respeito? O que você acha? Dessa forma, você pode aprender rapidamente a reconhecer seus gatilhos e criar estratégias para mudar isso.

Aprender a se sentir bem novamente em pequenos passos é o que tornará sua vida melhor no longo prazo.

Aqui está outro truque: coloque um cartão do tamanho de um cartão de banco em sua carteira para que você possa vê-lo imediatamente quando quiser pagar. Anote sua memória pessoal, por exemplo, seu objetivo de sonho sobre ela. Isso pode evitar que você realmente pague e compre algo desnecessário novamente na próxima vez que fizer compras.

Uma observação final

Não é tão difícil economizar dinheiro todos os meses. Fica ainda mais fácil se você se concentrar não apenas no lado técnico da economia, como criar um orçamento, mas também na sua maneira de pensar.

Aprender que você pode se sentir bem sem gastar um centavo é a lição mais valiosa nesse processo. Se você estiver pronto para experimentar e processar tanto sentimentos positivos quanto negativos, não apenas balançará suas finanças, mas também toda a sua vida.

Você vale a pena e é a SUA vida.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *